Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich

© Adrià Goula

Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella  / Carles Enrich - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Carles Enrich; Carles Enrich
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Colaboradores: Adriana Campmany, Àngel Rosales, Ada Sánchez
  • Estrutura: MA+SAad
  • Orçamento: Jaume Morro
  • Promotor Do Projeto: Servei de Patrimoni Arquitectònic Local. Diputació de Barcelona.
  • Construtora: Solà Cardona
  • Cidade: Gironella
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gironella é um município que cresceu nas últimas décadas dividido pelo Rio Llobregat. O centro histórico local encontra-se no topo de uma colina de vinte metros da margem direita do rio, onde localiza-se o castelo medieval cuja muralha foi declarada Bem Cultural de Interesse Nacional.

© Adrià Goula

A parte moderna de Gironella situa-se ao outro lado do rio, junto à rodovia nacional que une Barcelona a Berga, favorecido por uma topografia mais plana, o que permitiu um maior crescimento e expansão.

© Adrià Goula

Descontinuidade Urbana

O desnível de vinte metros gerou uma fratura social. Com o passar dos anos, o centro histórico sofreu um processo de despovoamento devido às dificuldades de acesso. As estreitas ruas escalonadas que levam à praça local supõem um esforço para os mais idosos e os mais jovens.

Corte 1

A proposta consiste na inserção de um novo acesso ao casco antigo da cidade para potencializar a conectividade urbana entre suas partes, dinamizando o uso do centro histórico e evitando a exclusão social. 

© Adrià Goula

Recuperação do Caminho de Cal Metre

A fachada fluvial de Gironella é formada por uma série de vestígios medievais que conformam um patrimônio arquitetônico e histórico para a cidade, da mesma forma que as colônias industriais do início do século XX que margeiam o rio.

© Adrià Goula

Nossa proposta pretende integrar-se de forma respeitosa a uma nova camada na memória histórica do local. Propomos a localização para um elevador em um ponto estratégico do caminho de Cal Metre por onde, antigamente, acessava-se as colônias têxteis. 

© Adrià Goula

O elevador deverá ser uma ajuda para melhorar a acessibilidade ao centro histórico, mas também um ativador na recuperação do uso que essa antiga paisagem fluvial outrora teve, oferecendo continuidade urbana com o espaço público da praça da vila.

© Adrià Goula

Materialidade

Nossa intenção é dialogar com todas essas preexistências, potencializando a relação com as indústrias têxteis e reconhecendo o estrato vegetal como espaço público.

© Adrià Goula

Para tanto, resolvemos a caixa do elevador com três materiais: aço, cerâmica e vidro.

Detalhe 6

Estrutura

A estrutura de aço foi realizada inteiramente em uma oficina local e traduziu-se para a obra em 4 tramas que são colocadas em 4 dias diferentes. Trata-se de uma estrutura formada por pilares tubulares de 80.8 e anéis tubulares de 80.8 a cada um metro e meia. Além disso utilizou-se perfis L 100 soldados aos anéis, o que permite a fixação das treliças cerâmicas.

© Adrià Goula

Porosidade

Os 16 metros superiores foram cobertos por uma superfície vazada formada por tijolos colocados lado a lado.

© Adrià Goula

A escolha do tijolo como material de fechamento atua como filtro solar oferecendo, por sua vez, porosidade, entrada de luz e ventilação à caixa do elevador. Por outro lado, desmaterializa a caixa ao deixar passar a luz por suas entradas opostas gerando um aspecto de leveza que contrasta com impressão de opacidade gerada por um ponto de vista mais distante.

© Adrià Goula

Contato Visual

A trama fecha três lados da estrutura. A superfície interna foi deixada aberta, permitindo a relação visual com a parede de pedra durante todo o trajeto.

© Adrià Goula

Os oito metros inferiores da caixa possuem um fechamento envidraçado, cuja transparência garante uma relação próxima com o caminho da Cal Metre e as árvores, que criam uma sombra agradável que muda com as estações.

Corte 3

Para favorecer a relação do elevador com as atividades que são desenvolvidas na praça, a fachada foi resolvida com envidraçamento.

© Adrià Goula

Originalmente publicado em Fevereiro 25, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gironella, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich" [New Access to Gironella's Historic Center / Carles Enrich] 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782562/novo-acesso-ao-centro-historico-de-gironella-carles-enrich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.