Escritório AUÁ arquitetos / AUÁ arquitetos

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mesa, CadeiraEscritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - MesaEscritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - PrateleiraEscritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mesa, CadeiraEscritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mais Imagens+ 13

Maringá, Brasil
  • Arquitetos: AUÁ arquitetos; AUÁ arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  38
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bulla Jr.
Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira
© Bulla Jr.

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ter um escritório no térreo, voltado pra calçada, traz algumas condicionantes que o fazem semelhante aos comércios e serviços cotidianos ao nível da rua. O escritório AUÁ arquitetos localizado no centro de Maringá/PR se mostra como uma vitrine pra rua: transparente e permeável ao olhar.

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Fachada, Janela
© Bulla Jr.

O espaço de 40 m² foi organizado por meio de um volume em placas de OSB que se estende desde a fachada até o fundo, dobrando-se pela sala de forma a configurar espaços de ambiências diversas e baixo custo.

Logo na entrada surge a arquibancada voltada para a calçada, um espaço versátil que serve de sala de reunião e espaço para leituras e conversas. Dali pode-se contemplar a vida na calçada, observando as pessoas e os carros que passam em diferentes ritmos ao longo do dia. Com as portas abertas na esquina, o espaço entre a arquibancada e a fachada de vidro torna-se um alargamento da calçada, suavizando o limite entre dentro e fora.

Planta Baixa

Para seguir adiante é necessário subir os degraus da arquibancada e percorrer a "passarela-biblioteca" sobre o plano de trabalho até à copa. O piso é também mesa e banco. Diferente da concepção de mobiliário tradicional que separa os planos de pisar, sentar e trabalhar propusemos um único volume de madeira que convida as pessoas a se movimentarem pelo espaço, desfrutando da surpresa gerada pelas mudanças de nível e interagindo com ele de forma efetiva, experimentando arquitetura. É possível ainda deslocar parte da arquibancada para debaixo de uma das bancadas, integrando áreas de trabalho e reunião e garantindo condições de acessibilidade.

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mesa, Cadeira
© Bulla Jr.

Olhando para cima está a grelha que preenche todo o espaço, pendurada por vigas metálicas. Sua função é tornar a escala do espaço mais aconchegante, diminuindo a elevada altura da sala e criando interessantes efeitos de luz ao longo do dia e da noite.

Isométrica

Do lado de fora, foram instalados três paraciclos próximos à esquina, ofertando à cidade espaços de parada para meios de transporte não poluentes.

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Fachada
© Bulla Jr.

Tanto dentro quanto fora da sala pensamos em um ambiente informal que tenha lugar pras pessoas sentarem, ficarem e conversarem. Um espaço de múltiplas possibilidades, aberto ao livre pensamento e ao fluir da criatividade.

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Prateleira
© Bulla Jr.

Subir na mesa é permitido.

Escritório AUÁ arquitetos  / AUÁ arquitetos - Mesa
© Bulla Jr.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zona 1, Maringá - PR, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório AUÁ arquitetos / AUÁ arquitetos" 25 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779317/escritorio-aua-arquitetos-aua-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.