O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Itália
  5. Studio Contini
  6. 2014
  7. Edifício Multifuncional / Studio Contini

Edifício Multifuncional / Studio Contini

Edifício Multifuncional / Studio Contini
Edifício Multifuncional / Studio Contini, © Paola De Pietri
© Paola De Pietri

© Paola De Pietri © Paola De Pietri © Paola De Pietri © Paola De Pietri + 22

  • Colaboradores

    Sara Chiari, Elisa Paletti, Matteo Zaccarelli, Matteo Mascia
  • Estrutura

    Marco Pedrini
  • Sistema Fotovoltaico

    Maurizio Papetti
  • Sistemas Mecânicos

    Massimo Bocchi
  • Construtoras

    Boraschi case in legno, Ciriliano Michele
  • Mais informações Menos informações
© Paola De Pietri
© Paola De Pietri

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta construção, a questão da sustentabilidade foi abordada em diferentes escalas: a relação com a paisagem e sua história, biodiversidade, vegetação, uso de recursos renováveis, conservação de energia e recursos hídricos.

Planta Baixa
Planta Baixa

Em termos de implantação, o objetivo do projeto foi estabelecer uma relação harmoniosa com a paisagem rural dos Apeninos através do volume disponível e o uso de materiais como pedra e madeira, que se referem à tradição local.

© Paola De Pietri
© Paola De Pietri

O parque que rodeia os edifícios colaboram com a integração de áreas agrícolas através do uso de árvores nativas que caracterizam a paisagem agrícola de colinas. Em adição a estas foram plantados uma série de arbustos mistos que fornecem integração ecológica graças à diversidade da vegetação.

© Paola De Pietri
© Paola De Pietri

O edifício executa muitas funções com um alto grau de flexibilidade de utilização: garagem, parque infantil, residência, oficina de carpintaria, depósitos. A grande superfície da cobertura foi completamente utilizada para a colocação de um sistema fotovoltaico, composto por painéis integrados (192 a 248 W) a um sistema de armazenamento com pilhas colocadas no porão que asseguram o fornecimento de 96 kW . A utilização de uma bomba de calor para a produção de aquecimento e de arrefecimento faz com que o projeto seja completamente autossuficiente do ponto de vista energético. A energia produzida é utilizada também para o carregamento dos dois carros elétricos disponíveis para as famílias.

Fachada
Fachada
Corte
Corte

No subsolo, além de um depósito, é possível armazenar 400 metros cúbicos a água da chuva. Esta água é utilizada para irrigação da área do parque que circunda os edifícios.

© Paola De Pietri
© Paola De Pietri

A estrutura do edifício é inteiramente em concreto armado nas partes subterrâneas, enquanto o piso superior é caracterizado pela mistura de aço e painéis de madeira X-LAM. O invólucro é feito de paredes de madeira, isolamento de lã de rocha e revestimento exterior de pedra folheada e placas em lariço; a parte utilizada como garagem é cercada por paredes de vidro.

Para o isolamento da cobertura, com a estrutura de suporte em aço e painéis X-LAM, foram usadas placas de material compósito, com espessura refletora de calor de 2 cm.

Detalhe
Detalhe

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Multifuncional / Studio Contini" [Multifunctional Building / Studio Contini] 11 Jan 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780125/edificio-multifuncional-studio-contini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.