Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects

Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Ross Barney Architects; Ross Barney Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kate Joyce Studios
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Duo-Gard, Kenall Lighting
  • Proprietários: Cidade de Chicago, CDOT Divisão de Engenharia
  • Consultoria Engenharia Civil E Estrutural: T.Y. Lin International
  • Engenharia De Instalaçoes Mecânicas, Elétricas E Hidráulicas : Singh & Associates
  • Engenharia De Comunicações: LTK Engineering Services
  • Arquitetos Paisagistas: Site Design Group
  • Equipe De Projeto: Carol Ross Barney, FAIA; Eric Martin, AIA; Ryan Giblin, AIA, LEED AP; Andrew Vesselinovitch, AICP Mordecai Scheckter, LEED AP; Sung-Joon Kim, LEED AP; Anna Ninoyu; Huili Feng; Monica Chadha; Nicolas Sanchez, LEED AP; Sallie Schwartzkopf, AIA; Amy Chun; Corrine Knight
  • Cidade: Chicago
Mais informaçõesMenos informações
© Kate Joyce Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Cermak-McCormick Place, inaugurada em 2015, abriga o maior centro de convenções dos Estados Unidos e a sede do Departamento de Trânsito de Chicago (CTA, sua sigla em inglês). O projeto, composto por um tubo repleto de luz que cobre a plataforma proporciona uma experiência atrativa e divertida para os usuários e transeuntes. É o resultado de um trabalho criativo dentro de uma série de limitações: prazo curto, orçamento modesto e nenhuma suspensão de serviços. As linhas férreas não poderiam ser movidas, e como resultado, plataformas com 4,5 m de largura deveriam servir trens em uma comunidade com crescimento populacional e aumento do uso do transporte. Além disto, o cliente queria que a estação servisse como uma porte de entrada icônica para um grande número de visitantes em sua primeira vez em Chicago. 

© Kate Joyce Studios

O Tubo

A solução de projeto para a estação era o desenvolvimento de um tubo por sobre a Cermak Road, onde está mais visível ao público. Posicionar trens por sobre a Cermak Road significa permitir vistas para a Chinatown, para McCormick Place e o skyline de Chicago. O tubo composto de policarbonato e de painéis metálicos perfurados realiza diversas funções: proporciona proteção para o vento e chuva e atua como uma plataforma sem barreiras, posicionando materiais fora do alcance de vândalos e cria uma estação fácil de identificar à distância.

© Kate Joyce Studios

Os painéis que compõem o tubo conferem luz, vistas diretas e sutilmente relembra passageiros da direção de sua viagem. O policarbonato translúcido é instalado diretamente por sobre a plataforma, enquanto que os painéis metálicos perfurados alinham as laterais do tubo. Quatro padrões de perfuração são usados, nenhuma delas com mais de um 23% de área aberta. Contra-intuitivamente, materiais perfurados desviar o ar se a porcentagem de área aberta é baixa. A porcentagem de espaço aberto dos painéis utilizados na estação é bastante efetiva para as velocidades de vento tradicionais de Chicago, com aberturas em diâmetros que variam de 1/8" a 1/4". As densidades dos furos e seus tamanhos maximizam as vistas da Cermak Road com uma padronagem em forma de espirais, que visualmente ecoam o movimento dos trens. 

© Kate Joyce Studios

Materiais

Vidro, policarbonato e os painéis metálicos são utilizados para maximizar as vistas e a iluminação natural dentro da estação. Para facilitar a manutenção e durabilidade, elementos de alvenaria e granito são utilizadas nas paredes internas e pisos.

Detalhe

História da Estação (adaptada de www.Chicago-L.org)

A Estação da 22ª Rua (renomeada Cermak Road) foi uma das primeiras dez "L", os antigos bondes em trilhos elevados. A Estação original com duas plataformas, construída em 1892 servia os passageiros dos trens a vapor. Em 1907 uma terceira linha para serviços expressos foi acrescentada e foi construído um mezanino.

© Kate Joyce Studios

Ao longo de sua trajetória, a Estação Cermak servia residentes e um pequeno distrito comercial de vizinhança, mas nos anos 60 começou a decair. A estação foi fechada em 1977 e demolido em seguida. O fechamento criou um intervalo de quase quilômetros entre a estação da Green Line na Roosevelt Road e a 35ª Rua. 

© Kate Joyce Studios

Entorno

O entorno da nova estação é lar para o Centro de Convenção de McCormick Place, Chinatown e Raymond Hilliard Homes de Bertrand Goldberg. Localizado a menos de três milhas do distrito central de Chicago, é uma área que está presenciando um desenvolvimento recente, como uma arena e alguns hotéis. Com a nova estação, a distância entre a Estação 'L' mais próxima e o campus do centro de Convenções era de mais de 800 metros, distância esta que foi reduzida a metade.

© Kate Joyce Studios

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cermak-McCormick Place, Chicago, IL 60616, EUA

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects" [Cermak McCormick Place Station / Ross Barney Architects] 09 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781451/estacao-cermak-mccormick-place-ross-barney-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.