O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Espanha
  5. Tomás Amat Estudio de Arquitectura
  6. 2015
  7. Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura

Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura

  • 09:00 - 27 Janeiro, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura
Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura, © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 24

  • Arquitetos

  • Localização

    Alicante, Espanha
  • Arquitetos

    Pablo Belda, Tomás Amat
  • Arquitetos Colaboradores

    Alejandro Sánchez, Ángel Sánchez, Pedro A. Muñoz, Javier Campoy
  • Área

    200.0 m2
  • Ano do Projeto

    2015
  • Fotografias

  • Marcenaria

    Manolo García
  • Empresas Colaboradoras

    DuPontTM Corian®, EXPOEQUIPA, HISPANITAS, URBANA DE EXTERIORES, TECNOCEMENTO, MANOLO GARCÍA TALLER DE CARPINTERÍA, CARPINTERIA SIRVENT, ELECTRICIDAD DALMA DISTEAL, ALBA SPAIN, ABAD MULTISERVICIOS
  • Mais informações Menos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi feito para a cidade e para criar um novo espaço de reunião e comunicação na área. A construção foi concluída com a participação de várias empresas e instituições e seu nome refere-se ao local, à natureza e ao seu uso atual. É literalmente uma cigarra em um jardim. "Fizemos uma adaptação para o espaço em que vivemos. Um inseto adaptado ao ambiente, concebido e desenhado especificamente para Las Cigarreras. A ideia não era criar um café normal, mas um trabalho excepcional que se conecta com o ambiente cultural circundante", diz Paul Belda, arquiteto do projeto.

© David Frutos
© David Frutos

La Cigarra tem a capacidade de adaptar seu tamanho para as necessidades específicas. Seu espaço interior de 74 metros quadrados pode se transformar em 127 metros quadrados. Além disso, a estrutura consiste em três partes principais: cabeça, corpo e cauda. Cada forma é entendida como uma parte autônoma, mas formando uma peça homogênea. O processo de desenvolvimento do projeto, a materialidade, a geometria, a funcionalidade e os usos de cada uma destas três partes do inseto atendem aos diferentes usos e se moldam às diversas necessidades de layout.

© David Frutos
© David Frutos

O sistema de adaptação espacial se dá por uma estrutura de metal que pode ser perfeitamente vista na simulação das guelras. Para atender a "cabeça" da cigarra, Tomás Amat e Pablo Belda escolheram o material Corian® branco, que se encaixa perfeitamente e oferece quase infinitas possibilidades para jogar com a luz e suas cores. Nesta área de 75 metros quadrados fica as áreas técnicas do edifício, a cozinha, o depósito, a despensa e a câmara fria não são incompatíveis com os critérios de beleza e funcionalidade.

Detalhe
Detalhe

O centro da instalação reflete o corpo da cigarra, onde criamos um espaço para vivências e salão de inverno em 65 metros quadrados.

© David Frutos
© David Frutos

Por último, a "cauda" da cigarra é uma grande agulha de madeira, executada pelo artista Manolo Garcia, com 45 metros de comprimento. Ela nos leva à área geográfica em que a cigarra habita. Peças de materiais nobres estão dispostas ao longo de uma das principais circulações que se conectam. Os arquitetos criaram um tecido e uma pele livre que pode abraçar o corpo e a cabeça e se retrair para se adaptar ao espaço do jardim, um lugar para o verão.

© David Frutos
© David Frutos

Com o projeto ousado dos arquitetos Pablo  Breda e Tomás Amat, do Tomás Amat Estudio de Arquitectura, este edifício cheio de inovação torna Las Cigarreras um espaço cultural aberto e original, típico da arquitetura moderna do século XXI.

Fachada
Fachada
Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte

Cabe dizer que seu interesse social e cultural incentivou as empresas participantes a colaborar também economicamente com o projeto, portanto ele  proclama o seu compromisso nesta área e seus nomes foram gravados nas placas de Corian®. Como disse Tomás Amat, "Conseguimos um espaço público, todos nós. Em tempos difíceis, entendemos a importância da cooperação, o valor do público, pelas empresas como Hispanitas, Finistral e DuPont, em um orçamento que se completou com a ajuda da prefeitura de Alicante e da concessionária El Sorell."

© David Frutos
© David Frutos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Tomás Amat Estudio de Arquitectura
Escritório
Cita: "Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura" [Espacio Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura] 27 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780874/espaco-cultural-las-cigarreras-de-alicante-tomas-amat-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906