O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. México
  5. HGR Arquitectos
  6. 2015
  7. Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos

Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos

Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos
Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos, © Diana Arnau
© Diana Arnau

© Diana Arnau © Diana Arnau © Diana Arnau © Diana Arnau + 23

  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Popocatépetl 143, Portales Nte, 03300 Cidade do México, D.F., México
  • Arquiteto Responsável

    Marcos Hagerman
  • Área

    3685.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Projeto Executivo

    Rodrigo Durán, Cocoy Arenas
  • Design Gráfico

    Leolab
  • Desenvolvimento

    Ciudad Vertical
  • Projeto Estrutural

    Mata y Triana Ingenieros Consultores
  • Instalações

    zMP Instalaciones
  • Mais informações Menos informações
© Diana Arnau
© Diana Arnau

Popocatepetl 143 é um edifício habitacional de 42 apartamentos localizados no eixo 8 Sul Popocatepetl, número 143, colonia Portales sur, delegación Benito Juárez, México D.F. C.P. 03300. 

Corte T1
Corte T1

O projeto implanta-se num terreno retangular de 544,20 m², localizado na esquina do Eixo 8 Sul Popocatepetl com Monrovia. O projeto consta de um edifício de 8 pavimentos e um subsolo. O subsolo e o térreo destinam-se a estacionamentos e saguão, enquanto os outros 7 níveis são destinados a apartamentos, com um total de 42 habitações.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

O edifício conta com 2 volumes (um exterior e um interior) para que todos os espaços tenham iluminação e ventilação natural. O pátio central abre-se para a rua para poder ampliar as vistas dos apartamentos internos. Dado que o Eixo 8 é uma avenida com muito ruído, tentou-se fechar o máximo possível a fachada para essa avenida, deixando unicamente a ventilação dos banheiros.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

Para isolar dos ruídos, todos os dormitórios dos apartamentos abrem-se para o pátio central, enquanto as áreas comuns e serviços dos apartamentos exteriores abrem-se à rua.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

Por estar localizado numa esquina muito importante da zona, tratou-se de desenhar uma fachada sóbria que não rompesse com o estilo do bairro. Para ajudar na parte acústica, todas as fachadas do edifício são de concreto armado com janelas pequenas que fazem um jogo de repetição com as fôrmas moduladas de concreto.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

Da mesma forma, propuseram-se varandas espaçosas com gradis, que permitem uma maior passagem de luz para os apartamentos. Para contrastar com as fachadas de concreto colocou-se em cada varanda um jogo de madeira e vasos que adicionar cor e movimento para as fachadas.

Planta Tipo
Planta Tipo

O funcionamento do edifício é composto por duas torres com um pátio central de iluminação respeitando a área livre necessária. A circulação vertical e escadas de emergência são divididas em 4 núcleos, dois para cada torre. Conta também com dois saguões no piso térreo localizado no nível +/- 0,00 m que estão diretamente comunicados com cada núcleo de circulação vertical.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

Nas passarelas que ligam as duas torres foram instaladas floreiras que, com a ajuda de tensores, geram uma parede verde ao longo de todas as pontes que ajuda a dar mais privacidade aos apartamentos.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

Em cada nível são acomodados 6 apartamentos de 62-65 metros quadrados. Cada um é composto por um espaço de estar / jantar / cozinha com área de serviço e despensa e dois dormitórios com banheiros. Nenhum apartamento é diretamente adjacente a outro graças à circulação vertical (e algumas áreas de serviço), que separam esses espaços.

© Diana Arnau
© Diana Arnau

O estacionamento é solucionado através do uso de elevadores triplos, com os quais atinge-se uma capacidade de 47 vagas, resolvendo a alta demanda em um terreno pequeno. O telhado do edifício tem uso privado de jardim do telhado para os apartamentos do nível superior.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
HGR Arquitectos
Escritório
Cita: "Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos" [Popocatepetl 143 / HGR Arquitectos] 01 Fev 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781295/popocatepetl-143-hgr-arquitectos> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.