Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects

Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects

© Albert Lim© Fabian Ong© Fabian Ong© Albert Lim+ 14

  • Coordenador Do Projeto:CPG Construction Professionals
  • Engenharia Civil E Estrutural:AECOM Singapore
  • Engenharia Mecânica:AECOM Singapore
  • Paisagismo:Salad Dressing , Kosin
  • Arquiteto Técnico:Surbana International Consultants
  • Construtora:GTMS
  • Cliente:MUIS
  • País:Singapura
Mais informaçõesMenos informações
© Albert Lim
© Albert Lim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dentro da densamente povoada cidade de Punggol, em Singapura, a Mesquita Al-Islah de 3700 m² está prevista para servir à comunidade muçulmana local com uma capacidade máxima de 4500 pessoas.

© Albert Lim
© Albert Lim

Buscamos a noção de uma "mesquita aberta". Como parte integral da comunidade, a nova mesquita aspira ser um modelo de abertura, como reflexo das aspirações islâmicas contemporâneas em Singapura. A ideia da abertura foi estendida além da manifestação formal da porosidade visual, acessibilidade e liberdade climática; à recepção das diferentes necessidades dentro da comunidade muçulmana. Num nível mais elevado de sua comunidade, a mesquita aborda o papel de promoção de compreensão religiosa.

Corte
Corte

A ambição pela abertura trouxe diversos desafios devido à estreiteza do terreno e sua proximidade com as casas vizinhas. A porosidade física permite a conexão visual com o bairro e estende seu campo espacial para além do perímetro, mas dificulta os temas de santos e de entrada esperados de uma mesquita. Climaticamente, a porosidade oferece benefícios de ventilação e iluminação naturais, mas apresenta desafios de proteção contra a chuva de monções.

© Fabian Ong
© Fabian Ong

Planta Aberta

Propomos uma grande planta livre, ligeiramente elevada para abrigar o salão principal da oração. O espaço aberto de oração é protegido das intempéries por uma marquise que ocupa toda a implantação do edifício, como um grande beiral . Sem muros exteriores e com um fechamento mínimo, a sala de culto é visualmente e fisicamente acessível por todos os lados, ofuscando a distinção entre a mesquita e a rua.

© Albert Lim
© Albert Lim

Praça Pública Elevada

Ligadas por uma série de terraços ajardinados a partir da rua, estas plataformas elevadas com vegetação tornam-se uma praça pública onde três volumes distintos abrigam o bloco principal de oração, o Centro de Aprendizagem Islâmica e o bloco administrativo. Do mesmo modo, ele se presta como uma área para eventos e atividades que servem as três funções do programa, bem como espaços estendidos de oração durante os picos de uso.

Diagrama
Diagrama

3 Volumes

Na escala urbana, a estratégia volumétrica procura criar mais porosidade e escala humana. As fachadas em tela arabesca dos três blocos são articuladas de forma diferente para corresponder aos diferentes requisitos programáticos e climáticos. Mas, coletivamente, os blocos com o "minarete" exalam uma presença digna e subliminar ao abraçar o espírito comunitário.

© Albert Lim
© Albert Lim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mesquita Al-Islah / Formwerkz Architects" [Al-Islah Mosque / Formwerkz Architects] 06 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781614/mesquita-al-islah-formwerkz-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.