O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Turismo
  4. Portugal
  5. ABProjectos
  6. 2011
  7. Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos

  • 09:00 - 23 Fevereiro, 2016
Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos
Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos, © Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

© Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira © Arménio Teixeira + 33

  • Fundações e Estruturas

    Armando Vale
  • Instalações Hidraulicas

    Armando Vale
  • Instalações Eléctricas

    Luís Pires Oliveira
  • Construtor

    João e Pedro Silva, Construções Lda.
  • Área Bruta De Construção (Casa Principal)

    171,60 m2
  • Área Bruta De Construção (Palheiro)

    80,40 m2
  • Mais informações Menos informações
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta intervenção localiza-se na aldeia de Espiunca, no concelho de Arouca, local privilegiado de retiro e descanso devido à paisagem natural envolvente. Situada junto à margem esquerda do Rio Paiva, a aldeia ainda hoje preserva as suas características de ruralidade, que a tornam especialmente interessante.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

O terreno existente possui uma orografia acidentada, orientada a poente e é marcado por dois edifícios construídos a diferentes cotas, ambos em alvenaria de xisto e com coberturas tradicionais, semelhantes à restante construção da zona.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Com o objetivo de otimizar o potencial turístico de Espiunca, sem criar contrastes dramáticos na envolvente, desenvolveu-se a reabilitação e ampliação das construções existentes, adaptando-as às necessidades de habitabilidade e de conforto atuais. Deste modo, o antigo palheiro e habitação foram reabilitados e tranformados num alojamento de turismo rural.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Sendo que o projeto de reabilitação pretendia respeitar a imagem e volumetria original dos edifícios, foi necessário demolir todos os acrescentos posteriores à época da primeira construção, que não respeitavam o traçado da arquitetura tradicional. A intervenção efetuada pretende preservar a memória do antigo, integrando-o na paisagem, destacando-se a ampliação do edifício com um material leve e translúcido. Assim, as paredes exteriores existentes mantiveram-se em xisto aparelhado e, a nova intervenção, quis-se o mais translúcida possível, executada em caixilharia de ferro. Funcionalmente, os espaços mais antigos com paredes pesadas acabaram por acomodar as divisões da casa que pressupõem um maior grau de intimidade e a sala e a cozinha foram incorporadas no novo espaço que estabelece um diálogo intenso com o exterior.

Planta Baixa
Planta Baixa
© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Dadas as reduzidas dimensões do palheiro, este espaço foi transformado de modo a acomodar apenas um estúdio polivalente. Aqui, pretendeu-se que a intervenção preservasse integralmente o aspeto exterior do palheiro, conservando a sua imagem. Assim, as paredes exteriores existentes mantiveram-se em xisto aparelhado e a cobertura foi totalmente recuperada, quer no que diz respeito à técnica, quer aos materiais aplicados.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

A sobreposição e fixação das peças de ardósia proporcionam um traçado rigoroso que potencia toda a capacidade estética do material. No interior, a grande transformação. Através da utilização da madeira de riga em todos os revestimentos, conseguiu-se um ambiente único e acolhedor, um miradouro sobre uma paisagem fantástica.

© Arménio Teixeira
© Arménio Teixeira

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de Casa Rural em Espiunca / ABProjectos" 23 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782533/reabilitacao-de-casa-rural-em-espiunca-abprojectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.