Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 2 de 21Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 3 de 21Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 4 de 21Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 5 de 21Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Mais Imagens+ 16

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 6 de 21
© Rubén P. Bescós

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste de um edifício público que abriga um centro cultural e de lazer no vilarejo de Getafe, nos arredores de Madri, Espanha.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 8 de 21
© Rubén P. Bescós

A ideia principal do projeto é renovar completamente um edifício abandonado por anos, que uma vez já abrigou o mercado municipal. O terreno onde está localizado está no centro da cidade junto à praça principal, onde também está a sede do conselho municipal. O edifício existente apresentava semi-ruínas e a proposta da municipalidade era proporcionar aos cidadãos um centro multifuncional focado sobretudo em eventos culturais.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 15 de 21
© Rubén P. Bescós

O terreno consiste de um lote retangular com 510 m² de superfície, que era composto de dois edifícios e uma área vazia. O primeiro, com dois pavimentos acomoda a entrada principal e a fachada da "Plaza de la Constituición".

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 5 de 21
© Rubén P. Bescós

O segundo edifício consistia a parte principal do antigo mercado municipal, um espaço com caráter bastante translúcido e com um grande pé-direito, com uma estrutura composta de treliças e cabos metálicos, que aliados à pequena praça, conformam a frente da Rua de los Jardines.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 16 de 21
© Inés Mollá for RecordUs

O projeto de reforma do mercado municipal possui  dois pavimentos com um sub-solo. A distribuição do térreo compreende o hall principal, um grande espaço multiuso, espaços de armazenamento e serviços. O segundo pavimento possui duas grandes salas de aula e áreas conuns. No subsolo estão todas as áreas de armazenamento e demais instalações técnicas. 

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 20 de 21
Planta Térreo

No pavimento térreo, que conta com uma área útil total de 450 m² estão o hall de entrada, vestiários, sanitários, e sala de exposições e atividades.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 2 de 21
© Inés Mollá for RecordUs

No pavimento superior, com área útil de 205 m², estão um lobby, banheiros e duas salas multiuso para exposições, aulas e reuniões.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 19 de 21
Planta Baixa

O acesso principal se dá na Plaza de la Constitución, mas o acesso de carga e descarga e de serviços se dá pela Rua de los Jardines.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 12 de 21
© Rubén P. Bescós

O projeto propõe um edifício com 'imagem moderna e tecnológica' que acomoda e protege o interior do antigo edifício e preserva todos seu caráter original: as paredes, a cobertura em cerâmica, as estruturas de concreto, e demais elementos que são incorporadas ao novo projeto utilizando materiais sustentáveis com o mesmo caráter industrial do edifício original.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 3 de 21
© Inés Mollá for RecordUs

A fachada externa foi desenhada como uma envoltória de lâminas de alumínio branco que atravessam o edifício, simulando o mesmo ritmo das estruturas internas do espaço com caráter translúcido. Este ritmo informal é quebrado com algumas peças que se distanciam da fachada em momentos diferentes para criar diferentes situações de iluminação externa do edifício. Da fachada é possível obter a mesma sensação do interior do grande espaço multiuso, revestido por uma segunda envoltória, a antiga fachada de tijolos pintada em preto no lado externo. A fachada localizada na praça, onde está o acesso principal do edifício principal é interrompida com a conservação do acesso do antigo mercado.

Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero - Imagem 9 de 21
© Rubén P. Bescós

Com este projeto, o escritório responsável A-cero busca proporcionar um elemento moderno à cidade, além de sua função sócio-cultural que encoraja a revitalização do centro de Getafe.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Getafe, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Cultural Mercado Getafe / A-cero" [Mercado de Getafe Cultural Center / A-cero] 20 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780530/centro-cultural-mercado-getafe-a-cero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.