O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Espanha
  5. OOIIO
  6. 2015
  7. Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO
Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO, © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    45600 Talavera de la Reina, Toledo, Espanha
  • Equipe Concurso

    Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García, Gloria Moya Paniagua
  • Projeto de execução

    Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García.
  • Área

    2100.0 m²
  • Ano do Projeto

    2015
Diagrama
Diagrama

Descrição enviada pela equipe de projeto. OOIIO obteve o Primeiro Lugar no concurso para a reabilitação da Praza del San Miguel, em Talavera de Reina, Espanha. O concurso foi organizado pela Prefeitura de Tavalera de la Reina dentro do programa URBAN 10+4 proyectos, que pretendia a revitalização de vários espaços públicos da cidade. OOIIOO ganhou dois dos concurso de projetos, a Plaza del Salvaddor e Plaza de San Miguel, graças à propostas que o elemento cerâmico era protagonista, o elemento artesanal mais importante de Talavera. O processo serviu para revitalizar a indústria local, evitar o fechamento de pequenas empresas familiares artesanais que colaboraram com o projeto, além de mostrar novos formatos de emprego da cerâmica para uma tradição centenária que se encontra em um momento difícil.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Ambas as Praças foram recentemente inauguradas no final de 2015 com uma grande aceitação e carinho pelos vizinhos, que exibem com orgulho e modernidade seu 'DNA', o símbolo de Talavera de la Reina, a cerâmica.

Planta baixa
Planta baixa

Plaza de San Miguel:
 Trata-se de uma proposta de intervenção urbana que tem como objetivo principal revitalizar o espaço público degradado. Criamos um espaço simples e aberto a todos os vizinhos, que clama a converter-se em um novo símbolo para a cidade, graças ao uso contemporâneo de um material tradicional e artesanal como a famosa cerâmica de Talavera, símbolo bastante tradicional da cultura local que é motivo para orgulho de seus habitantes.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Esta proposta nasce de uma rigorosa análise das necessidades do espaço público de Talavera, de um estudo das circulações, de insolação, da topografia e dos usos existentes. Partindo do que era antes da intervenção, a praça era um espaço urbano residual, não acessível para pessoas idosas ou de mobilidade reduzida e utilizada como estacionamento informal.

Com intervenções simples, podemos converter este espaço degradado em uma das praças mais atrativas da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Reativemos o espaço público!

Apesar de que o objetivo era reciclar o plano horizontal da praça, preferimos concentrar as principais intervenções no plano vertical, já que a presença de grandes empenas cegas nos edifícios altos do entorno da praça foi compreendida como um dos grandes problemas que fazem que o usuário entenda este espaço da cidade como "uma parte dos fundos", um lugar secundário, pouco interessante e nada atrativo.

Fachada
Fachada

Deixamos o plano horizontal o mais acessível e cômodo possível para os pedestres, limitando e concentrando o trânsito de veículos em uma via definida e protegemos o espaço aberto para os pedestres através de bancos corridos, desenhados e localizados especificamente para poder contemplar o grande mural de cerâmica talaverana que muda totalmente o aspecto da praça, passando a ser um dos espaços mais visados da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

A intervenção no plano vertical contribuirá na recuperação e valorização da torre da antiga muralha, que agora se encontra perdida entre os edifícios que competem com sua altura, para finalmente destacar e se converter, juntamente com o mural cerâmico, em um monumento digno de contemplação.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO" [Rehabilitación Plaza de San Miguel / OOIIO] 31 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781182/rehabilitacion-praca-de-san-miguel-ooiio> ISSN 0719-8906