Casa Termiteiro / Tropical Space

© Hiroyuki Oki
Thanh Khê District, Vietnã
  • Arquitetos: Tropical Space; Tropical Space
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014

Casa Termiteiro / Tropical Space - Mais Imagens+ 31

© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cupinzeiro foi construída em Da Nang, uma cidade central costeira do Vietnã. O clima nessa área é acentuado na forma como varia significativamente entre a temporada seca e a chuvosa. Também é influenciado por uma série de tempestades tropicais a cada ano. Além disso, Da Nang é bem conhecida pelos vestígios das Torres de Champa (do antigo Champa Kingdom), construídos entre o século 4 e o final do século 15. De tudo, a terra sagrada de “Mỹ Sơn" é a mais conhecida.

© Hiroyuki Oki

Inspirado pela habilidade especial dos cupins para construir seus ninhos na área local, o arquiteto projetou a casa com um grande espaço de convívio central, onde encontram-se um fogão, uma mesa de jantar, e uma zona de entretenimento. Este "lobby", em seguida leva a diferentes áreas funcionais na casa, como a sala de repouso, sala de estar, e os dormitórios. Todos são conectados artística e confortavelmente. No mezanino há outro dormitório, uma sala de altar, e uma pequena biblioteca.

© Hiroyuki Oki

O sótão é uma área aberta relaxante com cortinas de vinhas. Projetada para três pessoas, a casa não precisa de muitas divisórias, exceto as da sala do altar e os dormitórios. Enquanto isso, nas áreas de convívio os membros da família podem também ver e conversar uns com os outros através das paredes com buracos dispostos de forma aleatória, mas cientificamente como em um termiteiro real.

© Hiroyuki Oki

A casa foi construída principalmente com tijolos cozidos, material tradicional no local. Eles são o próprio material que foi utilizado para a construção das misteriosas torres de Champa. Os tetos são fundidos com concreto original, e os pisos são cobertos com granito em cores escuras. Todo o mobiliário é feito com a madeira do telhado da velha casa, o que ajuda a tornar o custo real total da construção de uma economia significativa (abaixo de U$ 22.000)

© Hiroyuki Oki

As paredes são inteiramente construídas com tijolos e tornam a casa fresca no verão; esse tipo de tijolos pode funcionar como um certo mecanismo de manter a umidade para toda a casa. A técnica de construção especial de "peles duplas" com tijolos no exterior e um quadro de vidro-alumínio no interior cria um espaço dentro de uma parede, que funciona como uma camada amortecedora em ambas as empenas.

© Hiroyuki Oki
Planta Baixa - Térreo
© Hiroyuki Oki

Além disso, o arranjo das instalações sanitárias e as salas de depósito ao longo das paredes não só ajudam a bloquear os ventos fortes durante a temporada de tempestade, mas também leva-los para e através dos vãos direto para o telhado. Isto se dá devido à diferença notável na pressão. No telhado, os arquitetos usam um sistema de vigas e pisos de cabeça para baixo para criar um pequeno jardim para plantas - um lugar ideal para toda a família para relaxar e desfrutar a brisa durante os dias quentes e abafados de verão.

© Hiroyuki Oki

O design especial das paredes de tijolos aparentes com diversos buracos, juntamente com o grande espaço inter-pisos, permite brisa e luz para chegar a todos os cantos da casa, mesmo nas áreas de mais difíceis acesso. Os donos da casa também podem apreciar o céu azul durante o dia ou a noite de tempo de luar da sala de estar, mesa de jantar ou na cozinha.

© Hiroyuki Oki

Em diferentes momentos durante o dia a variedade de intensidade da luz que penetra através dos orifícios entre-pisos faz com que a parede de tijolos mude de cores, desde um vermelho claro durante a manhã, vermelho ao meio dia e um vermelho escuro à tarde, para um roxo no final da tarde e início da noite. À noite e durante a noite, a casa parece uma lanterna gigante com luzes aqui e ali a partir dos furos. As paredes de tijolos que cercam são decoradas com alguns tijolos brutos para fazer sombras. Isso aumenta a beleza e o encanto de tijolo em relação à sua própria forma e cor.

© Hiroyuki Oki

Tanto o pátio como o jardim são cobertos com cascalhos e algumas das plantas (que foram rearranjadas) da antiga casa, mantêm algumas características familiares para os proprietários. Tirando o melhor proveito da ventilação, sistema de iluminação e do mecanismo de ar condicionado natural fez com que a Casa Cupinzeiro otimizasse os elementos positivos de um trabalho tropical eficaz.Texto por Ly Kha Ngo

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em Fevereiro 10, 2016

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Termiteiro / Tropical Space" [Termitary House / Tropical Space] 14 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781288/casa-termitary-tropical-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.