Casa TMOLO / PYO arquitectos

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 2 de 38Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 3 de 38Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 4 de 38Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 5 de 38Casa TMOLO / PYO arquitectos - Mais Imagens+ 33

  • Arquitetos Responsáveis: Ophélie Herranz Lespagnol, Paul Galindo Pastre
  • Colaborador Do Desenvolvimento Do Projeto: Carlos Mínguez Carrasco
  • Estrutura: Juan Rey (mecanismo)
  • Empreiteira: Roberto Labra Rodríguez
  • Quantitativos: Fernando Suárez Otero
  • Cidade: Parrés
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 8 de 38
© Miguel de Guzmán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Antes de sua conversão, a casa da fazenda estava intocada há mais de cinco décadas e precisava de uma renovação completa para ser adaptada às necessidades contemporâneas. Havia dois locais de construção: a casa principal e um estábulo. A casa principal estava em uma condição muito precária, coberta de vegetação, e numerosos reparos tiveram que ser feitos para torná-la habitável. A estrutura de pedra e madeira do estábulo deteriorou-se significativamente e a maioria das paredes tiveram de ser substituídas.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 12 de 38
© Miguel de Guzmán
Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 23 de 38
Planta Baixa
Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 15 de 38
© Miguel de Guzmán

A posição e materialidade da arquitetura foi mantida, apesar do estado de deterioração da fazenda, e a nova fachada da casa principal foi construída com concreto branco e pedra local.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 6 de 38
© Miguel de Guzmán

Na casa principal, um revestimento isolante constitui a nova estrutura de suporte, reforçando as antigas paredes de pedra e proporcionando isolamento térmico. As partes da fachada anteriormente de pedra e tijolo foram substituídas por uma parede monolítica de concreto isolado com as fôrmas reproduzindo a textura da antiga madeira. As janelas são implantadas em recuos profundos e podem ser ocultadas por trás de grandes venezianas de madeira que fazem referência ao estilo de portas de estábulos.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 16 de 38
© Miguel de Guzmán

Localizada numa encosta íngreme virada ao sul com vista ao vale, a casa principal se agarra a um tereno com uma diferença de 2 metros no nível entre a fachada norte e sul. Em harmonia com a inclinação do terreno, a disposição escalonada dos níveis de piso térreo oferece uma seqüência de espaços conectados evitando divisórias interiores convencionais. No interior, as paredes de apoio foram substituídas por pilares metálicos leves, permitindo uma grande sala de estar com pé direito triplo ao longo de todo o comprimento do edifício, que permite que a luz do dia adentre. Uma escada de metal generosa dá acesso aos diferentes dormitórios da casa.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 29 de 38
Corte

Uma mistura de vigas de concreto branco e ferro coexistem com pedras desgastadas, madeira castigada pelo tempo e pedras locais. O espaço interno é organizado em torno de quatro elementos em forma de diamante que correm verticalmente através da casa: as quatro musas, personagens principais desta casa de férias da família referem-se às quatro filhas do cliente. No primeiro pavimento, dois dormitórios estão conectados através de um espaço de altura dupla, com vistas sobre o vale, levando ao terraço do quarto principal.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 3 de 38
© Miguel de Guzmán

No estábulo, os mezaninos no piso superior foram convertidos em dormitórios liberando o espaço térreo para um grande salão central que serve a diferentes propósitos.

Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 5 de 38
© Miguel de Guzmán
Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 37 de 38
Maquete
Casa TMOLO / PYO arquitectos - Imagem 17 de 38
© Miguel de Guzmán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa TMOLO / PYO arquitectos" [TMOLO House / PYO arquitectos] 21 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782371/casa-tmolo-pyo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.