Casa Deslizante / y+M design office

Casa Deslizante / y+M design office - Mais Imagens+ 29

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado aos pés do Monte Rokko, onde ao norte existem belas montanhas e ao sul está o mar de Seto. Por este fato, o clima é tão peculiar, calor no verão e relativamente quente durante o inverno também. O terreno inclinado conta com uma montanha como plano de fundo em direção ao norte onde está o bosque nacional.

Conceito

No terreno existe uma pequena área plana e ao norte existem várias árvores que cresceram exuberantemente na montanha. Levando em consideração a peculiaridade da localização, desenhamos a casa para preservar ao máximo o meio ambiente. Ou seja, uma casa que toca levemente o solo e aumenta de superfície, de maneira escalonada, conforme avança em altura. Deste modo, a casa pode coexistir com a natureza sem danificar as árvores da montanha.

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

Deveríamos garantir também a privacidade da família do cliente, mas que ao mesmo tempo pudessem desfrutar da natureza. Por isso, projetamos um espaço onde o mar e a montanha conectam-se diretamente entre si através de um tubo em forma de túnel deslizante segmentando em quatro camadas. Desta forma, o tubo do túnel funciona como um brise.

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

As quatro camadas do brise conferem sombra durante o forte sol de verão, além disso, o sol que reflete em uma estante penetra de forma indireta na residência a fim de iluminar as habitações. Adicionalmente à isso, o ar fresco é fornecido a partir do tubo de ar no sótão, que é resfriado pelo concreto e flui em cada habitação por meio de um corredor através de uma escada. O ar quente é extraído pelo exaustor de calor e um ventilador de sensor de temperatura na parte superior do brise. 

Planta baixa - primeiro pavimento

No inverno, quando o sol está mais baixo ingressa a cada dormitório por meio de uma fenda no brise, que por sua vez, acumula o calor na laje de concreto do solo. A família do cliente pode utilizar o sistema de calefação pelo piso aquecido como um sistema subsidiário, para ter uma vida cômoda com menos instalações de climatização. 

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

O brise não somente emoldura a bela paisagem em cada habitação, mas também possui a função de proporcionar sombra. Além disso, o brise pode ajustar-se fisicamente (por exemplo, cada camada pode ser deslizada segundo seu gosto), para muitos propósitos. Então, a família do cliente pode desfrutar de diversas mudanças atmosféricas, de acordo com a estação, o tempo e assim sucessivamente. É possível também desfrutar do ar fresco em qualquer habitação, em cada estação do ano e em qualquer hora do dia, já que é possível criar distintas aberturas sem nenhuma preocupação por sua privacidade. 

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

A família do cliente pode desfrutar de uma vida agradável sentindo a natureza dentro da casa. Eles podem desfrutar de uma bela paisagem, da brisa do mar e da montanha em todas as estações, podendo ver o mar de Seto e a montanha através das camadas do brise. Também é possível desfrutar do brilho do mar e da bonita paisagem durante a noite.

© Yohei Sasakura / sasa no kurasha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Deslizante / y+M design office" [Slide House / y+M design office] 14 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781983/casa-deslizante-y-plus-m-design-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.