O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Memorial
  4. Noruega
  5. 3RW Arkitekter
  6. 2015
  7. A Clareira - Memorial em Utøya / 3RW Arkitekter

A Clareira - Memorial em Utøya / 3RW Arkitekter

A Clareira - Memorial em Utøya / 3RW Arkitekter
A Clareira - Memorial em Utøya / 3RW Arkitekter, © Martin Slottemo Lyngstad
© Martin Slottemo Lyngstad

© Jørgen Watne Frydnes © Martin Slottemo Lyngstad © Martin Slottemo Lyngstad © Martin Slottemo Lyngstad + 37

  • Ecologia

    Christian E. Mong
  • Imagens do Concurso

    Fabian Schnuer Gohde
  • Terreno

    Volunteer parents of the victim and former members of the youth labour party (AUF-veterans)
  • Piso em madeira

    Øystein Kjerpeseth, Nature AS
  • Engenharia Estrutural

    NODE rådgivende ingeniører AS
  • Topografia

    Fossum AS
  • Arquitetura Paisagística

    Anleggsgartner Finn Andersen
  • Obras metálicas (anel suspenso)

    Trosterud AS
  • Produção Metálica (anel paisagístico)

    Vestre AS
  • Produção Metálica in loco (landscape ring)

    Skar Industriservice AS
  • Gestão de obras

    Telemark Vestfold Entreprenør AS
  • Gestão de Projeto

    Jørgen Watne Frydnes, Utøya AS
  • Consultoria borboletas

    Dr. Joseph Chipperfield
  • Arborista

    Glen J. Read, Treesolutions AS
  • Mais informações Menos informações
© Martin Slottemo Lyngstad
© Martin Slottemo Lyngstad

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando uma árvore grande morre em uma floresta, um processo orgânico que cria o que chamamos de clareira começa - um espaço aberto em uma floresta outrora densa. Queríamos desenvolver o memorial em Utøya como uma clareira; formando um espaço aberto e destacando toda as qualidades da bela paisagem do local e em contato com o ambiente do entorno. Nosso objetivo era modelar o espaço aberto entre os grandes pinheiros como um grande círculo unificador. O círculo é definido na paisagem com uma inclinação ligeiramente inferior ao terreno atual, mas ainda de maneira a permitir que a rampa que desce em direção à água preserve uma forma de anfiteatro. Quando o caminho das áreas centrais em Utøya se aproxima do memorial, baixamos o terreno suavemente ao longo do círculo, criando, assim, um espaço para sentar assim que se aproxima do círculo.

Plano Paisagístico
Plano Paisagístico

Do lado oposto do círculo, o terreno é levemente erguido e você pode criar desta maneira outra borda face à parte externa do círculo, em direção a água e Sørbråten (um memorial público ao lado da orla). Ao longo da borda do círculo, nós pavimentamos o solo com pedras de ardósia. Isso permite que as pessoas circulem ao redor do memorial, mesmo portadores de necessidades especiais. As bordas mais superior e inferior também estão revestidas com a mesma pedra para que sejam mais confortáveis ao sentar. A escolha deste material impedirá que nova vegetação e ervas daninhas cresçam de modo muito agressivo, portanto deteriorando a clareira, conservando a limpeza sem exigir manutenção extensiva. Dentro do círculo que construímos, um jardim com plantas especialmente selecionadas para atrair muitas espécies de borboletas encontradas em Utøya.

© Martin Slottemo Lyngstad
© Martin Slottemo Lyngstad

Dos altos pinheiros, nós penduramos um anel metálico onde foram gravados os nomes de todas as vítimas, que se tornam evidentes com a luz que emana ao longo do anel. Ao mover-se ao redor do círculo, é possível ler todos os nomes. Toda a implantação do memorial foi planejado para ser executado com um alto grau de esforço voluntário, com poucas exigências de trabalho muito preciso, e o conceito pode ser adaptado de acordo com as condições do terreno.

© Martin Slottemo Lyngstad
© Martin Slottemo Lyngstad

Nosso projeto garante que a maioria das obras no terreno permitissem uma construção colaborativa aberta à voluntários, os parentes das vítimas e antigos membros do Partido Jovem Trabalhista (veteranos - AUF) um processo chamado em norueguês de ‘‘Dugnad’’.

Elevação
Elevação

O espírito do Dugnad está incorporado na cultura norueguesa, e é muito proeminente na cultura local no partido trabalhista de jovens e na ilha Utøya, como tem sido gerida, e como é executado como uma política local. Para nós, o espírito de Dugnad também pode ser uma parte vital do processo de cura para as pessoas afetadas pelos incidentes de 2011. Através da participação coletiva e ativa, é possível produzir novas memórias positivas da ilha, e formar uma propriedade especial para o memorial. 

© Martin Slottemo Lyngstad
© Martin Slottemo Lyngstad

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Clareira - Memorial em Utøya / 3RW Arkitekter" [The Clearing - Memorial at Utøya / 3RW Arkitekter] 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779413/a-clareira-memorial-em-utoya-3rw-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.