Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO

Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 22Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 22Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 22Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 22Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  293
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 22
© WANG Ning

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se localiza em uma famosa rua de Pequim, chamada de Liulichang, e originalmente era uma livraria que vendia pinturas chinesas, publicações com caligrafia à mão e livros antigos. Esta livraria apresentava uma arquitetura "pseudo-clássica", construída nos anos 1980, e contava com dois pavimentos de altura e um porão. Na era da informação que vivemos, este modelo antigo de livraria não atraía mais os leitores. A questão era como atualizar o tradicional estabelecimento. O novo projeto busca misturar dois programas: a livraria com um café, atraindo um maior número de leitores.

Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 22
© WANG Ning

Buscando transformar a imagem pesada e rígida das livrarias tradicionais, o novo projeto faz uso de prateleiras metálicas leves para integrar melhor as diferentes funções que acontecem no espaço. Baseado na organização original do edifício, o interior apresenta uma estrutura espacial em forma de anel: a área central é um espaço ilhado cercado por paredes de prateleiras metálicas. Painéis de vidro podem alterar o nível de transparência interna e externa, tornando os ambientes mais versáteis. 

Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 9 de 22
© WANG Ning
Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 20 de 22
Desenhos construtivos
Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 8 de 22
© WANG Ning

As estantes metálicas empregam ´sólidas barras de ferro de 1cm² de seção como apoios verticais, e elementos metálicos de 1cm x 30cm para as prateleiras. O uso de vegetação entre as prateleiras proporciona  aos leitores a sensação de estar em meio à natureza e, ao mesmo tempo, ajustam o microclima interno. A livraria-café se tornará um novo local de lazer para o público. Ocupando calmamente o espaço interno, as pessoas coexistem com o café, com os livros e com as plantas. 

Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 22
© WANG Ning

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:China, Pequim

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Rong Bao Zhai / ARCHSTUDIO" [Rong Bao Zhai Coffee Bookstore / ARCHSTUDIO] 03 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781481/livraria-rong-bao-zhai-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.