Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: AB3D; AB3D
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4916
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ansis Starks
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Intra Lighting, Latvijas Finieris
Mais informaçõesMenos informações
© Ansis Starks

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade está localizada em uma das principais ruas de Rezekne, no centro da cidade. A área total do campus universitário é de 4.2 ha e está rodeado de projetos de habitação construídos no período de domínio soviético, com grupos de edifícios que diferem de tamanho e não seguem nenhuma estrutura lógica, embora o campus em si date de 1920 e seja considerado patrimônio histórico. O arquiteto letão Pauls Kundzins projetou o edifício principal em 1927 para como sede do Instituto de Professores, que era rodeado por um parque com árvores frondosas que perduram até hoje. A estrutura do novo espaço verde é formado por árvores existentes, assim como novos agrupamentos de vegetação decorativos nas áreas de entradas do edifício, demarcando o eixo frontal da entrada principal. A praça é o elemento central do conceito da nova área projetada, ilustrando o perfil específico do projeto: a engenharia.

© Ansis Starks

O edifício do Departamento de Engenharia é apenas o primeiro passo em um grande programa de renovação do Campus de Rezekne, que inclui a construção de um edifício para o Departamento de Economia, além de um centro esportivo, moradias estudantis e uma série de objetos de infraestrutura de apoio.

Planta Baixa

O novo edifício está localizado na parte norte do campus, fazendo fronteira com a área residencial circundante. O Departamento de Engenharia é um edifício de três pavimentos com um subsolo funcional. Ele consiste de um volume térreo conjugado com um volumes de três pavimentos em cada extremidade. Salas de aula, auditórios e alguns laboratórios estão localizados no subsolo e no pavimento térreo. O primeiro e o segundo pavimentos contém os escritórios administrativos, a biblioteca e o restante dos laboratórios. A área de cobertura que liga os dois volumes de três pavimentos foi concebida como um espaço de lazer para alunos e funcionários.

A estrutura do edifício é composta de vigas, colunas, paredes e lajes de concreto armado. Já a cobertura por sobre o anfiteatro é feita de painéis pré-fabricados de concreto armado de 400 mm. 

© Ansis Starks

A fachada é coberta com painéis de compensados de madeira revestidos de poliuretano que compõem uma padronagem irregular. As escadarias externas em espiral são feitas de metal, e por razões de segurança são protegidas por uma tela de steel-frame. Nos interiores, uma série de elementos construtivos do edifício, assim como alguns mecanismos de comunicação são deixados propositalmente aparentes. 

© Ansis Starks

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rēzekne, Letônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D" [Rezekne University Department of Engineering / AB3D] 18 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780437/deparatamento-de-engenharia-da-universidade-de-rezekne-ab3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.