Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO - Mais Imagens+ 11

Talavera de la Reina, Espanha
  • Arquitetos: OOIIO; OOIIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Obra: Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García.
  • Cliente: Prefeitura de Talavera de La Reina.
  • Orçamento: 338.000 euros.

  • Equipe Concurso: Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García, Gloria Moya Paniagua
  • Projeto De Execução: Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García.
  • Cidade: Talavera de la Reina
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Diagrama

Descrição enviada pela equipe de projeto. OOIIO obteve o Primeiro Lugar no concurso para a reabilitação da Praza del San Miguel, em Talavera de Reina, Espanha. O concurso foi organizado pela Prefeitura de Tavalera de la Reina dentro do programa URBAN 10+4 proyectos, que pretendia a revitalização de vários espaços públicos da cidade. OOIIOO ganhou dois dos concurso de projetos, a Plaza del Salvaddor e Plaza de San Miguel, graças à propostas que o elemento cerâmico era protagonista, o elemento artesanal mais importante de Talavera. O processo serviu para revitalizar a indústria local, evitar o fechamento de pequenas empresas familiares artesanais que colaboraram com o projeto, além de mostrar novos formatos de emprego da cerâmica para uma tradição centenária que se encontra em um momento difícil.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Ambas as Praças foram recentemente inauguradas no final de 2015 com uma grande aceitação e carinho pelos vizinhos, que exibem com orgulho e modernidade seu 'DNA', o símbolo de Talavera de la Reina, a cerâmica.

Planta baixa

Plaza de San Miguel:
 Trata-se de uma proposta de intervenção urbana que tem como objetivo principal revitalizar o espaço público degradado. Criamos um espaço simples e aberto a todos os vizinhos, que clama a converter-se em um novo símbolo para a cidade, graças ao uso contemporâneo de um material tradicional e artesanal como a famosa cerâmica de Talavera, símbolo bastante tradicional da cultura local que é motivo para orgulho de seus habitantes.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Esta proposta nasce de uma rigorosa análise das necessidades do espaço público de Talavera, de um estudo das circulações, de insolação, da topografia e dos usos existentes. Partindo do que era antes da intervenção, a praça era um espaço urbano residual, não acessível para pessoas idosas ou de mobilidade reduzida e utilizada como estacionamento informal.

Com intervenções simples, podemos converter este espaço degradado em uma das praças mais atrativas da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Reativemos o espaço público!

Apesar de que o objetivo era reciclar o plano horizontal da praça, preferimos concentrar as principais intervenções no plano vertical, já que a presença de grandes empenas cegas nos edifícios altos do entorno da praça foi compreendida como um dos grandes problemas que fazem que o usuário entenda este espaço da cidade como "uma parte dos fundos", um lugar secundário, pouco interessante e nada atrativo.

Fachada

Deixamos o plano horizontal o mais acessível e cômodo possível para os pedestres, limitando e concentrando o trânsito de veículos em uma via definida e protegemos o espaço aberto para os pedestres através de bancos corridos, desenhados e localizados especificamente para poder contemplar o grande mural de cerâmica talaverana que muda totalmente o aspecto da praça, passando a ser um dos espaços mais visados da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

A intervenção no plano vertical contribuirá na recuperação e valorização da torre da antiga muralha, que agora se encontra perdida entre os edifícios que competem com sua altura, para finalmente destacar e se converter, juntamente com o mural cerâmico, em um monumento digno de contemplação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:45600 Talavera de la Reina, Toledo, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO" [Rehabilitación Plaza de San Miguel / OOIIO] 31 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781182/rehabilitacion-praca-de-san-miguel-ooiio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.