O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Esportiva
  4. México
  5. 3Arquitectura
  6. 2013
  7. Estádio Sonora / 3Arquitectura

Estádio Sonora / 3Arquitectura

  • 19:00 - 24 Fevereiro, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Estádio Sonora / 3Arquitectura
Estádio Sonora / 3Arquitectura, Cortesia do Governo do Estado de Sonora
Cortesia do Governo do Estado de Sonora

Cortesia do Governo do Estado de Sonora Cortesia do Governo do Estado de Sonora Cortesia do Governo do Estado de Sonora © Alexander Potiomkin + 16

  • Construtora

    Dynfra -Dynamica Infraestructura – Eng. Carlos Valenzuela
  • Projeto

    Dynfra / 3Arquitectura y Asociados, S.C.
  • Arquitetos Responsáveis

    Rafael Alejandro Plascencia García, Marco García Ruiz, Oswin Rodrigo Guzmán Gómez
  • Colaboradores

    Jesús García, Juan Palacios, Absalón Guzmán, Alejandro Dueñas, Sebastian Anaya, Paulina García
  • Orçamento total

    40 milhões USD
  • Mais informações Menos informações
© Alexander Potiomkin
© Alexander Potiomkin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estádio Sonora se distingue por apresentar-se como um elemento iconográfico da região representado o caráter do El Colorado, localizado na Reserva da Biosfera 'El Pinacate' que detém a força necessária para fazer do Estádio um elemento de identidade para a cidade e seus habitantes. Este é o primeiro edifício e peça-chave para o novo desenvolvimento urbano 'Puerta Oeste' na cidade de Hermosillo.

Corte
Corte

O Estádio foi desenhado sob os padrões de qualidade de grandes ligas e durante seu processo criativo foi aprovado pela diretoria dos Diamond Backs do Arizona e representantes de MLB. A estrutura interior do campo de jogos foi desenhada, construída e supervisionada de acordo com as normas internacionais e materiais de alta tecnologia abaixo da superfície do campo. Areia, cascalho, argila, grama, esgotos, irrigação e um traço milimétrico nas suas inclinações e superfícies criam as condições ideais para a atividade desportiva do Beisebol do mais alto nível.

© Javier Sandoval
© Javier Sandoval

O estádio Sonora encontra-se localizado na porta oeste da cidade de Hermosillo, no estado de Sonora. O edifício conta com uma capacidade para 16 mil espectadores com acessibilidade total para pessoas com capacidades especiais, assentos de polipropileno e de alumínio de alta resistência em arquibancadas e um desenho de fluxos e direções que permitem sua evacuação em um tempo aproximado de 15 minutos. 

© Alexander Potiomkin
© Alexander Potiomkin

Graças à estas características o Estádio Sonora possui a capacidade para realizar eventos de nível internacional como a Série do Caribe, o Clássico Mundial ou poder receber equipes de grandes ligas em jogos de exibição. O Estádio Sonora é o primeiro estádio de beisebol de nova geração do país, com características que lhe outorgam uma qualidade a nível internacional.

Planta Segunda Arquibancada
Planta Segunda Arquibancada

O edifício se define por um só gesto envolvente que desde a base constrói a geometria do estádio, abrigando no seu interior o campo o qual é delimitado por um perímetro de taludes que surgem desde a terra. Estes constroem os interiores do estádio acompanhados de um paisagismo que delineiam o entorno entre volumes, gerando acessos e caminhos pedonais que dirigem ao interior do edifício. 

Cortesia do Governo do Estado de Sonora
Cortesia do Governo do Estado de Sonora

Como resultado do seu desenho, o Estádio Sonora permite uma completa visibilidade em direção ao campo desde o nível do hall de entrada, de forma que ao ingressar ou deslocar-se no seu interior é possível seguir de perto a ação e desenvolvimento do jogo a todo o momento. 

© Alexander Potiomkin
© Alexander Potiomkin

O edifício principal conta com palcos privados e uma área de eventos desde onde é possível contemplar o skyline da cidade no horizonte. Na parte superior, o Clube da equipe local está totalmente equipado com áreas de duchas, de descanso e recreação, massagens, vestiários, academia, túnel de rebatimento, áreas de serviço, estacionamento e uma área para a imprensa. 

Cortesia do Governo do Estado de Sonora
Cortesia do Governo do Estado de Sonora

Seu equipamento tecnológico inclui uma tela de LEDS de 17x14 metros, 6 torres de iluminação, circuito de segurança e som com um sistema periférico de capacidade envolvente, cabines para transmissão de meios e localização de câmeras de acordo com os padrões internacionais. 

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Estádio Sonora / 3Arquitectura" [Estadio Sonora / 3Arquitectura] 24 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782548/estadio-sonora-3arquitectura> ISSN 0719-8906