Residência M & M / Open Space

Residência M & M / Open Space - FachadaResidência M & M / Open Space - JardimResidência M & M / Open Space - Janela, Mesa, Viga, TerraçoResidência M & M / Open Space - Janela, JardimResidência M & M / Open Space - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Open Space; Open Space
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Olhando as atualmente chamadas soluções sustentáveis no setor de construção civil, pode-se observar que a grande maioria está encostada nas ¨soluções tecnologicas” - no objeto e no resultado físico. A sustentabilidade é a solução, mas qual foi mesma a pergunta? Pulando logo para soluções ignora-se a sabedoria fenomenológica presente no processo. Assim, sustentabilidade virou “produto” no mesmo ciclo de produção que criou a necessidade de sermos sustentáveis neste planeta.

 A abordagem durante o projeto desta casa foi fenomenológica. Por meio de workshops foi criada uma relação diferenciada, tanto com o terreno, quanto com os desejos e sonhos dos proprietários. Neste processo cíclico, o programa foi definido, não apenas em em termos quantitativos, mas especialmente em temos imateriais da qualidade da energia da casa. 

Residência M & M / Open Space - Jardim
© Haruo Mikami

Nas conversas com o casal algumas que discrepâncias surgiram entre a demanda inicial e o sonho. O casal era corajoso o suficiente para admitir que havia bastante coisa a ser trabalhada ainda, e assim decidiu-se que um workshop fenomenológico no terreno seria o próximo passo, com o objetivo de incluir não apenas os sonhos e desejos mais profundos e inconscientes do casal, mas também para incluir a energia e a sabedoria do terreno, que ainda tinha a vegetação original do Cerrado.

Residência M & M / Open Space - Janela, Mesa, Viga, Terraço
© Haruo Mikami

Depois de dois dias de exercícios e conversas, o programa foi alterado a aspectos novos e inesperados foram incluídos.   

Assim a maneira como a relação social e psicológica entre o casal deveria ser expresso na construção ganhou importância, além da relação entre o interior da casa e a natureza por volta dela. A vegetação original do Cerrado foi catalogada pelos proprietários, e o resultado é um projeto que reforça a ligação com o terreno, com uma implantação que não exigiu nenhum corte de árvore. 

Contrastando com a maioria dos projetos residenciais, o espaço foi tratado como contínuo, com seis paredes construtivas retas que organizam o uso da casa.

Planta Baixa

Essas paredes foram erguidas em tijolos de solo-cimento (tijolos ecológicos), assim reduzindo a pegada carbônica da casa. 

O espaço entre as paredes se abre para a natureza, permitindo uma entrada de luz natural abundante. Na outra direção as formas são orgânicas, assim criando um dialogo dentro da casa entre a natureza e o usuário. Dentro da casa, em baixo da escada para o mezanino, há um espelho d’água que umidifica o ar durante época de seca. Um conjunto de “flow-forms” filtra a água e propicia um som agradável na casa.   

Residência M & M / Open Space - Viga
© Haruo Mikami

Pelo pé-direito duplo, cria-se uma ventilação natural de dispensa qualquer ar-condicionado. Para reduzir a insolação a casa conta com um teto verde. O telhado em curva é feito de madeira e é ventilado para reduzir a insolação. A água quente é gerada por um sistema de boiler solar. Este conjunto de medidas resulta numa consume de energia extremamente baixa. 

Residência M & M / Open Space - Viga
© Haruo Mikami

Além disso, a casa conta com sistema de reuso das águas cinza, que é usada para os vasos, e a irrigação do telhado. A água de chuva é captada e segue para um lago no jardim e usada para a irrigação do jardim.

Residência M & M / Open Space - Fachada
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência M & M / Open Space" 07 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779983/residencia-m-and-m-open-space> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.