Residência JA Cholul / Taller Estilo Arquitectura

Residência JA Cholul / Taller Estilo Arquitectura - Mais Imagens+ 22

Cholul, México
  • Colaboradores: Silvia Cuitún Coronado, Pedro Manuel Quintal Ruz, Emmanuel Rodríguez Godínez
  • Arquitetos Responsáveis: Víctor Alejandro Cruz Domínguez, Iván Atahualpa Hernández Salazar, Luís Armando Estrada Aguilar
  • Cidade: Cholul
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© David Cervera

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto encontra-se no povoado de Cholul, no município de Mérida em Yucatán, México, em um terreno de 1500 m2.

© David Cervera

O programa arquitetônico: hall, espaço multiuso (sala de estar, sala de jantar, cozinha), terraço, estúdio, atelier, dormitório principal, dormitório de hóspedes, área de serviço, piscina e horta. A ideia: criar uma moradia que respondesse às condições do contexto, tirar partido dos recursos naturais disponíveis para maximizar a qualidade e o conforto.

Planta Baixa

Uma esplanada de boas-vindas composta por vegetação preexistente conecta-se com a moradia e com os quase miméticos muros de alvenaria, o percurso interior inicia mo jardim de entrada cujo caráter protagonista enfatiza um bioma com um pequeno ecossistema para prevenir a propagação de mosquitos. Uma parede de cobogós de concreto nos deixa entrever o espaço composto pela sala de estar, sala de jantar e cozinha, os quais se encontram abraçados por pátios, um seco e outro úmido. O dormitório principal se sobrepõe ao terreno em uma plataforma como elemento de hierarquia que permite uma vista geral de todos os espaços do projeto. 

© David Cervera

O dormitório de hóspedes envolto por paredes de pedra da região se ausenta do programa para recriar um espaço de tranquilidade repleto de vegetação circuncidante. Por fim, está o atelier que limita o pátio central com a simplicidade do bloco de concreto aparente e as esquadrias modulares retomadas das moradias típicas do povoado.

© David Cervera

Baseamos nossa proposta no uso de materiais da região como a pedra local, o bloco de concreto, a luz natural, a água, a vegetação e a memória do povoado, materializando-a através do uso dos blocos de concreto, pisos de cimento polido, paredes de alvenaria e o pátio central como eixo ordenador. O entorno natural e o clima do lugar também foi uma grande inspiração para a solução do projeto, vinculando a terra ao humano que a habita, constituindo uma estrutura simbólica. 

© David Cervera

Com nosso projeto pretendemos deixar um testemunho da cultura popular conservando materiais e sistemas construtivos tradicionais já que constituem um patrimônio de vital importância que deve ser protegido e conservado. Proteger as manifestações intangíveis como o conjunto de símbolos, valores, habilidades, significados, assim como o patrimônio cultural do povoado maia. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência JA Cholul / Taller Estilo Arquitectura" [Casa JA Cholul / Taller Estilo Arquitectura] 05 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779785/residencia-ja-cholul-taller-estilo-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.