Edifício Multifuncional / Studio Contini

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 2 de 22Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 3 de 22Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 4 de 22Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 5 de 22Edifício Multifuncional / Studio Contini - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Studio Contini
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paola De Pietri
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Boraschi, Daikin, Geopietra, Italserramenti, Tecnovetro
  • Diretor Do Projeto: Marco Contini
  • Colaboradores: Sara Chiari, Elisa Paletti, Matteo Zaccarelli, Matteo Mascia
  • Estrutura: Marco Pedrini
  • Sistema Fotovoltaico: Maurizio Papetti
  • Construtoras: Boraschi case in legno, Ciriliano Michele
  • Sistemas Mecânicos: Massimo Bocchi
  • Cidade: San Michele Tiorre
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 10 de 22
© Paola De Pietri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta construção, a questão da sustentabilidade foi abordada em diferentes escalas: a relação com a paisagem e sua história, biodiversidade, vegetação, uso de recursos renováveis, conservação de energia e recursos hídricos.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 15 de 22
Planta Baixa

Em termos de implantação, o objetivo do projeto foi estabelecer uma relação harmoniosa com a paisagem rural dos Apeninos através do volume disponível e o uso de materiais como pedra e madeira, que se referem à tradição local.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 6 de 22
© Paola De Pietri

O parque que rodeia os edifícios colaboram com a integração de áreas agrícolas através do uso de árvores nativas que caracterizam a paisagem agrícola de colinas. Em adição a estas foram plantados uma série de arbustos mistos que fornecem integração ecológica graças à diversidade da vegetação.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 4 de 22
© Paola De Pietri

O edifício executa muitas funções com um alto grau de flexibilidade de utilização: garagem, parque infantil, residência, oficina de carpintaria, depósitos. A grande superfície da cobertura foi completamente utilizada para a colocação de um sistema fotovoltaico, composto por painéis integrados (192 a 248 W) a um sistema de armazenamento com pilhas colocadas no porão que asseguram o fornecimento de 96 kW . A utilização de uma bomba de calor para a produção de aquecimento e de arrefecimento faz com que o projeto seja completamente autossuficiente do ponto de vista energético. A energia produzida é utilizada também para o carregamento dos dois carros elétricos disponíveis para as famílias.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 17 de 22
Fachada
Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 19 de 22
Corte

No subsolo, além de um depósito, é possível armazenar 400 metros cúbicos a água da chuva. Esta água é utilizada para irrigação da área do parque que circunda os edifícios.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 12 de 22
© Paola De Pietri

A estrutura do edifício é inteiramente em concreto armado nas partes subterrâneas, enquanto o piso superior é caracterizado pela mistura de aço e painéis de madeira X-LAM. O invólucro é feito de paredes de madeira, isolamento de lã de rocha e revestimento exterior de pedra folheada e placas em lariço; a parte utilizada como garagem é cercada por paredes de vidro.

Para o isolamento da cobertura, com a estrutura de suporte em aço e painéis X-LAM, foram usadas placas de material compósito, com espessura refletora de calor de 2 cm.

Edifício Multifuncional / Studio Contini - Imagem 20 de 22
Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Michele Tiorre PR, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multifuncional / Studio Contini" [Multifunctional Building / Studio Contini] 11 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780125/edificio-multifuncional-studio-contini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.