Casa da Torre em Mani / Z-level

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 2 de 34Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 3 de 34Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 4 de 34Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 5 de 34Casa da Torre em Mani / Z-level - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Z-level
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Babis Louzidis
  • Arquiteto Encarregado: Elena Zervoudakis
  • Engenharia Estrutural: Dimitris Arnellos, Mary Kazakou
  • Construção: Vladimir Durma, Xylarmogi, Ikosmidis
  • área Do Lote: 900 m²
  • País: Grécia
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 12 de 34
© Babis Louzidis

Localização

A região de Manu, no sul do Peloponeso na Grécia, é um lugar especial. Sua turbulenta história, beleza natural crua e arquitetura característica, proporcionam aos visitantes uma experiência inesquecível. Trata-se de um bem raro e muito valioso da Grécia, que está começando a aceitar a todos, incluindo muitas pessoas de fora do país que desejam instalar-se na área para passar os verões ali.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 8 de 34
© Babis Louzidis

A Casa da Torre encontra-se em Exo Nyfi, um assentamento tradicional abandonado com torres de pedra localiza-do no lado leste de Mani. Foi esse o local onde John Kassavetis filmou seu longa "A tempestade". Implantada na colina, a residência tem vista da paisagem de Mani, a suas plantações de oliveiras, e ao mar. Inicialmente, um edifício abandonado megalítico de dois pavimentos que data do século 18, separado da rua com acesso apenas através de um caminho de paralelepípedos; a ruína encontrava-se em um jardim de oliveiras, alfarrobeiras e cactos, abrigados no ádito da ladeira como em uma cova. A leste, o pátio é adjacente a uma terra do século 16, que é um monumento histórico, e, ao lado, havia uma capela bizantina com pinturas murais do século XII.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 23 de 34
© Babis Louzidis

Objetivos

A intenção do projeto era uma renovação econômica da casa-torre e sua transformação em uma vila de férias que emana um espírito original da região. A residência foi projetada para funcionar como um ponte de partida e um lugar para se familiarizar com a beleza natural de Mani, assim como sua riqueza cultural, ajudando, assim, a chamar atenção sobre os assentamentos tradicionais da região, já que pouco a pouco foram abandonados com o passar do tempo. O principal desafio enfrentado no processo de projeto foi a forma de criar uma relação dialética entre o edifício e seus antecedentes históricos, e a introdução da ampliação do edifício existente e seu assentamento tradicional.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 30 de 34
Planta

A completa falta de infra-estrutura (acesso, água, saneamento, fornecimento contínuo de energia elétrica) fez com que a auto-suficiência, a gestão ecológica e o projeto bioclimático, tornassem-se condições obrigatórias que vão de encontro às formas tradicionais de fazer frente à pobreza da terra e um foco em ocupar apenas o que é absolutamente necessário. O projeto concretizou-se tomando em conta, em todas as etapas, a capacidade restrita de construção. As dificuldades de acesso também exigiram uma gestão dos meios e recursos.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 15 de 34
© Babis Louzidis

Projeto

"Maina" foi projetada de acordo com os tipos de residência vernaculares dos assentamentos conservados em Mani com o objetivo de adaptar-se ao contexto dos edifícios existentes na região. Na configuração das áreas ao ar livre, utilizou-se um vocabulário diferente ao do edifício, a fim de estabelecer uma relação interativa entre paisagem física e histórica direta, e o novo uso do edifício.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 33 de 34
Corte

O edifício original foi mantido como um volume longo e estreito, que se desenvolve de forma perpendicular às curvas de nível da ladeira, da mesma forma que as outras residências do assentamento, com vistas ao mar e ao oriente. Inclui dois pavimentos com uma superfície total de 88 metros quadrados. A nova ampliação de 62 metros quadrados compreende um segundo volume longo e estreito, adicionado ao antigo edifício, mantendo as mesmas relações verticais com as condições topográficas da paisagem. Os três pavimentos da residência constituem espaços individuais; a distribuição adequada das aberturas asseguram luz natural e ventilação durante os calorosos verões de Mani. O local pode ser utilizado como uma residência única ou como duas unidades independentes: a "Katoi" (para 4 ou 5 pessoas), e a "Anoi" (também para 4 ou 5 pessoas). Cada pavimento possui um acesso independente às áreas ao ar livre, e cada um foi projetado individualmente de acordo com a luz solar incidente e a paisagem natural em vista.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 26 de 34
© Babis Louzidis

A Casa Torre foi um edifício construído em fases sucessivas no tempo, com o objetivo de cobrir todas as necessidades de espaço de seus distintos usuários. Sua recente transformação em uma casa de férias ecológica tem a intenção de deixar uma marca de luz na longa história do edifício e de abrir um diálogo entre os viajantes e o local.

Casa da Torre em Mani / Z-level - Imagem 18 de 34
© Babis Louzidis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa da Torre em Mani / Z-level" [Mani Tower House / Z-level] 25 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782431/casa-da-torre-em-mani-z-level> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.