Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura

Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Tomás Amat Estudio de Arquitectura; Tomás Amat Estudio de Arquitectura, Pablo Belda, Tomás Amat
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Pierinelli
  • Marcenaria: Manolo García
  • Empresas Colaboradoras: DuPontTM Corian®, EXPOEQUIPA, HISPANITAS, URBANA DE EXTERIORES, TECNOCEMENTO, MANOLO GARCÍA TALLER DE CARPINTERÍA, CARPINTERIA SIRVENT, ELECTRICIDAD DALMA DISTEAL, ALBA SPAIN, ABAD MULTISERVICIOS
  • Arquitetos : Pablo Belda, Tomás Amat
  • Arquitetos Colaboradores: Alejandro Sánchez, Ángel Sánchez, Pedro A. Muñoz, Javier Campoy
  • Cidade: Alicante
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi feito para a cidade e para criar um novo espaço de reunião e comunicação na área. A construção foi concluída com a participação de várias empresas e instituições e seu nome refere-se ao local, à natureza e ao seu uso atual. É literalmente uma cigarra em um jardim. "Fizemos uma adaptação para o espaço em que vivemos. Um inseto adaptado ao ambiente, concebido e desenhado especificamente para Las Cigarreras. A ideia não era criar um café normal, mas um trabalho excepcional que se conecta com o ambiente cultural circundante", diz Paul Belda, arquiteto do projeto.

© David Frutos

La Cigarra tem a capacidade de adaptar seu tamanho para as necessidades específicas. Seu espaço interior de 74 metros quadrados pode se transformar em 127 metros quadrados. Além disso, a estrutura consiste em três partes principais: cabeça, corpo e cauda. Cada forma é entendida como uma parte autônoma, mas formando uma peça homogênea. O processo de desenvolvimento do projeto, a materialidade, a geometria, a funcionalidade e os usos de cada uma destas três partes do inseto atendem aos diferentes usos e se moldam às diversas necessidades de layout.

© David Frutos

O sistema de adaptação espacial se dá por uma estrutura de metal que pode ser perfeitamente vista na simulação das guelras. Para atender a "cabeça" da cigarra, Tomás Amat e Pablo Belda escolheram o material Corian® branco, que se encaixa perfeitamente e oferece quase infinitas possibilidades para jogar com a luz e suas cores. Nesta área de 75 metros quadrados fica as áreas técnicas do edifício, a cozinha, o depósito, a despensa e a câmara fria não são incompatíveis com os critérios de beleza e funcionalidade.

Detalhe

O centro da instalação reflete o corpo da cigarra, onde criamos um espaço para vivências e salão de inverno em 65 metros quadrados.

© David Frutos

Por último, a "cauda" da cigarra é uma grande agulha de madeira, executada pelo artista Manolo Garcia, com 45 metros de comprimento. Ela nos leva à área geográfica em que a cigarra habita. Peças de materiais nobres estão dispostas ao longo de uma das principais circulações que se conectam. Os arquitetos criaram um tecido e uma pele livre que pode abraçar o corpo e a cabeça e se retrair para se adaptar ao espaço do jardim, um lugar para o verão.

© David Frutos

Com o projeto ousado dos arquitetos Pablo  Breda e Tomás Amat, do Tomás Amat Estudio de Arquitectura, este edifício cheio de inovação torna Las Cigarreras um espaço cultural aberto e original, típico da arquitetura moderna do século XXI.

Fachada
Planta Baixa
Corte

Cabe dizer que seu interesse social e cultural incentivou as empresas participantes a colaborar também economicamente com o projeto, portanto ele proclama o seu compromisso nesta área e seus nomes foram gravados nas placas de Corian®. Como disse Tomás Amat, "Conseguimos um espaço público, todos nós. Em tempos difíceis, entendemos a importância da cooperação, o valor do público, pelas empresas como Hispanitas, Finistral e DuPont, em um orçamento que se completou com a ajuda da prefeitura de Alicante e da concessionária El Sorell."

© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura" [Espacio Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura] 27 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780874/espaco-cultural-las-cigarreras-de-alicante-tomas-amat-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.