Casa Ageo / KASA Architects

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 2 de 21Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 3 de 21Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 4 de 21Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 5 de 21Casa Ageo / KASA Architects - Mais Imagens+ 16

Ageo, Japão
  • Arquiteto Encarregado: Shin Kasakake
  • Construtora: Sakagami corporation.inc
  • Mobiliário: Studio Anagram.inc
  • Cidade: Ageo
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 15 de 21
© Ikunori Yamamoto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Ageo nasceu da necessidade de transformar uma antiga casa unifamiliar em uma residência para acolher a um jovem casal e o pai de um deles. O lote está localizado em Ageo, Saitama, em uma área de convergência de terrenos dispersos com residências de, aproximadamente, 25 anos de idade. Acredito que esse projeto foi concebido para dar forma a uma casa de "uma família e meia", mais do que uma casa de duas famílias. Essa situação singular é formada pelo pai, que construiu uma casa no terreno há 25 anos; sua filha, que nasceu em Ageo e trabalha em Tóquio; e o marido, que recentemente veio juntar-se à família.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 14 de 21
© Ikunori Yamamoto

Para reconstruir a casa existente com uma área construída menor do que a anterior, era necessário criar um desenho que considera o aproveitamento máximo da superfície disponível do terreno e, ao mesmo tempo, garante que haja espaço adequado para a família dentro do edifício.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 17 de 21
Planta Primeiro Pavimento

Com 4,55 metros de frente por 9,10 metros de profundidade e o 8 metros de altura, a residência é coberta por um teto inclinado com o ponto mais alto alcançado na face norte. Decidi que estas eram as melhores medidas pelo tamanho das lâminas metálicas com as quais construiu-se a casa, que assim poderiam circular pelas ruas ao redor do terreno, que tem 4 metros de largura.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 2 de 21
© Ikunori Yamamoto

Dentro de um contexto no qual a construção se vê rodeada de edifícios muito próximos, o projeto propõe um volume de ar na face sul que garante privacidade, iluminação natural durante o dia, e a manutenção de um fluxo de ventilação constante.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 18 de 21
Planta Segundo Pavimento

A proposta para "uma família e meia" contempla o primeiro pavimento da casa, dedicado ao pai e o segundo para o jovem casal. O pavimento do pai contem seu dormitório, a cozinha, uma entrada compartilhada, armários, banheiro e closet. Na área do closet existe uma área comum que funciona como catalisador entre as divisões da casa. O projeto tenta manter as funções principais dentro dos novos limites mais estritos e concede o protagonismo para os espaços, a fim de enriquecer o novo arranjo de vida.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 4 de 21
© Ikunori Yamamoto

O segundo pavimento foi organizado em uma distribuição simples, incluindo a sala de estar/jantar e cozinha, além do dormitório do casal. Nesse nível também existe um espaço aberto localizado na parte mais alta do edifício. Na área da sala, com uma altura máxima de 4 metros, a janela horizontal, que funciona principalmente como abertura para ventilação, está localizada a 0,9 metros do piso, abaixando o centro de gravidade do cômodo e transformando-o em um espaço tranquilo. Ao mesmo tempo, essa janela horizontal promove a circulação, causando um efeito de movimento devido à relação entre o elemento horizontal e a verticalidade da iluminação que entra pela claraboia.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 21 de 21
Corte 2

Através desse projeto me lembrei que, apesar das casas vazias serem, normalmente, consideradas um problema, a questão principal é a constituição da família. Acredito que residências para "uma família e meia" são uma aproximação à possibilidade de um novo estilo residencial.

Casa Ageo / KASA Architects - Imagem 5 de 21
© Ikunori Yamamoto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ageo / KASA Architects" [House Ageo / KASA Architects] 27 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/781012/casa-ageo-kasa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.