K8 em Kyoto / Florian Busch Architects

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 2 de 19K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 3 de 19K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 4 de 19K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 5 de 19K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Mais Imagens+ 14

Shimogyo Ward, Japão
  • FBA: Florian Busch, Sachiko Miyazaki, Suguru Takahashi, Akira Miyamoto, Antoine Vaxelaire, Renee Reder, Oliver Pershav, Katie Colford (intern), Shiori Sageshima (estagiário), Anne-Marlene Rüede (estagiário), Kayo Nakamura (estagiário)
  • Empreiteira: Mugishima Corp.
  • Engenharia Estrutural: OAK (Masato Araya, Tomonori Kawata)
  • Cidade: Shimogyo Ward
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 12 de 19
© Nacása & Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Até algum tempo atrás, havia, como nos foi dito, 12 bares distribuídos por três casas de 2 andares nesse lote de 50 m² em Kiyamachi, próximo a uma das redes de vielas mais intrincadas de Kyoto, Pontocho. Nela há uma mistura vibrante de bares, bordéis, pousadas, residências e lojas que criaram, por séculos, uma atmosfera urbana da vida noturna essencial de Kyoto. Com um restaurante de ponta discreto ao lado de um (visualmente menos sutil) "yakitori" barato, com uma joia escondida de um "ryokan" no final do estreito beco lateral através de um local enigmático que demanda coragem para entrar, qualquer caminhada aqui leva a eventuais surpresas.

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 16 de 19
Escada

Como a parte oriental de Pontocho olha para o Kamogawa, o rio principal de Kyoto, criando um cenário único, as legislações urbanas não permitiram alterar muito essa área por séculos: Ele ainda é uma trama de casas pequenas e baixas. Para o oeste, Kiyamchidori corre paralela à principal rua de Pontocho. Aqui, os regulamentos foram flexibilizados ao longo do tempo, resultando em um conjunto eclético de edifícios de até seis andares de altura. K8 está em um terreno estreito empoleirado entre dois desses edifícios altos que representam a época em que a área foi aberta ao capital e muito dinheiro foi injetado para erigir mediocridades inclassificáveis (na melhor das hipóteses).

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 8 de 19
© Nacása & Partners

Onde Pontocho é experimentada como uma sequência horizontal de encontros, K8 é a tradução dessa experiência na vertical. Antecedendo o elevador onipresente, que - sendo um tubo isolado penetrando camadas independentes - divide tanto quanto conecta, K8 é, de fato, um espaço continuamente variável coerente que se estende por oito níveis. Aqui, a noite evolui como um curso gradual de eventos, desde o aperitivo no nível do solo para a digestão no topo com vista para Pontocho em direção a Kamogawa, com a escadaria conectando uma diversidade de meios níveis.

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 9 de 19
© Nacása & Partners

Como uma superfície homogênea ainda em constante mudança, a fachada cria uma ambiguidade frequentemente encontrada na arquitetura de Kyoto. Através de suas rotações graduais, várias centenas de persianas de madeira evocam uma sensação de movimento, como se o próprio edifício fosse continuamente interagindo com seu meio ambiente. O interior do edifício está mais escondido do que revelado. De frente para o edifício, fica-se sem uma resposta precisa sobre o número de pavimentos ou a real profundidade da planta baixa. Para os lados, as persianas são rotacionadas a um grau que aparentam ser uma parede, embora quase pareça um sólido, embora cheia de nuances. Para o meio, vários graus de transparência dão dicas sutis sobre o interior. Ao caminhar a fachada parece movimentar-se, como se o próprio edifício estivesse movendo-se junto aos passantes,  envolvendo-os ao revelar  vislumbres do interior em diferentes profundidades.

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects - Imagem 13 de 19
© Nacása & Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shincho, Shimogyo Ward, Kyoto, Prefeitura de Kyoto 600-8001, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "K8 em Kyoto / Florian Busch Architects" [K8 in Kyoto / Florian Busch Architects] 09 Fev 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781378/k8-em-kyoto-florian-busch-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.