Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett

Hospital Infantil  Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett  - Mais Imagens+ 17

Brisbane, Austrália
  • Arquitetos: Conrad Gargett , Lyons; Conrad Gargett , Lyons
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  115000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dianna Snape
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACE Stone + Tiles, ALPOLIC, Elmich, Klik Systems, Mirotone, Rondo
© Dianna Snape

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura e urbanismo Lyons, de Melbourne, em parceria com os arquitetos do Conrad Gargett, concluiu o novo hospital infantil Lady Cilento em Brisbane, Austrália. O hospital é um equipamento especializado em treinamento e ensino de pediatria e atende pacientes de toda a região de Queensland. O edifício de 95 mil metros quadrados e doze pavimentos representa um acréscimo urbano significativo na área de Southbank, em Brisbane.

© Dianna Snape

Seu exterior reluzente e colorido em tons de verde e roxo da flora nativa transmite a ideia de um edifício projetado para crianças. Em sua forma e volume, o projeto desafia o modelo convencional da torre sobre uma base e apresenta um edifício de gabarito médio, esculpido de modo a gerar terraços jardins. 

Planta do térreo

O edifício é também altamente funcional e incorpora alguns dos equipamentos de diagnóstico e tratamento mais avançados do mundo. 

© Dianna Snape

"O processo de projeto começou com uma pesquisa sobre a genealogia e tipologia do hospital contemporâneo. Estudamos hospitais construídos desde os anos 1980 até hoje e percebemos que eles são, em geral, definidos pela funcionalidade e apresentam um planejamento centrado no médico", comentou Corbett Lyon, diretor de projeto do escritório Lyons. 

© Dianna Snape

"O projeto para Queensland era uma  oportunidade de contestar estes paradigmas predominantes; repensar radicalmente tanto o modelo de tratamento e o modo como o edifício pode contribuir cm a cidade enquanto marco cívico para a comunidade de Brisbane."

© Dianna Snape

O projeto incorpora estratégias voltadas para o suporte e bem estar dos pacientes: percursos claros, conexões com o exterior e vistas para o ambiente natural são questões fundamentais para a proposta. 

O projeto se baseia na ideia da "árvore da vida". "Este partido foi desenvolvido nas etapas preliminares através de uma série de workshops com os usuários dos hospital e demais partes envolvidas."

© Dianna Snape

Uma rede de espaços de pé-direito duplo parte do átrio vertical localizado no centro da planta. Estes espaços se estendem para além da linha da rua para formar uma série de portais e balcões externos de onde os usuários podem apreciar a paisagem urbana. 

Fachada

Estes espaços verticais e horizontais constituem o sistema de circulação pública do hospital. Eles criam um mapa mental do edifício no qual os marcos externos são usados como elementos de orientação.

© Dianna Snape

Obras de arte bi e tridimensionais são usadas extensivamente em todo o edifício para proporcionar ambientes agradáveis e garantir o bem estar dos pacientes.

© Dianna Snape

As cores são empregadas tanto externa como internamente e deriva das cores encontradas na paisagem natural de Queensland: de tons neutros a cores vibrantes encontradas na fauna e flora local. 

© Dianna Snape

O acesso ao espaço verde é um elemento importante no projeto. Jardins nas coberturas, paredes verdes, pátios fechados e vistas para o entorno natural  fazem parte da estratégia adotada pelo hospital. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:South Bank 3, Clem Jones Promenade, Brisbane QLD 4101, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett " [New Lady Cilento Children's Hospital / Lyons + Conrad Gargett ] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781646/hospital-infantil-lady-cilento-lyons-plus-conrad-gargett> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.