O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instituto
  4. Letônia
  5. AB3D
  6. 2014
  7. Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D

Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D
Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D, © Ansis Starks
© Ansis Starks

© Ansis Starks © Ansis Starks © Ansis Starks © Ansis Starks + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Rēzekne, Letônia
  • Equipe de Projeto

    Juris Mitenbergs, Peteris Spurins, Uldis Tucs, Guna Priede
  • Área

    4916.0 m²
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

© Ansis Starks
© Ansis Starks

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade está localizada em uma das principais ruas de Rezekne, no centro da cidade. A área total do campus universitário é de 4.2 ha e está rodeado de projetos de habitação construídos no período de domínio soviético, com grupos de edifícios que diferem de tamanho e não seguem nenhuma estrutura lógica, embora o campus em si date de 1920 e seja considerado patrimônio histórico. O arquiteto letão Pauls Kundzins projetou o edifício principal em 1927 para como sede do Instituto de Professores, que era rodeado por um parque com árvores frondosas que perduram até hoje. A estrutura do novo espaço verde é formado por árvores existentes, assim como novos agrupamentos de vegetação decorativos nas áreas de entradas do edifício, demarcando o eixo frontal da entrada principal. A praça é o elemento central do conceito da nova área projetada, ilustrando o perfil específico do projeto: a engenharia.

© Ansis Starks
© Ansis Starks

O edifício do Departamento de Engenharia é apenas o primeiro passo em um grande programa de renovação do Campus de Rezekne, que inclui a construção de um edifício para o Departamento de Economia, além de um centro esportivo, moradias estudantis e uma série de objetos de infraestrutura de apoio.

Planta Baixa
Planta Baixa

O novo edifício está localizado na parte norte do campus, fazendo fronteira com a área residencial circundante. O Departamento de Engenharia é um edifício de três pavimentos com um subsolo funcional. Ele consiste de um volume térreo conjugado com um volumes de três pavimentos em cada extremidade. Salas de aula, auditórios e alguns laboratórios estão localizados no subsolo e no pavimento térreo. O primeiro e o segundo pavimentos contém os escritórios administrativos, a biblioteca e o restante dos laboratórios. A área de cobertura que liga os dois volumes de três pavimentos foi concebida como um espaço de lazer para alunos e funcionários.

A estrutura do edifício é composta de vigas, colunas, paredes e lajes de concreto armado. Já a cobertura por sobre o anfiteatro é feita de painéis pré-fabricados de concreto armado de 400 mm. 

© Ansis Starks
© Ansis Starks

A fachada é coberta com painéis de compensados de madeira revestidos de poliuretano que compõem uma padronagem irregular. As escadarias externas em espiral são feitas de metal, e por razões de segurança são protegidas por uma tela de steel-frame. Nos interiores, uma série de elementos construtivos do edifício, assim como alguns mecanismos de comunicação são deixados propositalmente aparentes. 

© Ansis Starks
© Ansis Starks
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Departamento de Engenharia da Universidade de Rezekne / AB3D" [Rezekne University Department of Engineering / AB3D] 18 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780437/deparatamento-de-engenharia-da-universidade-de-rezekne-ab3d> ISSN 0719-8906