MCB promove oficina de calçada para comemorar os 462 anos de São Paulo

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza no dia 24 de janeiro, domingo às 14h30, a “Oficina de calçada” com o arte-educador Marcos Gorgatti, que pesquisa a relação de aproximação entre arte e design. A programação celebra os 462 anos da cidade de São Paulo, comemorados no dia 25 de janeiro.

Com inscrições gratuitas e vagas limitadas, a atividade propõe a construção de uma calçada a partir da identidade criada por Mirthes dos Santos Pinto para pisos da cidade de São Paulo (as famosas calçadas que interpõem imagens pretas e brancas do mapa do Estado). Os participantes receberão módulos de calçada em EVA (Espuma Vinílica Acetinada) para criar seus próprios desenhos.

O esboço escolhido pela maioria será desenvolvido coletivamente com ladrilhos reais e, ao final, o resultado será observado a partir de um ponto elevado, dando uma visão geral do que foi montado. “A proposta da oficina é incentivar cada participante a construir seu próprio padrão de calçada a partir do debate sobre qual imagem melhor representa São Paulo”, explica Marcos Gorgatti.

As inscrições podem ser feitas por e-mail (agendamento@mcb.org.br) ou telefone (3026-3913/3032-3727).

Sobre Marcos Gorgatti
Educador da equipe do MCB, Marcos Gorgatti desenvolve pesquisa focalizada nas relações entre arte e design (fotografia, instalações site-specific, escultura e serigrafia), atuando como educador, artista visual, plástico e fotógrafo. Representado pela galeria paulistana Emma Thomas, realizou exposições individuais no Centro Universitário Maria Antônia (SP); Palácio das Artes (BH); e coletivas como a “Nova Escultura Brasileira” (Caixa Cultural RJ) e “Risco #3 – Cor local, ausência e memória” (Sesc Belenzinho).

Sobre o Educativo MCB
O Educativo MCB propõe práticas que articulam o olhar, o fazer e o pensar. Queremos que os visitantes assumam o papel de investigadores, pesquisando os conteúdos que o museu oferece em uma perspectiva contemporânea. A ideia é criar desafios para que os participantes das atividades educativas levantem questões a partir de suas próprias experiências e descubram novos sentidos ao relacionar a visita ao MCB com suas vidas.

Visitas em grupos – em geral, instituições de ensino e sociais podem ser agendadas previamente. A duração é de aproximadamente uma hora e meia. Grupos com mais de 25 pessoas são divididos em duas turmas. Visitas espontâneas podem ser realizadas individualmente ou em grupo. 

Via MCB

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "MCB promove oficina de calçada para comemorar os 462 anos de São Paulo" 22 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780818/mcb-promove-oficina-de-calcada-para-comemorar-os-462-anos-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.