Casa LLP / Alventosa Morell Arquitectes

Casa LLP  / Alventosa Morell Arquitectes - Mais Imagens+ 23

Barcelona, Espanha
  • Equipe De Projeto: Josep Maria Alventosa, Marc Alventosa i Xavier Morell
  • Construtora: Nix Profusta
  • Calculista: Crespiera Simó Diagonal Arquitectura SLP
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício foi concebido após a solicitação, de duas irmãs, para uma casa bioclimática, para viverem juntas e independentes ao mesmo tempo. Assim, o projeto se concentra nas necessidades dessas clientes. O terreno para construção goza de vistas sobre o monte Collserola e está em um campo de profundidade uniforme (30%).

© Adrià Goula

Após o estudo climático deste ponto exato decidimos as estratégias do projeto, a fim de maximizar o desempenho ambiental e térmico, e seguir as exigências equivalentes a uma casa passiva. Nós melhoramos o conforto do edifício através de:

- Compactação;

- Captura e proteção solar;

- Resistência térmica;

- Ventilação cruzada.

© Adrià Goula

Por outro lado, como nós não desejamos modificar o terreno original e para melhor se adaptar à topografia do terreno, o nosso projeto foi fundado em apenas dois muros de contenção que são paralelos às linhas perimetrais. Estas paredes de retenção apoiam uma construção de madeira leve. Esta moldura de madeira é formada por cinco enquadramentos de parede que são perpendiculares às paredes de concreto. Estas cinco paredes de enquadramento organizam os diferentes espaços da casa com a ideia de que cada mulher pode ter dois quartos, uma sala de jantar e sala de estar, um banheiro, uma cozinha e um terraço para implementar as salas principais.

Planta Baixa

Esta construção compacta e de grande resistência térmica, enquadra a paisagem de frente para o sul através da fachada, além de uma claraboia linear para os ambientes no lado norte, funciona como uma captura de sol durante as estações frias.

© Adrià Goula

As economia com aquecimento (e ar condicionado) são possíveis devido à proteção solar sobre as janelas, a fachada ventilada de madeira, a utilização de uma cobertura vegetal que proporciona uma grande resistência térmica e o valor da paisagem; e também um projeto que tem prestado especial atenção à ventilação natural, especialmente importante no verão. A demanda por aquecimento tem estado sob os limites de uma Passivhaus (15 Kwh / m2a), e tem sido resolvida com apenas uma lareira para cada pessoa. Nossa necessidade de aquecimento final, foi 9 Kwh / m2a.

Corte BB

A possibilidade de desfrutar de espaços abertos e transparentes que enfrentam a paisagem de montanha de Collserola, a integração do edifício no local e o conforto térmico, além do uso de materiais saudáveis e ecológicos; são os grandes desafios e os valores do projeto e da casa.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa LLP / Alventosa Morell Arquitectes" [House LLP / Alventosa Morell Arquitectes] 14 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780264/casa-llp-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.