O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Letônia
  5. AB3D
  6. 2014
  7. Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D
Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D, © Ansis Starks
© Ansis Starks

© Ansis Starks © Ansis Starks © Ansis Starks © Ansis Starks + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Rēzekne, Letônia
  • Equipe de Projeto

    Juris Mitenbergs, Peteris Spurins, Uldis Tucs, Guna Priede
  • Área

    4916.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

  • Category

© Ansis Starks
© Ansis Starks

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade está localizada em uma das principais ruas de Rezekne, no centro da cidade. A área total do campus universitário é de 4.2 ha e está rodeado de projetos de habitação construídos no período de domínio soviético, com grupos de edifícios que diferem de tamanho e não seguem nenhuma estrutura lógica, embora o campus em si date de 1920 e seja considerado patrimônio histórico. O arquiteto letão Pauls Kundzins projetou o edifício principal em 1927 para como sede do Instituto de Professores, que era rodeado por um parque com árvores frondosas que perduram até hoje. A estrutura do novo espaço verde é formado por árvores existentes, assim como novos agrupamentos de vegetação decorativos nas áreas de entradas do edifício, demarcando o eixo frontal da entrada principal. A praça é o elemento central do conceito da nova área projetada, ilustrando o perfil específico do projeto: a engenharia.

© Ansis Starks
© Ansis Starks

O edifício do Departamento de Engenharia é apenas o primeiro passo em um grande programa de renovação do Campus de Rezekne, que inclui a construção de um edifício para o Departamento de Economia, além de um centro esportivo, moradias estudantis e uma série de objetos de infraestrutura de apoio.

Planta Baixa
Planta Baixa

O novo edifício está localizado na parte norte do campus, fazendo fronteira com a área residencial circundante. O Departamento de Engenharia é um edifício de três pavimentos com um subsolo funcional. Ele consiste de um volume térreo conjugado com um volumes de três pavimentos em cada extremidade. Salas de aula, auditórios e alguns laboratórios estão localizados no subsolo e no pavimento térreo. O primeiro e o segundo pavimentos contém os escritórios administrativos, a biblioteca e o restante dos laboratórios. A área de cobertura que liga os dois volumes de três pavimentos foi concebida como um espaço de lazer para alunos e funcionários.

A estrutura do edifício é composta de vigas, colunas, paredes e lajes de concreto armado. Já a cobertura por sobre o anfiteatro é feita de painéis pré-fabricados de concreto armado de 400 mm. 

© Ansis Starks
© Ansis Starks

A fachada é coberta com painéis de compensados de madeira revestidos de poliuretano que compõem uma padronagem irregular. As escadarias externas em espiral são feitas de metal, e por razões de segurança são protegidas por uma tela de steel-frame. Nos interiores, uma série de elementos construtivos do edifício, assim como alguns mecanismos de comunicação são deixados propositalmente aparentes. 

© Ansis Starks
© Ansis Starks

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D" [Rezekne University Department of Engineering / AB3D] 18 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780437/deparatamento-de-engenharia-da-universidade-de-rezekne-ab3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.