Pavilhão de Arquitetura / gmp Architekten

Pavilhão de Arquitetura / gmp Architekten - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: gmp Architects; gmp Architects
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hans-Georg Esch
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MAGNA Glaskeramik
© Hans-Georg Esch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2015, foi inaugurada a primeira exposição do Pavilhão de Arquitetura em Hamburgo para cerca de 300 convidados. Sob o título de "Linhas de Pensamento - Meinhard von Gerkan – 50 anos de arquitetura em desenhos e croquis" a exposição contou com desenhos produzidos por Meinhard von Gerkan. O pavilhão em si, projeto do arquiteto, foi inaugurado na mesma ocasião.

© Hans-Georg Esch

As duplas aberturas do museu e da exposição coroam um ano importante para gmp, que completou 50 anos de existência, além do aniversário de 80 anos de von Gerkan. A exposição relembra os últimos 50 anos de gmp architecture, mas mais importante, presta uma homenagem a um arquiteto que, até hoje, desenvolve seus projetos com o auxílio de seus croquis. Este também é um apelo para que arquitetos e designers sejam capazes de colocar ideias e pensamentos conceituais manualmente em papel, apesar da proliferação onipresente de ferramentas de projeto digital.

Planta de Acesso

De um arquivo de mais de 3.000 folhas, o curador Michael Kuhn, diretor de comunicações de gmp, juntamente com von Gerkan, selecionaram 125 documentos originais relativos a 39 projetos. Kuhn também é editor do catálogo que acompanha a exposição.

© Hans-Georg Esch

Os desenhos selecionados são aqueles que exemplificam a habilidade de von Gerkan em utilizar apenas algumas linhas significantes para capturar a essência e caráter de cada projeto complexo. Além disso, a exposição foca nos projetos que exemplificam sua obra, o desenvolvimento e as dificuldades da prática arquitetônica. Portanto, a exposição inclui os primeiros desenhos para o Aeroporto Berlin Tegel - onde começou a história do escritório - assim como os desenhos para a estação férrea principal de Berlim. 

© Hans-Georg Esch

Os desenhos estão dispostos nos três pavimentos do Novo Pavilhão da Arquitetura projetado por Meinhard von Gerkan. O edifício é tão fantástico quanto sua posição na Elbhang, próximo ao endereço principal do escritório gmp na Elbchaussee 139 e junto ao Museu do Porto Oevelgönne.

© Hans-Georg Esch

O edifício compacto possui orientação norte, onde um terraço-jardim foi instalado utilizando a topografia natural do terreno; nesta fachada, voltada para o alto da colina, estão apenas algumas aberturas. Já na sua orientação sul, voltada para o Rio Elbe, o pavilhão apresenta grandes aberturas do piso ao teto e um grande número de terraços. Todos os três pavimentos são acessados através de uma entrada em comum no pavimento térreo, embora diferentes escadas que levam ao subsolo e ao segundo pavimento tornem possível a apropriação por diferentes usuários.

© Hans-Georg Esch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hamburgo, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão de Arquitetura / gmp Architekten" [Architecture Pavilion / gmp Architects] 09 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779907/pavilhao-de-arquitetura-gmp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.