O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Luciano Lerner Basso
  6. 2016
  7. Quattro / Luciano Lerner Basso

Quattro / Luciano Lerner Basso

Quattro / Luciano Lerner Basso
Quattro / Luciano Lerner Basso, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 29

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Caxias do Sul nos últimos trinta anos consolidou-se como o segundo maior polo metal-mecânico do Brasil. Nesse período sua população urbana passou de 290 mil habitantes para cerca de 500 mil habitantes, tornando-se a principal cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul.

Corte
Corte

Como consequência do crescimento demográfico a população de classe média migrou para bairros periféricos, onde encontram-se terrenos com valores mais baixos e sob a permissividade da legislação urbanística municipal áreas onde predominavam habitações unifamiliares foram tomadas pela construção de edifícios de apartamentos. Empreendimentos, estes, em sua maioria, promovidos por especuladores imobiliários pouco preocupados com a qualidade arquitetônica.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Dentro desse contexto encontra-se o Quattro, um edifício de apartamentos de pequena escala, distante cerca de 15 km do centro de Caxias do Sul, no bairro de Ana Rech. Situado em um lote com doze metros de testada e trinta metros de profundidade, com orientação solar leste-oeste e um declive de cerca de quatro metros desde o alinhamento até o fundo do terreno.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O prédio possui cerca de 890 m2 de área construída e nele o arquiteto atuou não apenas como projetista, mas também como promotor imobiliário e construtor, explorando a oportunidade de propor possibilidades diversas aos moldes tradicionais do mercado imobiliário.

Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa
Planta Baixa

O edifício possui seis pavimentos nos quais estão distribuídas as vagas de estacionamento, uma pequena sala de uso condominial e sete unidades habitacionais. Estas divididas em três tipologias distintas com áreas que variam entre 50 e 110 metros quadrados e plantas que buscam romper a divisão tradicional do espaço doméstico e permitem aos moradores a definição da distribuição e do uso do espaço, atendendo a uma pluralidade de perfis familiares e econômicos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

As soluções formais são marcadas por linhas simples e formas puras. Uma arquitetura que respeita a escala do bairro e materializa a busca do arquiteto pela exatidão, rigor e economia de meios. Concentrando-se na lógica geométrica e construtiva e na relação do homem com o entorno imediato e com a poesia do objeto edificado.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O projeto e a incorporação do Quattro, uma edificação com programa ordinário e recursos limitados, apresenta-se como um exercício de reflexão sobre a forma como os arquitetos são capazes de assumir o processo de produção imobiliária propondo alternativas para os edifícios de habitação multifamiliar e para conformação do tecido urbano.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Luciano Lerner Basso
Escritório
Cita: "Quattro / Luciano Lerner Basso" [Quattro / Luciano Lerner Basso] 11 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781918/quattro-luciano-lemer-basso> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários