Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos

Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 2 de 13Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 3 de 13Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 4 de 13Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 5 de 13Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Mais Imagens+ 8

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  297000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BANDALUX, Inasus, STACBOND
  • Autores: luis vidal, Vicente Fernández-Couto, Jacobo Rodríguez-Losada
  • Colaborador: IDOM
  • Cidade: Vigo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 6 de 13
Courtesy of Cortizo

O projeto

O novo Hospital Álvaro Cunqueiro projetado por Luis Vidal + arquitectos acaba de ser inaugurado em Viga, Espanha, um dos maiores centros hospitalares europeus e um dos mais avançados tecnologicamente do mundo. O edifício responde aos critérios de flexibilidade, conforto e modulação ótimos planejados para que seja um edifício para o futuro, tecnológico e de vanguarda. Concebido a partir da responsabilidade econômica, social e meio ambiental presente nos mais de cem projetos dos arquitetos. O novo hospital é o primeiro edifício sanitário na Espanha reconhecido com a certificação internacional de sustentabilidade BREEAM.

Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 10 de 13
Planta Baixa

Integração na paisagem

No projeto foi determinante o estudo do entorno, já que apesar de seu grande tamanho é integrado em seu âmbito mediante o escalonamento e fragmentação dos volumes sobre a ladeira da montanha na qual se assentam, gerando acessos e espaços especializados e fazendo desta condição uma virtude. São deslocadas a este edifício-cidade as sequências da paisagem desde o mar para a montanha com dois espaços de conexão: a "espinha" ou lâmina relacionada com o porto como elemento claramente tecnológico e as "velas" de hospitalização conectadas a este.

Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos - Imagem 9 de 13
Courtesy of Cortizo

Marcos

O esquema de circulações é estruturado mediante a espinha central e os núcleos verticais especializados que locam cada serviço em seu lugar ótimo. A organização dos serviços é realizada agrupando os ambulatórios em um extremo e os internos em outro. O resultado é um edifício que se destaca pelos seguintes marcos: flexibilidade construtiva e funcional, busca da escala humana, uma ordenação de fluxos de circulação claros e diretos, sem espaços residuais e de menores percursos - que potencializam a orientação intuitiva e a diminui o stress do paciente -, maior aproveitamento da luz natural, presença contínua de vegetação - com jardins terapêuticos -, o emprego da cor, materiais quentes e confortáveis e cautela acústica.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vigo, Pontevedra, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Novo Hospital Álvaro Cunqueiro / luis vidal + arquitectos" [New Álvaro Cunqueiro Hospital / luis vidal + arquitectos] 27 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779415/novo-hospital-alvaro-cunqueiro-luis-vidal-plus-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.