Casa Marquise / FGMF

Casa Marquise / FGMF - Imagem 2 de 38Casa Marquise / FGMF - Imagem 3 de 38Casa Marquise / FGMF - Imagem 4 de 38Casa Marquise / FGMF - Imagem 5 de 38Casa Marquise / FGMF - Mais Imagens+ 33

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: FGMF
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  473
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafaela Netto
  • Equipe: FGMF Arquitetos – Forte, Gimenes e Marcondes Ferraz Arquitetos
  • Autores: Fernando Forte, Lourenço Gimenes, Rodrigo Marcondes Ferraz
  • Coordenadores: Ana Paula Barbosa, Gabriel Mota, Luciana Bacin, Marilia Caetano e Sonia Gouveia
  • Colaboradores: Carmem Procópio, Caroline Endo, Mariana Schmidt, Talita Gomes e Thyene Schmidt
  • Estagiários: Fernanda Silva, Gabriela Santoro, Henrique Abduch, Luiz Henrique Falavigna, Patrícia Gonsalves e Rodrigo de Moura
  • área Do Terreno: 812 m²
  • área Construída: 473 m²
  • Início Do Projeto: 2013
  • Conclusão Da Obra: 2015
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Marquise / FGMF - Imagem 3 de 38
© Rafaela Netto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa dessa residência era relativamente extenso, embora comum. O terreno é razoavelmente amplo, com cerca de 700m2, mas possui legislação específica do bairro, que exigia grandes recuos, o que diminui bastante a área edificante.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 9 de 38
© Rafaela Netto
Casa Marquise / FGMF - Imagem 29 de 38
Planta - Térreo
Casa Marquise / FGMF - Imagem 12 de 38
© Rafaela Netto

A necessidade fundamental dos clientes era, no entanto, de ordem da organização do programa, e não de dimensões. Após diversas entrevistas, percebemos que a maior questão para os anos vindouros de utilização da casa era a criação de espaços que promovessem a união dos familiares; a casa como realização física de reunião dos filhos e netos, local oficial de eventos de uma família que está aumentando e naturalmente se dividindo com o passar do tempo, em novas famílias menores. Ao nos darmos conta dessa questão fundamental, entendemos que nossa responsabilidade estava na execução de um espaço coerente com nossa arquitetura, mas que significasse aos usuários um local de referência muito intima, uma base para onde todos os membros voltassem sempre que possível, uma espécie de materialização do núcleo familiar.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 14 de 38
© Rafaela Netto

Com isso em mente pensamos em qualidades que pareciam fundamentais para que tivéssemos êxito em nossa empreitada: Integração entre os espaços, privacidade em relação à rua e vizinhos, espaços flexíveis e envidraçados para necessidades diversas em eventos, lazer como centro do espaço, e jardim com protagonista.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 32 de 38
Corte

Ao transportarmos isso para o terreno em questão, nos deparamos com um problema ainda maior – o terreno, com inclinação em cerca de 30%, nos levava a separar o programa social e lazer em níveis diferentes, o que iria na contramão da integração desejada.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 27 de 38
© Rafaela Netto

Para solucionar a questão da inclinação versus integração invertemos a lógica do tradicional sobrado paulista ao implantarmos o bloco intimo no ponto mais baixo do terreno e o utilizarmos como uma contenção para a criação de um platô onde as demais atividades se organizam.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 21 de 38
© Rafaela Netto

O volume intimo foi trabalhado como um monólito cimentício com recortes precisos, reforçando seu caráter robusto e contido, e suas aberturas se abrem para o grande recuo obrigatório de fundo, que se tornou uma espécie de jardim intimo, permitindo mais privacidade e sossego quando desejado. Este volume é uma contraposição ao que imaginamos de leveza para o pavimento térreo, que foi projetado em estrutura metálica, com uma grande marquise cobrindo espaços envidraçados, varandas e serviços. A marquise ocupa os limites do terreno e configura um vazio central, para onde os espaços construídos convergem, como um pátio central mexicano em uma abordagem contemporânea. Neste nível da construção os espaços são extremamente interligados visualmente, estimulando a convivência. As vedações existentes aqui são mínimas e, basicamente vidro e revestimento amadeirado dos serviços e facilidades do lazer.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 20 de 38
© Rafaela Netto

O acesso principal da residência, no nível da rua, com garagem descoberta, está localizado acima da cota de implantação. Essa solução causa certa estranheza no passeio público, uma vez que só é possível ver a cobertura da casa. Essa solução, no entanto, veio de encontro ao desejo dos clientes de ter uma casa bastante integrada ao jardim, mas com a intimidade protegida do espaço público.

Casa Marquise / FGMF - Imagem 25 de 38
© Rafaela Netto

O projeto de interiores deveria promover as preocupações que a arquitetura teve desde o primeiro momento. Móveis leves e contemporâneos, uma lareira que não toca ao chão, piso cimentício no mesmo material do monólito do bloco intimo, painel de ladrilhos hidráulicos realizados especialmente para essa obra, trabalham em conjunto com a arquitetura para reforçar o pátio e o jardim que são uma espécie de moldura para que a vida da família se desenrole ao longo dos anos em um espaço generoso e cheio de possibilidades.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Marquise / FGMF" [Marquise House / FGMF] 03 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783069/casa-marquise-fgmf> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.