Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes

Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 2 de 17Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 3 de 17Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 4 de 17Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 5 de 17Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Mais Imagens+ 12

  • Diretor De Projeto: PETITDIDIERPRIOUX arquiteto, SNC LAVALIN, engenharia sustentável e gerenciamento de obra
  • Construtora Principal: Bouygues Bâtiment
  • Cidade: Vaulx-en-Velin
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 7 de 17
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova habitação de interesse social, que compreende 92 apartamentos, pretende substituir o albergue "Mas du Taureau" que está programado para ser demolido. A edificação encontra-se em uma área de desenvolvimento urbano em que ainda não começaram as obras. Previsto para abrigar ex-trabalhadores imigrantes, famílias monoparentais e pessoas sozinhas, a residência deve acompanhar uma nova página nas suas vidas e desenvolver a identidade do futuro bairro. Para favorecer a apropriação do entorno por seus habitantes e sua aceitação por parte dos vizinhos, a arquitetura se afasta dos códigos que geralmente definem a imagem dos albergues, além disso, um cuidado especial se tem dentro do edifício para organizar as rotas dos residentes. Apresentado em um ângulo reto, o edifício oferece um vasto jardim interior. 

Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 5 de 17
© Sergio Grazia

O conjunto de três edifícios pequenos com uma agradável escala de bairro permitiu ao proprietário relocar antigos vizinhos baseando-se na afinidade. Propõe-se um foco específico para cada lado do edifício: a fachada envidraçada do norte oferece a transparência entre a rua e o jardim, enfatizando os movimentos nos decks de acesso. Os elementos verticais formam brises que otimizam a entrada de luz natural e conferem vida a fachada. A continuidade rítmica e o efeito dos brises que sobressaem levemente, asseguram a conexão entre as duas fachadas para a rua.

Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 3 de 17
© Sergio Grazia
Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 13 de 17
Planta Baixa
Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 10 de 17
© Sergio Grazia

Voltadas para a rua, cada unidade de moradia possui duas janelas verticais, ou bem agrupadas ou separadas, que contribuem para "interromper" a forma em que o edifício é lido ao favorecer a percepção de um bloco de alumínio. No lado do jardim, as janelas são dispostas em pares dentro de uma moldura de metal comum, enfatizando as grandes linhas horizontais e reduzindo o número de aberturas percebidas. Propõe-se dois tipos de unidades de habitação: o desenho em paralelo a rua, que reduz o número de moradias sujeitas ao incômodo; e em profundidade, no lado do jardim, o que favorece uma interação agradável como coração do terreno. As distribuições exteriores que unem as duas partes do edifício ao norte, assim como a grande escada exterior, atuam como pequenos "quadrados" verticais situados entre a cidade e o jardim, proporcionando aos residentes espaços para conversar entre si, descansar ou simplesmente ver o mundo passar.

Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 11 de 17
© Sergio Grazia
Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 16 de 17
Corte
Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes - Imagem 6 de 17
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vaulx-en-Velin, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação de Interesse Social / PetitDidier Prioux Architectes" [Social Housing Residence / PETITDIDIERPRIOUX Architects] 06 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783148/habitacao-de-interesse-social-petitdidier-prioux-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.