Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 2 de 28Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 3 de 28Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 4 de 28Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 5 de 28Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: RSRG Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  79
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 2 de 28
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado em um edifício construído na década de 50, no bairro de pinheiros em São Paulo. A construção muito simples, tem 3 andares e um térreo comercial. O apartamento tem 79m² e duas pequenas varandas.

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 25 de 28
Planta Baixa

A reforma teve como princípio trazer luz natural e maior fluidez aos espaços. Ampliar o pé direito e a metragem cúbica, retirando o antigo forro existente e abrindo as estruturas do telhado para dentro da unidade, foram os ponto altos da proposta.

A obra levou 4 meses para ficar pronta.

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 21 de 28
© Fran Parente

Após a demolição de algumas paredes e instalação de reforços estruturais metálicos, a planta ficou praticamente livre. Após a instalação do piso de madeira, foram acrescentados dois volumes novos ao espaço, a caixa azul e a caixa hidráulica.

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 12 de 28
© Fran Parente

A caixa azul é o único elemento de cor na arquitetura e serve como delimitador da suíte. Ela não vai até o teto, possibilitando livre circulação de vento e luz natural, fazendo um jogo dinâmico com as estruturas em madeira.

Esse volume contém os armários que servem o quarto, sendo a rouparia aberta para o corredor e o guarda roupa aberto para a suíte.

O lavatório está localizado dentro do quarto, separado da área mais íntima do banheiro. Com isso, conseguimos otimizar os usos. Ao lado do lavatório um armário engastado, quase encosta na bancada, fazendo um jogo milimétrico com a bancada em Silestone

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 27 de 28
Detalhe

A caixa branca compreende louceiro, lavabo com divisória em vidro e sala de banho, com ofurô.

Sobre a sala de banho está alocado o boiler de 5.000L para aquecimento de água, já que o prédio, por ser muito antigo, não oferece infra-estrutura de gás encanado.

O amplo living tem mesa de jantar, ambiente de estar e um pequeno escritório, onde a moradora, editora em uma companhia de livros, trabalha aos finais de semana e escreve seus poemas.

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 10 de 28
© Fran Parente

A sala de tv também serve como quarto de hóspedes e tem em uma das paredes a grande coleção de livros da moradora.

Cozinha e área de serviço tem móveis e azulejos brancos e a bancada do fogão dá acesso direto à mesa de jantar, dinamizando os usos e integrando os ambientes.

Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos - Imagem 3 de 28
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Joaquim Antunes - Pinheiros, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Joaquim / RSRG Arquitetos" [Apartment Joaquim / RSRG Arquitetos] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/780071/apartmento-joaquim-rsrg-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.