O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação Ferroviária
  4. Estados Unidos
  5. Ross Barney Architects
  6. 2015
  7. Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects

Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects

Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects
Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects, © Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

© Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios © Kate Joyce Studios + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Cermak-McCormick Place, Chicago, IL 60616, Estados Unidos
  • Equipe de Projeto

    Carol Ross Barney, FAIA; Eric Martin, AIA; Ryan Giblin, AIA, LEED AP; Andrew Vesselinovitch, AICP Mordecai Scheckter, LEED AP; Sung-Joon Kim, LEED AP; Anna Ninoyu; Huili Feng; Monica Chadha; Nicolas Sanchez, LEED AP; Sallie Schwartzkopf, AIA; Amy Chun; Corrine Knight
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Proprietários

    Cidade de Chicago, CDOT Divisão de Engenharia
  • Consultoria Engenharia Civil e Estrutural

    T.Y. Lin International
  • Engenharia de Instalaçoes Mecânicas, Elétricas e Hidráulicas

    Singh & Associates
  • Engenharia de Comunicações

    LTK Engineering Services
  • Arquitetos Paisagistas

    Site Design Group
  • Mais informações Menos informações
© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Estação Cermak-McCormick Place, inaugurada em 2015, abriga o maior centro de convenções dos Estados Unidos e a sede do Departamento de Trânsito de Chicago (CTA, sua sigla em inglês). O projeto, composto por um tubo repleto de luz que cobre a plataforma proporciona uma experiência atrativa e divertida para os usuários e transeuntes. É o resultado de um trabalho criativo dentro de uma série de limitações: prazo curto, orçamento modesto e nenhuma suspensão de serviços. As linhas férreas não poderiam ser movidas, e como resultado, plataformas com 4,5 m de largura deveriam servir trens em uma comunidade com crescimento populacional e aumento do uso do transporte. Além disto, o cliente queria que a estação servisse como uma porte de entrada icônica para um grande número de visitantes em sua primeira vez em Chicago. 

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

O Tubo

A solução de projeto para a estação era o desenvolvimento de um tubo por sobre a Cermak Road, onde está mais visível ao público. Posicionar trens por sobre a Cermak Road significa permitir vistas para a Chinatown, para McCormick Place e o skyline de Chicago. O tubo composto de policarbonato e de painéis metálicos perfurados realiza diversas funções: proporciona proteção para o vento e chuva e atua como uma plataforma sem barreiras, posicionando materiais fora do alcance de vândalos e cria uma estação fácil de identificar à distância.

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Os painéis que compõem o tubo conferem luz, vistas diretas e sutilmente relembra passageiros da direção de sua viagem. O policarbonato translúcido é instalado diretamente por sobre a plataforma, enquanto que os painéis metálicos perfurados alinham as laterais do tubo. Quatro padrões de perfuração são usados, nenhuma delas com mais de um 23% de área aberta. Contra-intuitivamente, materiais perfurados desviar o ar se a porcentagem de área aberta é baixa. A porcentagem de espaço aberto dos painéis utilizados na estação é bastante efetiva para as velocidades de vento tradicionais de Chicago, com aberturas em diâmetros que variam de 1/8" a 1/4". As densidades dos furos e seus tamanhos maximizam as vistas da Cermak Road com uma padronagem em forma de espirais, que visualmente ecoam o movimento dos trens. 

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Materiais

Vidro, policarbonato e os painéis metálicos são utilizados para maximizar as vistas e a iluminação natural dentro da estação. Para facilitar a manutenção e durabilidade, elementos de alvenaria e granito são utilizadas nas paredes internas e pisos.

Detalhe
Detalhe

História da Estação (adaptada de www.Chicago-L.org)

A Estação da 22ª Rua (renomeada Cermak Road) foi uma das primeiras dez "L", os antigos bondes em trilhos elevados. A Estação original com duas plataformas, construída em 1892 servia os passageiros dos trens a vapor. Em 1907 uma terceira linha para serviços expressos foi acrescentada e foi construído um mezanino.

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Ao longo de sua trajetória, a Estação Cermak servia residentes e um pequeno distrito comercial de vizinhança, mas nos anos 60 começou a decair. A estação foi fechada em 1977 e demolido em seguida. O fechamento criou um intervalo de quase quilômetros entre a estação da Green Line na Roosevelt Road e a 35ª Rua. 

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Entorno

O entorno da nova estação é lar para o Centro de Convenção de McCormick Place, Chinatown e Raymond Hilliard Homes de Bertrand Goldberg. Localizado a menos de três milhas do distrito central de Chicago, é uma área que está presenciando um desenvolvimento recente, como uma arena e alguns hotéis. Com a nova estação, a distância entre a Estação 'L' mais próxima e o campus do centro de Convenções era de mais de 800 metros, distância esta que foi reduzida a metade.

© Kate Joyce Studios
© Kate Joyce Studios

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Cermak McCormick Place / Ross Barney Architects" [Cermak McCormick Place Station / Ross Barney Architects] 09 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781451/estacao-cermak-mccormick-place-ross-barney-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.