O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Desenho Urbano
  4. Espanha
  5. Carles Enrich
  6. 2015
  7. Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich

Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich

Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich
Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella  / Carles Enrich, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 35

  • Colaboradores

    Adriana Campmany, Àngel Rosales, Ada Sánchez
  • Estrutura

    MA+SAad
  • Orçamento

    Jaume Morro
  • Promotor do Projeto

    Servei de Patrimoni Arquitectònic Local. Diputació de Barcelona.
  • Construtora

    Solà Cardona
  • Mais informações Menos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Gironella é um município que cresceu nas últimas décadas dividido pelo Rio Llobregat. O centro histórico local encontra-se no topo de uma colina de vinte metros da margem direita do rio, onde localiza-se o castelo medieval cuja muralha foi declarada Bem Cultural de Interesse Nacional.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A parte moderna de Gironella situa-se ao outro lado do rio, junto à rodovia nacional que une Barcelona a Berga, favorecido por uma topografia mais plana, o que permitiu um maior crescimento e expansão.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descontinuidade Urbana

O desnível de vinte metros gerou uma fratura social. Com o passar dos anos, o centro histórico sofreu um processo de despovoamento devido às dificuldades de acesso. As estreitas ruas escalonadas que levam à praça local supõem um esforço para os mais idosos e os mais jovens.

Corte 1
Corte 1

A proposta consiste na inserção de um novo acesso ao casco antigo da cidade para potencializar a conectividade urbana entre suas partes, dinamizando o uso do centro histórico e evitando a exclusão social. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Recuperação do Caminho de Cal Metre

A fachada fluvial de Gironella é formada por uma série de vestígios medievais que conformam um patrimônio arquitetônico e histórico para a cidade, da mesma forma que as colônias industriais do início do século XX que margeiam o rio.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Nossa proposta pretende integrar-se de forma respeitosa a uma nova camada na memória histórica do local. Propomos a localização para um elevador em um ponto estratégico do caminho de Cal Metre por onde, antigamente, acessava-se as colônias têxteis. 

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O elevador deverá ser uma ajuda para melhorar a acessibilidade ao centro histórico, mas também um ativador na recuperação do uso que essa antiga paisagem fluvial outrora teve, oferecendo continuidade urbana com o espaço público da praça da vila.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Materialidade

Nossa intenção é dialogar com todas essas preexistências, potencializando a relação com as indústrias têxteis e reconhecendo o estrato vegetal como espaço público.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Para tanto, resolvemos a caixa do elevador com três materiais: aço, cerâmica e vidro.

Detalhe 6
Detalhe 6

Estrutura

A estrutura de aço foi realizada inteiramente em uma oficina local e traduziu-se para a obra em 4 tramas que são colocadas em 4 dias diferentes. Trata-se de uma estrutura formada por pilares tubulares de 80.8 e anéis tubulares de 80.8 a cada um metro e meia. Além disso utilizou-se perfis L 100 soldados aos anéis, o que permite a fixação das treliças cerâmicas.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Porosidade

Os 16 metros superiores foram cobertos por uma superfície vazada formada por tijolos colocados lado a lado.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A escolha do tijolo como material de fechamento atua como filtro solar oferecendo, por sua vez, porosidade, entrada de luz e ventilação à caixa do elevador. Por outro lado, desmaterializa a caixa ao deixar passar a luz por suas entradas opostas gerando um aspecto de leveza que contrasta com impressão de opacidade gerada por um ponto de vista mais distante.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Contato Visual

A trama fecha três lados da estrutura. A superfície interna foi deixada aberta, permitindo a relação visual com a parede de pedra durante todo o trajeto.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Os oito metros inferiores da caixa possuem um fechamento envidraçado, cuja transparência garante uma relação próxima com o caminho da Cal Metre e as árvores, que criam uma sombra agradável que muda com as estações.

Corte 3
Corte 3

Para favorecer a relação do elevador com as atividades que são desenvolvidas na praça, a fachada foi resolvida com envidraçamento.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Acesso ao Centro Histórico de Gironella / Carles Enrich" [New Access to Gironella's Historic Center / Carles Enrich] 25 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782562/novo-acesso-ao-centro-historico-de-gironella-carles-enrich> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.