Casa sem Fronteiras / Architectural Studio Chado

Casa sem Fronteiras / Architectural Studio Chado - Mais Imagens+ 7

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção de residência moderna, está cada vez mais distante da ideia de uma casa como objeto "entre quatro paredes" ou "casa-caixa". Agora o entorno pode entrar; as residências parecem expandir seus limites capturando os exteriores dentro de suas fronteiras. 

© Inna Kablukov

Um dos métodos mais comuns para conseguir este efeito são as janelas panorâmicas, fazendo dos limites da propriedade, fronteiras implícitas. Neste projeto, a residência se relaciona com o exterior não só pela fachada envidraçada, mas também a partir dos elementos estruturais da cobertura que acentuam a envergadura do edifício criando um jogo tridimensional complexo. 

Planta

Estes elementos merecem especial atenção, seu papel no edifício vai mais além de um uso estrutural, também são ornamentais, estabelecendo a base da composição artística e arquitetônica do projeto. A ideia por trás do desenho da cobertura (uma espécie de esqueleto para a cobertura) era mostrar que a beleza de uma estrutura não se limita à ornamentação. Podemos chamar este gesto de um desejo por "honestidade" no desenho. 

© Inna Kablukov

Os elementos que transmitem a carga da cobertura às paredes são as vigas de madeira laminada pintadas de branco. A cobertura é coberta por telhas cerâmicas e placas de madeira de diversos tons. Uma das principais demandas para a casa era que contasse com uma chaminé central como protagonista. Os arquitetos conseguiram encontrar a solução para esta solicitação e projetaram a residência através do eixo gerado por esse elemento.

Em cada lado da lareira incluímos grandes janelas dobráveis que permitem que, ao abrir-las, haja uma dissolução dos limites entre interior e exterior em casos de dias de tempo quente.

© Inna Kablukov

Outro elemento que busca unificar o interior e o exterior é o acabamento; tijolos texturizados manualmente prestam-se tanto à fachada, quanto nas decorações internas. As paredes da residência foram feitas com blocos cerâmicos.

© Inna Kablukov

Quanto ao mobiliário, esse combina a qualidade dos materiais massivos e nobres, ao mesmo tempo que conserva um certo jogo entre forma, texturas e cores. O banheiro, no entanto, é mais contido; de granito sólido, nada além disso, sem distrações. A cerca transforma-se em um elemento muito colorido ao ser gerada a partir de várias pedras contidas entre duas malhas de aço.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa sem Fronteiras / Architectural Studio Chado" [House without Borders / Architectural Studio Chado] 07 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782945/casa-sem-fronteiras-architectural-studio-chado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.