CASA22 / Hola Arquitetura

CASA22 / Hola Arquitetura - Janela, FachadaCASA22 / Hola Arquitetura - Fachada, Cadeira, Pátio, Terraço, AidoCASA22 / Hola Arquitetura - Mesa, Bancada, Cozinha, Cadeira, Iluminação, Pia, JanelaCASA22 / Hola Arquitetura - Mesa, Bancada, CadeiraCASA22 / Hola Arquitetura - Mais Imagens+ 15

Xangri-Lá, Brasil
  • Autor: Cristiano Hoffmann
  • Co Autor: Mauricio Miranda
  • Interiores: Hola Arquitetura
  • Projeto Estrutural: Evandro Dadda
  • Iluminação: Vértice
  • Marcenaria E Mobiliário: MeM Móveis
  • Cidade: Xangri-Lá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
CASA22 / Hola Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ampliando as referências arquitetônicas da pequena cidade litorânea de Xangri-lá, RS, a CASA22 traz o frescor iluminado da união entre geometria e transparência. Modernismo que desafia a perspectiva, com blocos que distribuem os 300m2 de construção em um design desafiador que apoia toda a volumetria da obra em apenas dois cubos.

CASA22 / Hola Arquitetura - Mesa, Bancada, Cozinha, Cadeira, Iluminação, Pia, Janela
© Marcelo Donadussi

O primeiro piso, um grande cubo branco, completamente translúcido, garante espaço interativo e versatilidade às áreas sociais e dá suporte gracioso ao maciço bloco do pavimento superior que lembra puro concreto e dá privacidade aos dormitórios, surpreendendo com um imenso brise em madeira retrátil em toda a lateral leste, que filtra a entrada direta dos raios do sol sem perder a claridade. Nos fundos, um paredão de pedra sustenta o volume superior e da solidez a obra. 

CASA22 / Hola Arquitetura - Imagem 18 de 20
Corte Longitudinal

Para garantir a estrutura, o arquiteto escolheu trabalhar com vigas invertidas, trabalhando a perspectiva do observador e criando leveza no perfeito encaixe dos volumes principais, preservando suas diferentes funções. 

CASA22 / Hola Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Além da extensa área de jardim, a CASA22 conta com duas áreas de estar e jantar independentes com opção de integração completa no primeiro piso e quatro espaçosas suítes no piso superior. Detalhes da obra estão no rasgo longitudinal na extensão do andar superior a oeste e na janela retangular frontal no volume superior, dando leveza ao design e contribuindo para a iluminação natural e elegante do espaço.  

CASA22 / Hola Arquitetura - Imagem 16 de 20
Planta Baixa - Térreo

Destaques da arquitetura de interiores são a mesa de jantar de louro amazonense e a ilha gourmet, que dão charme simples à construção litorânea.    

CASA22 / Hola Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

 A Demanda

A CASA22 pertence a uma família grande e madura. A demanda exigia um espaço versátil para abrigar solteiros em férias com amigos, casais em fase de gestação, crianças superativas e idosos com hobbies como jardinagem, decoração e gastronomia.

CASA22 / Hola Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

“Assumi o desafio de criar múltiplos espaços com a mínima volumetria possível”!

“A brisa do mar invade todo o andar inferior e mantém a casa fresca e a memória de que se está na praia.”

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "CASA22 / Hola Arquitetura" 17 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783140/casa22-hola-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.