Galeria Contempo / MM18 Arquitetura

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Imagem 2 de 20Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - ConcretoGaleria Contempo / MM18 Arquitetura - Imagem 4 de 20Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - FachadaGaleria Contempo / MM18 Arquitetura - Mais Imagens+ 15

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: MM18 Arquitetura; MM18 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Imagem 2 de 20
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Galeria Contempo nasceu da reforma de uma casa de dois pavimentos na Vila Madalena, partindo da premissa de que a estética e identidade visual do local pudessem reforçar o perfil de arte contemporânea que a galeria iria abrigar.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Concreto
© Pedro Vannucchi

Tomou-se como conceito de projeto as características do bairro onde o imóvel está inserido. A Vila Madalena tornou-se um novo pólo de arte dentro da cidade de São Paulo e tem em sua origem sobrados de construção simples. O partido foi representar um novo uso para o imóvel sem negar o histórico da residência e do local de implantação.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Imagem 14 de 20
© Pedro Vannucchi

A estratégia projetual foi preservar a estrutura, paredes externas e cobertura da edificação original, junto à utilização de materiais simples de origem industrial de forma a requalificar esteticamente o local.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Fachada
© Pedro Vannucchi

Onde foram removidas paredes, foram colocados reforços estruturais da laje com vigas metálicas. Para criar uma unidade estética, todos os elementos metálicos foram pintados em preto: vigas, escadas, guarda-corpos, caixilhos e luminárias aparentes.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Imagem 11 de 20
© Pedro Vannucchi

Além disso, outros materiais adotados foram: fachada em telha ondulada translúcida, letreiro em neon, cimento queimado e pintura epóxi no piso.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Escada
© Pedro Vannucchi

A iluminação foi deixada toda aparente. No pavimento superior, foi instalado um forro de gesso seguindo a forma da cobertura de duas águas, e lâmpadas fluorescentes foram posicionadas para demarcar o vinco.

Cortes

A área externa no térreo demarca a entrada e seus acabamentos foram deixados no reboco para se diferenciar do espaço interno. Nela foram distribuídos os banheiros e um bar para os dias de evento.

Galeria Contempo / MM18 Arquitetura - Fachada
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vila Madalena, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Galeria Contempo / MM18 Arquitetura" 04 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779742/galeria-contempo-mm18-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.