O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Cultural
  4. Espanha
  5. Tomás Amat Estudio de Arquitectura
  6. 2015
  7. Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura

Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura

  • 09:00 - 27 Janeiro, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura
Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura, © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 24

  • Marcenaria

    Manolo García
  • Empresas Colaboradoras

    DuPontTM Corian®, EXPOEQUIPA, HISPANITAS, URBANA DE EXTERIORES, TECNOCEMENTO, MANOLO GARCÍA TALLER DE CARPINTERÍA, CARPINTERIA SIRVENT, ELECTRICIDAD DALMA DISTEAL, ALBA SPAIN, ABAD MULTISERVICIOS
  • Mais informações Menos informações
© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi feito para a cidade e para criar um novo espaço de reunião e comunicação na área. A construção foi concluída com a participação de várias empresas e instituições e seu nome refere-se ao local, à natureza e ao seu uso atual. É literalmente uma cigarra em um jardim. "Fizemos uma adaptação para o espaço em que vivemos. Um inseto adaptado ao ambiente, concebido e desenhado especificamente para Las Cigarreras. A ideia não era criar um café normal, mas um trabalho excepcional que se conecta com o ambiente cultural circundante", diz Paul Belda, arquiteto do projeto.

© David Frutos
© David Frutos

La Cigarra tem a capacidade de adaptar seu tamanho para as necessidades específicas. Seu espaço interior de 74 metros quadrados pode se transformar em 127 metros quadrados. Além disso, a estrutura consiste em três partes principais: cabeça, corpo e cauda. Cada forma é entendida como uma parte autônoma, mas formando uma peça homogênea. O processo de desenvolvimento do projeto, a materialidade, a geometria, a funcionalidade e os usos de cada uma destas três partes do inseto atendem aos diferentes usos e se moldam às diversas necessidades de layout.

© David Frutos
© David Frutos

O sistema de adaptação espacial se dá por uma estrutura de metal que pode ser perfeitamente vista na simulação das guelras. Para atender a "cabeça" da cigarra, Tomás Amat e Pablo Belda escolheram o material Corian® branco, que se encaixa perfeitamente e oferece quase infinitas possibilidades para jogar com a luz e suas cores. Nesta área de 75 metros quadrados fica as áreas técnicas do edifício, a cozinha, o depósito, a despensa e a câmara fria não são incompatíveis com os critérios de beleza e funcionalidade.

Detalhe
Detalhe

O centro da instalação reflete o corpo da cigarra, onde criamos um espaço para vivências e salão de inverno em 65 metros quadrados.

© David Frutos
© David Frutos

Por último, a "cauda" da cigarra é uma grande agulha de madeira, executada pelo artista Manolo Garcia, com 45 metros de comprimento. Ela nos leva à área geográfica em que a cigarra habita. Peças de materiais nobres estão dispostas ao longo de uma das principais circulações que se conectam. Os arquitetos criaram um tecido e uma pele livre que pode abraçar o corpo e a cabeça e se retrair para se adaptar ao espaço do jardim, um lugar para o verão.

© David Frutos
© David Frutos

Com o projeto ousado dos arquitetos Pablo  Breda e Tomás Amat, do Tomás Amat Estudio de Arquitectura, este edifício cheio de inovação torna Las Cigarreras um espaço cultural aberto e original, típico da arquitetura moderna do século XXI.

Fachada
Fachada
Planta Baixa
Planta Baixa
Corte
Corte

Cabe dizer que seu interesse social e cultural incentivou as empresas participantes a colaborar também economicamente com o projeto, portanto ele proclama o seu compromisso nesta área e seus nomes foram gravados nas placas de Corian®. Como disse Tomás Amat, "Conseguimos um espaço público, todos nós. Em tempos difíceis, entendemos a importância da cooperação, o valor do público, pelas empresas como Hispanitas, Finistral e DuPont, em um orçamento que se completou com a ajuda da prefeitura de Alicante e da concessionária El Sorell."

© David Frutos
© David Frutos

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura" [Espacio Cultural Las Cigarreras de Alicante / Tomás Amat Estudio de Arquitectura] 27 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780874/espaco-cultural-las-cigarreras-de-alicante-tomas-amat-estudio-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.