Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 2 de 37Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 3 de 37Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 4 de 37Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 5 de 37Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Mais Imagens+ 32

  • Autores: Massimo Acito, Marco Burrascano, Luca Catalano, Annalisa Metta, Luca Reale, Caterina Aurora Rogai
  • Colaboradores: Francesco D’Ippolito, Ori Warshai, Marta Spadaro
  • Supervisão Da Obra: Valentina Silipo, Massimo Acito
  • Coordenação: Astudio S.r.l.
  • Estrutura: Giovanni Ventura
  • Instalações: Gennaro Loperfido, Mariapia Colella, Paolo Acquasanta
  • Interiores: Collezioni Design S.r.l.
  • Gerente: Essentis Properties Group
  • Construtora: LP Matera Srl
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 10 de 37
© Piermario Ruggeri

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa encontra-se situada no declive noroeste de uma montanha que separa os rios Bradano e Basento, posicionando-se gentilmente em direção ao lago de San Giuliano, cobrindo uma área total de 630 m² num lote de sete hectares.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 14 de 37
© Piermario Ruggeri

A qualidade do contexto sugeriu a preservação do perfil orográfico com volumes que mantenham o contorno natural do declive, criando uma arquitetura atemporal para esta paisagem rural.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 12 de 37
© Pierluigi Barile

A implantação consiste numa sequência de terraços e pátios que apresentam uma continuidade espacial entre espaços internos e externos. Na área dos terraços estão localizados os alojamentos para hóspedes.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 2 de 37
© Piermario Ruggeri

A geometria estrita da planta dá lugar a espaços acolhedores e domésticos, enquanto os volumes de serviço (banheiros, depósitos, cozinha e lavanderia) definem os ambientes da residência que são colocados sucessivamente ao longo de uma circulação linear. Todos os ambientes desfrutam de uma vista panorâmica sobre o lago.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 26 de 37
Planta Baixa - Principal

Os espaços de distribuição são articulados na área posterior, estabelecendo uma relação com os pátios. Amplos vão marcam a paisagem se alternando com paredes cegas.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 5 de 37
© Piermario Ruggeri

A cobertura de concreto, exibindo um grande beiral, descansa em "caixas portantes" que servem como um elemento ordenador das perspectivas variáveis e articuladas. A vegetação que a cobre é combinada com a paisagem circundante e reduz o impacto visual para se camuflar completamente a partir da vista superior.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 16 de 37
© Piermario Ruggeri

A exposição correta do ambiente, o controle na ventilação e iluminação diurna, a coleta e reutilização de água pluvial, painéis solares e tetos verdes permitem o isolamento e a mitigação de microclimas internos, assegurando os aspectos de sustentabilidade no projeto.

Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio - Imagem 13 de 37
© Piermario Ruggeri

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Basilicata / OSA architettura e paesaggio" [House in Basilicata / OSA architettura e paesaggio] 01 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782963/casa-em-basilicata-osa-architettura-e-paesaggio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.