O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Espanha
  5. OOIIO
  6. 2015
  7. Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO

Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO
Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO, © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. © Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda. + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    45600 Talavera de la Reina, Toledo, Espanha
  • Equipe Concurso

    Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García, Gloria Moya Paniagua
  • Projeto de execução

    Joaquín Millán Villamuelas, Jesús Reyes García.
  • Área

    2100.0 m²
  • Ano do Projeto

    2015
  • Category

Diagrama
Diagrama

Descrição enviada pela equipe de projeto. OOIIO obteve o Primeiro Lugar no concurso para a reabilitação da Praza del San Miguel, em Talavera de Reina, Espanha. O concurso foi organizado pela Prefeitura de Tavalera de la Reina dentro do programa URBAN 10+4 proyectos, que pretendia a revitalização de vários espaços públicos da cidade. OOIIOO ganhou dois dos concurso de projetos, a Plaza del Salvaddor e Plaza de San Miguel, graças à propostas que o elemento cerâmico era protagonista, o elemento artesanal mais importante de Talavera. O processo serviu para revitalizar a indústria local, evitar o fechamento de pequenas empresas familiares artesanais que colaboraram com o projeto, além de mostrar novos formatos de emprego da cerâmica para uma tradição centenária que se encontra em um momento difícil.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Ambas as Praças foram recentemente inauguradas no final de 2015 com uma grande aceitação e carinho pelos vizinhos, que exibem com orgulho e modernidade seu 'DNA', o símbolo de Talavera de la Reina, a cerâmica.

Planta baixa
Planta baixa

Plaza de San Miguel:
 Trata-se de uma proposta de intervenção urbana que tem como objetivo principal revitalizar o espaço público degradado. Criamos um espaço simples e aberto a todos os vizinhos, que clama a converter-se em um novo símbolo para a cidade, graças ao uso contemporâneo de um material tradicional e artesanal como a famosa cerâmica de Talavera, símbolo bastante tradicional da cultura local que é motivo para orgulho de seus habitantes.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Esta proposta nasce de uma rigorosa análise das necessidades do espaço público de Talavera, de um estudo das circulações, de insolação, da topografia e dos usos existentes. Partindo do que era antes da intervenção, a praça era um espaço urbano residual, não acessível para pessoas idosas ou de mobilidade reduzida e utilizada como estacionamento informal.

Com intervenções simples, podemos converter este espaço degradado em uma das praças mais atrativas da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

Reativemos o espaço público!

Apesar de que o objetivo era reciclar o plano horizontal da praça, preferimos concentrar as principais intervenções no plano vertical, já que a presença de grandes empenas cegas nos edifícios altos do entorno da praça foi compreendida como um dos grandes problemas que fazem que o usuário entenda este espaço da cidade como "uma parte dos fundos", um lugar secundário, pouco interessante e nada atrativo.

Fachada
Fachada

Deixamos o plano horizontal o mais acessível e cômodo possível para os pedestres, limitando e concentrando o trânsito de veículos em uma via definida e protegemos o espaço aberto para os pedestres através de bancos corridos, desenhados e localizados especificamente para poder contemplar o grande mural de cerâmica talaverana que muda totalmente o aspecto da praça, passando a ser um dos espaços mais visados da cidade.

© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.
© Eugenio H. Vegue y Francisco Sepúlveda.

A intervenção no plano vertical contribuirá na recuperação e valorização da torre da antiga muralha, que agora se encontra perdida entre os edifícios que competem com sua altura, para finalmente destacar e se converter, juntamente com o mural cerâmico, em um monumento digno de contemplação.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Revitalização da Praça de San Miguel / OOIIO" [Rehabilitación Plaza de San Miguel / OOIIO] 31 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781182/rehabilitacion-praca-de-san-miguel-ooiio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.