O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hospital
  4. Austrália
  5. Lyons
  6. 2014
  7. Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett

Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett

Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett
Hospital Infantil  Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett , © Dianna Snape
© Dianna Snape

© Dianna Snape © Dianna Snape © Dianna Snape © Dianna Snape + 22

© Dianna Snape
© Dianna Snape

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura e urbanismo Lyons, de Melbourne, em parceria com os arquitetos do Conrad Gargett, concluiu o novo hospital infantil Lady Cilento em Brisbane, Austrália. O hospital é um equipamento especializado em treinamento e ensino de pediatria e atende pacientes de toda a região de Queensland. O edifício de 95 mil metros quadrados e doze pavimentos representa um acréscimo urbano significativo na área de Southbank, em Brisbane.

© Dianna Snape
© Dianna Snape

Seu exterior reluzente e colorido em tons de verde e roxo da flora nativa transmite a ideia de um edifício projetado para crianças. Em sua forma e volume, o projeto desafia o modelo convencional da torre sobre uma base e apresenta um edifício de gabarito médio, esculpido de modo a gerar terraços jardins. 

Planta do térreo
Planta do térreo

O edifício é também altamente funcional e incorpora alguns dos equipamentos de diagnóstico e tratamento mais avançados do mundo. 

© Dianna Snape
© Dianna Snape

"O processo de projeto começou com uma pesquisa sobre a genealogia e tipologia do hospital contemporâneo. Estudamos hospitais construídos desde os anos 1980 até hoje e percebemos que eles são, em geral, definidos pela funcionalidade e apresentam um planejamento centrado no médico", comentou Corbett Lyon, diretor de projeto do escritório Lyons. 

© Dianna Snape
© Dianna Snape

"O projeto para Queensland era uma  oportunidade de contestar estes paradigmas predominantes; repensar radicalmente tanto o modelo de tratamento e o modo como o edifício pode contribuir cm a cidade enquanto marco cívico para a comunidade de Brisbane."

© Dianna Snape
© Dianna Snape

O projeto incorpora estratégias voltadas para o suporte e bem estar dos pacientes: percursos claros, conexões com o exterior e vistas para o ambiente natural são questões fundamentais para a proposta. 

O projeto se baseia na ideia da "árvore da vida". "Este partido foi desenvolvido nas etapas preliminares através de uma série de workshops com os usuários dos hospital e demais partes envolvidas."

© Dianna Snape
© Dianna Snape

Uma rede de espaços de pé-direito duplo parte do átrio vertical localizado no centro da planta. Estes espaços se estendem para além da linha da rua para formar uma série de portais e balcões externos de onde os usuários podem apreciar a paisagem urbana. 

Fachada
Fachada

Estes espaços verticais e horizontais constituem o sistema de circulação pública do hospital. Eles criam um mapa mental do edifício no qual os marcos externos são usados como elementos de orientação.

© Dianna Snape
© Dianna Snape

Obras de arte bi e tridimensionais são usadas extensivamente em todo o edifício para proporcionar ambientes agradáveis e garantir o bem estar dos pacientes.

© Dianna Snape
© Dianna Snape

As cores são empregadas tanto externa como internamente e deriva das cores encontradas na paisagem natural de Queensland: de tons neutros a cores vibrantes encontradas na fauna e flora local. 

© Dianna Snape
© Dianna Snape

O acesso ao espaço verde é um elemento importante no projeto. Jardins nas coberturas, paredes verdes, pátios fechados e vistas para o entorno natural  fazem parte da estratégia adotada pelo hospital. 

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Lyons
Escritório
Conrad Gargett
Escritório
Cita: "Hospital Infantil Lady Cilento / Lyons + Conrad Gargett " [New Lady Cilento Children's Hospital / Lyons + Conrad Gargett ] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781646/hospital-infantil-lady-cilento-lyons-plus-conrad-gargett> ISSN 0719-8906