Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 2 de 45Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 3 de 45Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 4 de 45Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Mais Imagens+ 40

Taean-gun, Coreia do Sul
  • Arquitetos: designband YOAP architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shin Do Keun
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Owens Corning
  • Equipe De Projeto: Hyun Bo Shin, Inkeun Ryu, Doran Kim, Minhee Kang
  • Equipe De Construção: Song Dong-sun / Mangchisori
  • Engenharia Estrutural: Yongwoo engineering + Mangchisori
  • Equipamento De Construção: Jungyeon engineering
  • Engenharia Civil: Woosung engineering
  • Logo Design: Hyuneun Shin + designband YOAP
  • Signage: Hyuneun Shin + designband YOAP
  • Cidade: Taean-gun
Mais informaçõesMenos informações
Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 17 de 45
© Shin Do Keun

Descrição enviada pela equipe de projeto. No início de 2014 uma cliente veio ao escritório. Ela tinha 30 anos de idade, 2 anos de casada e nunca tinha vivido fora de Seul. Ela planejava sair de um vicioso ciclo de dívidas. (Muitos casais recém casados em Seul começam com uma pequena casa de alta renda mensal, e passam a uma casa maior depois de ter um filho. Isso significa que o montante da dívida cresce dramaticamente antes que o casal recupere o dinheiro). Para fazer uma mudança de um ciclo vicioso a um ciclo virtuoso, ela e seu marido decidiram começar uma vida rural com sua mãe solteira.

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 8 de 45
© Shin Do Keun

Felizmente, foi possível para um parente comprar uma propriedade próxima à cidade. A localidade levava o charmoso nome "Sowon-myeon Padori" ("desejo" e "onda" em coreano), e foi decidido que se construiria ali uma pequena casa para a família e seus amados cachorros. Ao longo de sua vida, a cliente sempre esteve com seus cachorros, mas frequentemente tinha problemas para encontrar um bom lugar para deixá-los durante suas viagens. Sonhava em um lugar pequeno, mas cômodo, para todos os amantes de cachorros. A magnífica localização, sua decisão em romper com uma convenção social, e um programa único para a "casa de hóspedes especial para os doglovers", todas estas condições, fascinaram os arquitetos, e o projeto começou rapidamente. Os arquitetos apresentaram a casa de hóspedes como Mungzip (que significa casa Bow-wow em coreano) e também surgiu um projeto paralelo ao criar uma casa para os cachorros.

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 40 de 45
Planta Pavimento

O programa principal da "casa de hóspedes para cachorros e viajantes" pediu um jardim para os hóspedes. Porém, o local tinha um solo descuidado e, naturalmente, a tarefa principal era planificar esse solo para obtenção de um jardim, além da combinação entre a casa de hóspedes, a residência privada e o pátio recreativo. Após uma série de encontros com o cliente, optou-se pela proposta de fazer um jardim levemente descuidado por cima de uma parede de pedra. O cliente felizmente aceitou agregar um valor extra ao orçamento para a parede, já que criava um melhor ambiente para os cachorros. Apesar disso, o orçamento total era fixo, então foi sugerido pelo próprio cliente que a casa de hóspedes e a residência privada se desenvolvessem em um só corpo. A casa de hóspedes ocupa o térreo ao longo do jardim, e a casa privada viria acima. 

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 39 de 45
© Shin Do Keun

A tarefa seguinte foi manter a privacidade entre a casa de hóspedes e a casa privada. A casa privada foi dividida em dois volumes - um para o casal e outra para a mãe - e o eixo girou, e as massas movimentaram-se para um lado. Isso reduziu ao mínimo o volume visível de cada programa, e diminuiu naturalmente o problema do barulho. Pequenas peças superpostas foram atribuídas à área comum de cada pavimento.

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 44 de 45
Corte

Os arquitetos consideraram alguns detalhes para os convidados e seus cachorros. Por razões de segurança, a cerca na borda do lote foi feita apenas com elementos verticais, para evitar que os cachorros escalassem. Casa cômodo e cozinha comum enfrentam o jardim e contam com um acesso independente e direto. Isso ajuda aos cachorros, permitindo que caminhem livremente pelo pátio e pelos cômodos. O acabamento de ladrilhos para cada cômodo também ajuda os cachorros, que facilmente podem entrar nos cômodos sem ter suas patas limpas. E, por último, cada janela chega até o chão, para que os cachorros possam observar o que se passa no interior do edifício.

Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects - Imagem 23 de 45
© Shin Do Keun

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de hóspedes Mungzip + Residência privada Padori / designband YOAP architects" [Guesthouse Mungzip + Padori Private Residence / designband YOAP architects] 03 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779324/casa-de-hospedes-mungzip-plus-residencia-privada-padori-designband-yoap-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.