Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 2 de 25Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 3 de 25Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 4 de 25Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 5 de 25Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Mais Imagens+ 20

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 20 de 25
© Yuri Palmin

Localização e função

O edifício da fundação privada, rodeado pelo bosque, encontra-se próximo a Moscou, com o objetivo de armazenar e exibir a coleção de arte privada. O objetivo principal de seu desenho ascético, é chamar atenção sobre o valor dos objetos expostos e criar as condições perfeitas para a percepção da arte moderna.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 23 de 25
Planta Pavimento

Estrutura do edifício

O edifício de um pavimento consta de vários volumes arquitetônicos concisos cobertos por uma só superfície plana. Os espaços de exposição formam-se naturalmente neles. Os blocos de armazenamento, meios de comunicação e biblioteca, diferenciam-se no desenho interior e exterior através do uso de diferentes materiais e revestimentos. A entrada principal ao edifício se esconde entre grandes volumes arquitetônicos da fachada, o que completa o aspecto ascético da construção.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 14 de 25
© Pavel Chaunin

Espaço expositivo

A maior parte das áreas expositivas encontram-se no térreo, com os espaços de meios no subsolo como complemento. Os lados norte e leste da sala de exposições possuem janelas sem marcas que enquadram o bosque. Para garantir a luz uniforme e difusa, que é perfeita para a exposição de arte moderna, um painel de iluminação zenital com regulagens de espectro de intensidade ajustáveis, foi utilizado para permitir a criação de diversas estratégias expositivas. A cobertura, como elemento arquitetônico, desaparece, deixando apenas a luz vinculada ao ajuste. O hall também tem uma área superior com iluminação natural que pode ser utilizada para a disposição de elementos expositivos comuns ou até objetos maiores.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 9 de 25
© Yuri Palmin

Espaço de armazenamento e biblioteca

O espaço de armazenamento foi ajustado à sala de exposições e possui sua própria área de entrada, caminho interno e área de descarga. Há um elevador que conecta a área de trânsito com as áreas técnicas e de embalagem no subsolo. O espaço de armazenamento também possui uma área de vista prévia, com pé direito alto e iluminado, assim como a sala de exposições.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 2 de 25
© Yuri Palmin

O volume da biblioteca, que está em frente ao bosque virgem, quase flutua entre as árvores. Ele foi equipado com áreas de trabalho e reunião. As paredes foram cobertas de estantes de carvalho claro. O interior e o exterior dos blocos de coleta e da biblioteca foram revestidos com lariço natural.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 17 de 25
© Yuri Palmin

Detalhes

Os detalhes arquitetônicos do projeto concentram-se na síntese da arte, a luz, a natureza que supõe a mescla entre ambiente interno com o externo natural. O uso de janelas sem marca combinadas com paredes internas e externas revestidas uniformemente, dão como resultado materiais idênticos no limite efêmero entre o ambiente interno e externo. Para fazer que o aspecto interno fosse natural, as áreas internas são livres de qualquer detalhe adicional. Todos os sistemas de serviços públicos estão ocultos no interior das paredes e coberturas. Para manter o ambiente adequando para as peças de armazenamento de arte, o ar é ventilado desde o subsolo até o salão depois de pesar pelos sistemas de controle de temperatura e umidade. Para organizar as exposições na sala, utilizam-se construções móveis e desmontáveis que possam ser totalmente reorganizadas na sala e ajustadas ao hall se necessário.

Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design - Imagem 4 de 25
© Pavel Chaunin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Moscow Oblast, Rússia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fundação Privada de Arte / MEL | Architecture and Design" [Private Art Foundation / MEL | Architecture and Design] 02 Jan 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779322/fundacao-privada-de-arte-mel-architecture-and-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.