Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects

Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects - Mais Imagens+ 9

  • Coordenador Do Projeto: CPG Construction Professionals
  • Engenharia Civil E Estrutural: AECOM Singapore
  • Engenharia Mecânica: AECOM Singapore
  • Paisagismo: Salad Dressing , Kosin
  • Arquiteto Técnico: Surbana International Consultants
  • Construtora: GTMS
  • Cliente: MUIS
  • Equipe De Projeto: Alan Tay, Seetoh Kum Loon, Iskandar Idris, Stephen Lim, Liu Zheng Hao, April Tan, Makhasiri Khanoei, Livina Rahmayanti, Alicia Lazzonroni, Rafael Aronso, Foo Yuet Yee, Fabian Ong, Tan Shuat Zhen, Qistina, Wang Chen Fong
  • País: Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Albert Lim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro da densamente povoada cidade de Punggol, em Singapura, a Mesquita Al-Islah de 3700 m² está prevista para servir à comunidade muçulmana local com uma capacidade máxima de 4500 pessoas.

© Albert Lim

Buscamos a noção de uma "mesquita aberta". Como parte integral da comunidade, a nova mesquita aspira ser um modelo de abertura, como reflexo das aspirações islâmicas contemporâneas em Singapura. A ideia da abertura foi estendida além da manifestação formal da porosidade visual, acessibilidade e liberdade climática; à recepção das diferentes necessidades dentro da comunidade muçulmana. Num nível mais elevado de sua comunidade, a mesquita aborda o papel de promoção de compreensão religiosa.

Corte

A ambição pela abertura trouxe diversos desafios devido à estreiteza do terreno e sua proximidade com as casas vizinhas. A porosidade física permite a conexão visual com o bairro e estende seu campo espacial para além do perímetro, mas dificulta os temas de santos e de entrada esperados de uma mesquita. Climaticamente, a porosidade oferece benefícios de ventilação e iluminação naturais, mas apresenta desafios de proteção contra a chuva de monções.

© Fabian Ong

Planta Aberta

Propomos uma grande planta livre, ligeiramente elevada para abrigar o salão principal da oração. O espaço aberto de oração é protegido das intempéries por uma marquise que ocupa toda a implantação do edifício, como um grande beiral . Sem muros exteriores e com um fechamento mínimo, a sala de culto é visualmente e fisicamente acessível por todos os lados, ofuscando a distinção entre a mesquita e a rua.

© Albert Lim

Praça Pública Elevada

Ligadas por uma série de terraços ajardinados a partir da rua, estas plataformas elevadas com vegetação tornam-se uma praça pública onde três volumes distintos abrigam o bloco principal de oração, o Centro de Aprendizagem Islâmica e o bloco administrativo. Do mesmo modo, ele se presta como uma área para eventos e atividades que servem as três funções do programa, bem como espaços estendidos de oração durante os picos de uso.

Diagrama

3 Volumes

Na escala urbana, a estratégia volumétrica procura criar mais porosidade e escala humana. As fachadas em tela arabesca dos três blocos são articuladas de forma diferente para corresponder aos diferentes requisitos programáticos e climáticos. Mas, coletivamente, os blocos com o "minarete" exalam uma presença digna e subliminar ao abraçar o espírito comunitário.

© Albert Lim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects" [Al-Islah Mosque / Formwerkz Architects] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781614/mesquita-al-islah-formwerkz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.