Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 2 de 22Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 3 de 22Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 4 de 22Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 5 de 22Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Mais Imagens+ 17

  • Autor: István Ligetvári
  • Co Autor: Zoltán Kovács
  • Colaboradores: Dorottya Sára Ligetvári, Csaba Kántor, Dániel Timmer
  • Desenho Do Vitral: Eleonóra Balogh
  • Interiores: István Ligervári, Zoltán Kovács
  • Cidade: Dabas
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Acreditamos que os objetivos da arquitetura são apenas mensagens da era moderna. Uma metáfora sobre a relação entre as pessoas e sua vida terrena. Nós buscamos representar a morfologia urbana em termos dos materiais usados e outros elementos.

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 16 de 22
Planta Baixa

O contraforte se elevando representa o nascimento, a estátua central simboliza a vida transcorrida e, atrás dela, estão as portas do céu. O interior do edifício é a "doca" de partida para a última viagem. O vitral azul em três peças com o motivo do "pássaro espiritual" simboliza o "além".

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 5 de 22
© Dorottya Sára Ligetvári

O Catafalco

Um espaço de transição. A frente está a vida terrena e, na área posterior, na parede transparente encontra-se o "além". A luz que ilumina desde cima e os raios que caem sobre o catafalco simbolizam o Criador que está presente.

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 8 de 22
© Dorottya Sára Ligetvári

Fazendo peso

O contraforte surge do solo para o peso principal do edifício que contém a casa funerária. Continua como uma parede sólida sob o teto, gira e descende para o bosque para regressar sob terra de novo. De Alfa a Omega.

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 15 de 22
© Dorottya Sára Ligetvári

Os visitantes ocupam um "bloco d'água", espaço para rituais e serviços relacionados com cemitérios. O ritual acontece no catafalco onde estão os familiares próximos. Ao remover a divisão deslizável, exterior e interior se tornam um, desta forma todos se envolvem na cerimônia.

Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office - Imagem 2 de 22
© Dorottya Sára Ligetvári

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dabas, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Funerária em Dabas / L.Art Architectural Office" [Funeral Home in Dabas / L.Art Architectural Office] 25 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780899/casa-funeraria-em-dabas-lart-architectural-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.