Centro São Pio / Pedro Akio Hasse

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Imagem 2 de 33Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Fachada, JanelaCentro São Pio / Pedro Akio Hasse - Fachada, JanelaCentro São Pio / Pedro Akio Hasse - Janela, Fachada, AidoCentro São Pio / Pedro Akio Hasse - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Pedro Akio Hasse; Pedro Akio Hasse
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2275
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lauro Rocha
  • Engenheiro Civil: Frank Kyioshi Hasse
  • Estrutura: Cerci Engenharia
  • Construtor: Valdomiro Lopes da Costa
  • Topografia: José César Gonçalves
  • Serralheria: Metalúrgica Priscila
  • Área Do Terreno: 24000 m²
  • Cidade: Umuarama
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Floresta
© Lauro Rocha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma pequena floresta no limite urbano da cidade, pensada como um espaço de retiro, um lugar em que as pessoas possam estar em contato com a natureza e se sentirem confortáveis consigo mesmas. Aqui a natureza, a mata nativa existente no terreno tem papel equivalente ao da arquitetura construída e vice-versa. Como implantar o programa requisitado sem destruir o que está lá foi uma questão importante.

Implantação

Os dormitórios (34 quartos no total) estão orientados no sentido norte-sul per­pendiculares ao salão existente de modo que os quartos não tomem sol no fim da tarde e tenham vista para o pátio e a mata nativa. O refeitório foi pensado de forma que possa ser o mais arejado possível e ao mesmo tem­po fechado quando preciso, para isso foram propostos portões basculantes com contra-pesos que possibilitam abertura total dos vãos. Tanto o refeitório como os quar­tos tem cobertura 2 águas, uma referência às construções que podem ser vista nas estradas da região, com estrutura reticulada bem marcada e um caráter tectônico presente. Por fim um muro e uma passagem coberta ‘‘fe­cham’’ o pátio, reforçando o caráter introspectivo e re­cluso do projeto, esse muro pode ser fechado e aberto dependendo do momento. O lugar por fim, se torna o mais recluso possível quando necessário, e também o mais aberto e expansivo quando for o caso.

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Janela, Fachada, Aido
© Lauro Rocha

A capela por natureza própria de seu uso é um espaço diferente das outras construções. Ela deve ter autonomia e beleza própria. Como fazer isso respeitando as outras construções para que ela não fique isolada, foi uma questão levantada.

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Janela, Fachada, Aido
© Lauro Rocha

Foram estabelecidas algumas premissas de projeto de modo a criar uma relação com o que já existe, essas premissas se apoiam em conceitos de adição e subtração, cheio e vazio, relações de oposição que tem por objetivo criar uma situação de equilíbrio.  Se nas construções dos quartos, do refeitório, prevaleceu o aspecto tectônico com estruturas bem claras e marcadas, a capela por outro lado se aproxima do estereotômico.

Planta Geral

A configuração dos quartos, refeitório, da casa e do salão, forma um pátio, um espaço vazio. Cheios em volta de um vazio. A capela ao contrário é o próprio vazio. Vazio que deve ser capaz de fazer o que as outras construções por si só não fazem.

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Fachada
© Lauro Rocha

As aberturas, foram pensadas de forma que a luz não incida diretamente sobre as pessoas, mas que garantam iluminação ao longo de todo dia na capela.

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Janela, Fachada
© Lauro Rocha

São 5 aberturas que remetem às cores da liturgia. Cada abertura terá um tipo de vitral diferente e será colocada em alturas diferentes, remetendo à forma de um espiral. Essas aberturas permitem tanto iluminação como ventilação da capela. 

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Imagem 11 de 33
© Lauro Rocha

A capela se torna um instrumento literalmente tocado pela luz, sobre diferentes prismas de cores que variam conforme a mudança do dia, a natureza exterior e as estações do ano.

Centro São Pio / Pedro Akio Hasse - Pilar
© Lauro Rocha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Umuarama - PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro São Pio / Pedro Akio Hasse" 14 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/782039/centro-sao-pio-pedro-akio-hasse> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.