Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 2 de 20Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 3 de 20Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 4 de 20Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 5 de 20Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Mais Imagens+ 15

  • Autores: Oriol Cusidó, Irene Marzo
  • Gestão Do Projeto: Diputació de Barcelona (Barcelona Provincial Government)
  • Promotor: Igualada Town Council
  • Orçamento: 750.000 €
  • Cidade: Igualada
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 10 de 20
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Reabilitação integral de dois curtumes no bairro Rec, uma área industrial localizada ao sul de Igualada, formado por curtumes antigos, modestas arquitetura sem um valor de patrimônio excepcional, mas de grande importância para a cidade do ponto de vista da memória histórica.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 6 de 20
© Adrià Goula

A estrutura do projeto é uma operação estratégica urbana olhando para reforçar os seus bens patrimoniais. O projeto é o primeiro passo da intervenção, com o objetivo de criar um espaço para a divulgação de bronzeamento no século XXI.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 20 de 20
Corte

A reabilitação dos curtumes não se coloca como a simples recuperação de um edifício isolado, desconectado de seus arredores, mas de um ponto de vista funcional, completa o Museu de Couro contíguo e oferece um futuro pólo de atração turística da cidade.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 4 de 20
© Adrià Goula

É projetado um "edifício-porta", que tanto a partir de permeabilidade física, bem como no programa e layout, gera um percurso museográfico que faz com que o próprio espaço urbano participe. Por sua vez, este se abre ao Rec para que o novo equipamento exerça sua função catalisadora na recuperação deste bairro.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 15 de 20
© Adrià Goula

O projeto tem como objetivo qualificar o edifício em seu exterior, para conservar em seu interior os elementos de construção existentes e o conjunto de paredes como eles foi encontrado. As fachadas são restauradas ao seu estado original: o tamanho e o ritmo de abertura são recuperados, e são colocadas novas marcenarias e venezianas de madeira. Aposta-se num cromatismo duplo, com as cores do bairro, que enaltece os dois edifícios.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 8 de 20
© Adrià Goula

Dentro das soluções construtivas, reforços e "feridas" existentes nas paredes são respeitados ... A história da fábrica está expressa no interior, e neste sentido, a intervenção preserva essa memória evitando mascarar, raspar ou polir... A intervenção na estrutura existente é mínima, aproveitando ao máximo todos os elementos, reforçando-os, se necessário, com soluções simples e econômicas.

Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes - Imagem 2 de 20
© Adrià Goula

De acordo com este objetivo, é estudado em pormenor o funcionamento de todos os elementos para encontrar a solução ótima para cada um. Os reforços são mostrados como uma outra fase da transformação funcional do edifício e os reforços existentes não estão ocultos ou disfarçados.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer del Rec, 25, 08700 Igualada, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Europeu da Pele / taller 9s arquitectes" [European Headquarters Of The Quality Leather Center / taller 9s arquitectes] 23 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780839/centro-europeu-da-pele-taller-9s-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.