Casa X / Atelier dos Remédios

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada, PilarCasa X / Atelier dos Remédios - JanelaCasa X / Atelier dos Remédios - FachadaCasa X / Atelier dos Remédios - FachadaCasa X / Atelier dos Remédios - Mais Imagens+ 18

Óbidos, Portugal
  • Arquitetos: Atelier dos Remédios; Atelier dos Remédios
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
Casa X / Atelier dos Remédios - Janela
© Fernando Guerra | FG + SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa X foi projetada para o conjunto de moradias turísticas do Bom sucesso, em Óbidos. Trata-se dum projeto-tipo para seis casas, dispostas ao longo dum arruamento da Zona 3 do plano do aldeamento turístico.

Implantação

Este projeto é um dos sete que o atelier desenhou para a 1ª Fase do bom sucesso, circunstância que nos permitiu refletir sobre os diferentes modos de criar uma habitação de três quartos e sala. A Casa X corresponde à proposta de planta aberta, fortemente ancorada em regras geométricas na composição planimétrica.

Casa X / Atelier dos Remédios - Imagem 12 de 23
© Fernando Guerra | FG + SG

Nestes lotes, a cobertura ajardinada do plano do Bom Sucesso tomou a forma de um “X”, constituindo o quinto alçado da edificação. Este facto condicionou todas as decisões de “desenho” da habitação, com o plano de cobertura a prolongar-se para além dos planos das fachadas. Criaram-se espaços de sombra habitáveis, de transição entre o interior e as diferentes áreas exteriores do lote.

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada
© Fernando Guerra | FG + SG

O volume único organiza-se, a partir da entrada, em torno de um espaço central de distribuição, que se afirma como o tema principal do interior da habitação.

Planta Baixa

Desde esse espaço, em ligação estreita com as salas, acedemos aos vários compartimentos da habitação, que procuram relações diferenciadas com o exterior.

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada, Pilar
© Fernando Guerra | FG + SG

Os quartos estão dispostos segundo um alinhamento de 45º, orientados a nordeste, e encontram-se desfasados entre eles segundo o afastamento que corresponde á largura de cada um. Deste modo, cada quarto dispõe dum terraço privado em forma triangular, resultante da extensão para o exterior das paredes definidoras dos espaços interiores, que vão refletindo a luz de sul ao longo do dia.

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada, Pilar
© Fernando Guerra | FG + SG

As salas, interligadas entre si, abrem-se através de grandes envidraçados a sudeste e a poente para a zone mais desafogada e recolhida do lote.

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada
© Fernando Guerra | FG + SG

A zona de serviços forma o volume marginal para a rua, garantindo uma relação funcional da cozinha com a entrada e a sala de jantar e outra de lavandaria com o pátio de serviço.

Casa X / Atelier dos Remédios - Fachada
© Fernando Guerra | FG + SG

A sucessão das seis moradias permite criar um modo de habitar que tira partido das potencialidades especiais interiores e das relações estreitas com o exterior próximo.

Casa X / Atelier dos Remédios - Janela
© Fernando Guerra | FG + SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa X / Atelier dos Remédios" 29 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779419/casa-x-atelier-dos-remedios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.