O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Japão
  5. Florian Busch Architects
  6. 2015
  7. K8 em Kyoto / Florian Busch Architects

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects

K8 em Kyoto / Florian Busch Architects
K8 em Kyoto / Florian Busch Architects, © Nacása & Partners
© Nacása & Partners

© Nacása & Partners © Nacása & Partners © Nacása & Partners © Nacása & Partners + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Shincho, Shimogyo Ward, Kyoto, Prefeitura de Kyoto 600-8001, Japão
  • FBA

    Florian Busch, Sachiko Miyazaki, Suguru Takahashi, Akira Miyamoto, Antoine Vaxelaire, Renee Reder, Oliver Pershav, Katie Colford (intern), Shiori Sageshima (estagiário), Anne-Marlene Rüede (estagiário), Kayo Nakamura (estagiário)
  • Área

    156 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Nacása & Partners
© Nacása & Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Até algum tempo atrás, havia, como nos foi dito, 12 bares distribuídos por três casas de 2 andares nesse lote de 50 m² em Kiyamachi, próximo a uma das redes de vielas mais intrincadas de Kyoto, Pontocho. Nela há uma mistura vibrante de bares, bordéis, pousadas, residências e lojas que criaram, por séculos, uma atmosfera urbana da vida noturna essencial de Kyoto. Com um restaurante de ponta discreto ao lado de um (visualmente menos sutil) "yakitori" barato, com uma joia escondida de um "ryokan" no final do estreito beco lateral através de um local enigmático que demanda coragem para entrar, qualquer caminhada aqui leva a eventuais surpresas.

Escada
Escada

Como a parte oriental de Pontocho olha para o Kamogawa, o rio principal de Kyoto, criando um cenário único, as legislações urbanas não permitiram alterar muito essa área por séculos: Ele ainda é uma trama de casas pequenas e baixas. Para o oeste, Kiyamchidori corre paralela à principal rua de Pontocho. Aqui, os regulamentos foram flexibilizados ao longo do tempo, resultando em um conjunto eclético de edifícios de até seis andares de altura. K8 está em um terreno estreito empoleirado entre dois desses edifícios altos que representam a época em que a área foi aberta ao capital e muito dinheiro foi injetado para erigir mediocridades inclassificáveis (na melhor das hipóteses).

© Nacása & Partners
© Nacása & Partners

Onde Pontocho é experimentada como uma sequência horizontal de encontros, K8 é a tradução dessa experiência na vertical. Antecedendo o elevador onipresente, que - sendo um tubo isolado penetrando camadas independentes - divide tanto quanto conecta, K8 é, de fato, um espaço continuamente variável coerente que se estende por oito níveis. Aqui, a noite evolui como um curso gradual de eventos, desde o aperitivo no nível do solo para a digestão no topo com vista para Pontocho em direção a Kamogawa, com a escadaria conectando uma diversidade de meios níveis.

© Nacása & Partners
© Nacása & Partners

Como uma superfície homogênea ainda em constante mudança, a fachada cria uma ambiguidade frequentemente encontrada na arquitetura de Kyoto. Através de suas rotações graduais, várias centenas de persianas de madeira evocam uma sensação de movimento, como se o próprio edifício fosse continuamente interagindo com seu meio ambiente. O interior do edifício está mais escondido do que revelado. De frente para o edifício, fica-se sem uma resposta precisa sobre o número de pavimentos ou a real profundidade da planta baixa. Para os lados, as persianas são rotacionadas a um grau que aparentam ser uma parede, embora quase pareça um sólido, embora cheia de nuances. Para o meio, vários graus de transparência dão dicas sutis sobre o interior. Ao caminhar a fachada parece movimentar-se, como se o próprio edifício estivesse movendo-se junto aos passantes,  envolvendo-os ao revelar  vislumbres do interior em diferentes profundidades.

© Nacása & Partners
© Nacása & Partners
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "K8 em Kyoto / Florian Busch Architects" [K8 in Kyoto / Florian Busch Architects] 09 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781378/k8-em-kyoto-florian-busch-architects> ISSN 0719-8906