Casa Q10 / Studio8 Vietnam

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 2 de 26Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 3 de 26Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 4 de 26Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 5 de 26Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Mais Imagens+ 21

Distrito 10, Vietnã
  • Arquitetos Encarregados: Pham Xuan Nghia, Nguyen Tran Linh
  • Construção: Studio8 Vietnam Co., Ltd
  • Equipe De Projeto: Nguyen Tran Linh, Pham Xuan Nghia, Nguyen Huy Nam, Pham Xuan Hiep, Tran Duc Dung
  • Cidade: Distrito 10
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 14 de 26
© LumKa Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência localiza-se em uma alameda residencial densa na área do coração do Distrito 10 em Ho Chi Minh (em vietnamita diz-se "Quân 10", por isso deu-se o nome de Q10 ao projeto). Assim como muitas outras típicas residências vietnamitas, a Casa Q10 enfrentou o desafio de criar algo diferente, porém executável com um orçamento muito limitado, equilibrando a criatividade com a eficiência, e, sobretudo, que funcione bem com o estilo de vida dos proprietários.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 8 de 26
© LumKa Photography

Q10 é um lar para uma família de quatro pessoas: pais aposentados vivem com um casal de filhos e, logo, serão parte de uma família de três gerações. O tamanho do lote é um pouco incomum, a largura de cinco metros é bastante ampla para uma residência padrão, porém a profundidade de nove metros é muito curta para criar um pátio interno como é comum nas típicas casas alinhadas.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 26 de 26
Diagrama

Assim, a estratégia foi criar um vazio de um metro de largura que estende-se ao redor de toda a casa, calculado para maximizar a ventilação natural e a iluminação, já que lhes permite ingressar mais profundamente no interior da residência para que a maior parte dos cômodos seja iluminada durante o dia e seja resfriada no típico clima urbano tropical, quente e úmido do sul do Vietnã. Com isso, reduz-se ao mínimo o consumo de energia para luz e ar condicionado.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 6 de 26
© LumKa Photography

Situada no térreo há uma pequena garagem, suficiente para, pelo menos, quatro motos - um meio de transporte muito comum no país - e, na parte de trás uma pequena sala de estar para visitas junto a um dormitório de hóspedes como quarto adicional para futuras necessidades. Uma escada de concreto pré-fabricada no lado esquerdo leva ao primeiro pavimento (ou intermediário) de forma independente, onde encontra a cozinha, a sala de jantar e uma sala familiar. Três funções foram localizadas em um espaço bastante reduzido (devido ao certificado de construção que coloca que o primeiro pavimento ou meio-nível deve ser subtraído da linha de construção), mas ainda projetado para ser confortável e acolhedor.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 11 de 26
© LumKa Photography

Do primeiro pavimento, a escada muda de direção, deixando toda a altura de três pavimentos por cima de um grande espaço luminoso e arejado. Com um orçamento limitado, o interior foi projetado com materiais locais brutos de forma minimalista ao máximo. O fundo interno era principalmente da cor cinza do cimento, paredes de tijolo pintadas em branco acentuados por uma pequena quantidade de detalhes de aço pintado de preto, e móveis de madeira laminada de cor marrom avermelhado escuro.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 25 de 26
Corte

A partir do segundo pavimento, a disposição típica consistia em um dormitório principal, e outros espaços abertos, como uma área comum multifuncional que é, agora, o pequeno estúdio de trabalho do filho. Um dormitório de doze metros quadrados é um pouco pequeno, mas foi projetado para ser flexível, totalmente funcional e, além disso, esse dormitório oferece uma grande varanda verde. No terceiro pavimento, onde termina a escada, outra escada caracol de aço leva ao pavimento superior, onde a sala de culto e a lavanderia estão, frente a um grande pátio onde os membros da família podem fazer exercícios ou cultivar suas próprias verduras e árvores.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 10 de 26
© LumKa Photography

Junto à organização espacial, assim como as estratégias ecológicas, uma característica muito especial cria o diferencial da casa em relação a seu entorno: sua fachada cortina. Tal elemento foi construído com leves blocos de cimento apoiados sobre uma estrutura de aço e cobre toda a frente da residência; ele se comporta como uma fachada de pele dupla de proteção da luz solar direta, mas permite o fluxo de ar nos cômodos, assim como mantém a vista ao exterior.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 16 de 26
© LumKa Photography

A noite, a fachada é coberta habilmente pela luz desde o interior, destacando-se em relação às outras casas da região. Essa "fachada lanterna" era o suficiente para manter a privacidade da família, mas também para tornar-se um elemento fascinante para todos os vizinhos.

Casa Q10  / Studio8 Vietnam - Imagem 17 de 26
© LumKa Photography

Alguns disseram "Era uma lanterna gigante, divertida e interessante, que iluminava a pequena alameda como nenhuma outra edificação fizera antes.".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Q10 / Studio8 Vietnam" [Q10 House / Studio8 Vietnam] 05 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782374/casa-q10-studio8-vietnam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.