O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Besonias Almeida Arquitectos
  6. 2015
  7. Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos

Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos
Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos, © Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

© Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla © Gustavo Sosa Pinilla + 20

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

O lugar

Costa Esmeralda é um empreendimento privado sobre na costa bonaerense, a 390 km de Buenos Aires. Trata-se de uma urbanização recente com uma pequena floresta de jovens acácias e pinheiros marítimos, e alguns setores de bosques consolidados.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

O lote está num declive suave para a rua e a inclinação mais importante está para o fundo. Esta área conta com uma abundante arborização de jovens pinheiros marítimos. De modo que é conservada esta vegetação, o que for construído no restante do lote estará exposto ao intenso sol e ventos costeiros.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A encomenda

O pedido consistiu numa casa com uma proposta estética construtiva similar às construídas no bosque do Mar Azul, valorizada segundo os comitentes tanto por sua austeridade formal como pela baixa manutenção que requer.

Planta Baixa
Planta Baixa

A casa seria habitada fundamentalmente no verão por uma família - casal e três filhos. Deveria contar com um espaço generoso para desenvolver atividades comuns, como uma cozinha integrada visualmente ao mesmo e uma expansão ao ar livre que permitisse desfrutar do bosque. São necessários três dormitórios: um deles com banheiro privado e vestiário, os outros dois preparados para receber convidados eventualmente. Todos os ambientes deveriam ser desenvolvidos em apenas um nível.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

A proposta

A casa se apresenta como um único volume perfurado por um pátio que na realidade oculta uma organização nos dois setores bem diferenciados por seu uso e que para se acomodar ao relevo se situam com uma diferença de 0,45 m escondida no exterior pela altura das vigas perimetrais. Estes dois setores ficam conectados entre si por uma suave rampa que salva o desnível e por uma pérgola de concreto que possui forte presença.

© Gustavo Sosa Pinilla
© Gustavo Sosa Pinilla

O setor mais privado da casa é localizado na frente protegido do sol do Noroeste e das vistas da rua. O setor social e seu terraço de expansão se localizam em relação direto com as árvores que ocupam o fundo do lote, mas também em contato com o pátio de acesso. Este espaço se transforma em protagonista da proposta por sua localização estratégica e pela riqueza espacial que aporta a pérgola com os diferentes jogos de luzes e sombras que o percurso do sol gera ao longo do dia.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Besonias Almeida Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa S&S / Besonias Almeida Arquitectos" [S&S House / Besonias Almeida Arquitectos] 22 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780837/casa-s-and-s-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906