Descrição enviada pela equipe de projeto. OOIIO obteve o Primeiro Lugar no concurso para a reabilitação da Praza del San Miguel, em Talavera de Reina, Espanha. O concurso foi organizado pela Prefeitura de Tavalera de la Reina dentro do programa URBAN 10+4 proyectos, que pretendia a revitalização de vários espaços públicos da cidade. OOIIOO ganhou dois dos concurso de projetos, a Plaza del Salvaddor e Plaza de San Miguel, graças à propostas que o elemento cerâmico era protagonista, o elemento artesanal mais importante de Talavera. O processo serviu para revitalizar a indústria local, evitar o fechamento de pequenas empresas familiares artesanais que colaboraram com o projeto, além de mostrar novos formatos de emprego da cerâmica para uma tradição centenária que se encontra em um momento difícil.
Ambas as Praças foram recentemente inauguradas no final de 2015 com uma grande aceitação e carinho pelos vizinhos, que exibem com orgulho e modernidade seu 'DNA', o símbolo de Talavera de la Reina, a cerâmica.
Plaza de San Miguel: Trata-se de uma proposta de intervenção urbana que tem como objetivo principal revitalizar o espaço público degradado. Criamos um espaço simples e aberto a todos os vizinhos, que clama a converter-se em um novo símbolo para a cidade, graças ao uso contemporâneo de um material tradicional e artesanal como a famosa cerâmica de Talavera, símbolo bastante tradicional da cultura local que é motivo para orgulho de seus habitantes.
Esta proposta nasce de uma rigorosa análise das necessidades do espaço público de Talavera, de um estudo das circulações, de insolação, da topografia e dos usos existentes. Partindo do que era antes da intervenção, a praça era um espaço urbano residual, não acessível para pessoas idosas ou de mobilidade reduzida e utilizada como estacionamento informal.
Com intervenções simples, podemos converter este espaço degradado em uma das praças mais atrativas da cidade.
Reativemos o espaço público!
Apesar de que o objetivo era reciclar o plano horizontal da praça, preferimos concentrar as principais intervenções no plano vertical, já que a presença de grandes empenas cegas nos edifícios altos do entorno da praça foi compreendida como um dos grandes problemas que fazem que o usuário entenda este espaço da cidade como "uma parte dos fundos", um lugar secundário, pouco interessante e nada atrativo.
Deixamos o plano horizontal o mais acessível e cômodo possível para os pedestres, limitando e concentrando o trânsito de veículos em uma via definida e protegemos o espaço aberto para os pedestres através de bancos corridos, desenhados e localizados especificamente para poder contemplar o grande mural de cerâmica talaverana que muda totalmente o aspecto da praça, passando a ser um dos espaços mais visados da cidade.
A intervenção no plano vertical contribuirá na recuperação e valorização da torre da antiga muralha, que agora se encontra perdida entre os edifícios que competem com sua altura, para finalmente destacar e se converter, juntamente com o mural cerâmico, em um monumento digno de contemplação.