Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 2 de 23Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 3 de 23Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 4 de 23Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 5 de 23Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Susumu Uno/CAn
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4603
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Engenharia Estrutural: Fujio and associates
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: PES
  • Construtora: TODA CORPORATION Hiroshima Branch
  • Cidade: Shobara
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 2 de 23
© Hiroshi Ueda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um centro de cuidados para pessoas idosas localizado na cidade de Shobara, Hiroshima. Desde o início, os clientes esperavam que esta instalação pudesse ser uma casa acolhedora, onde a família e os vizinhos do bairro pudessem fazer visitas casualmente. Dentro deste local existem muitos percursos, alamedas e jardins abertos ao público.

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 4 de 23
© Hiroshi Ueda

Foram construídos sete edifícios separados, cinco para cuidados especiais com enfermarias permanentes, dois de curto período, para cuidado diário, e um para a administração do centro. Para permitir que os funcionários se movimentem facilmente entre os edifícios, o bloco de administração foi implantado no centro. Além disso, o refeitórios é localizado próximo à rua, no lado norte, diminuindo os trajetos de movimentação da comida.

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 3 de 23
© Hiroshi Ueda
Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 21 de 23
Planta Pavimento
Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 13 de 23
© Hiroshi Ueda

Os edifícios de cuidado espacial para idosos e o de curto período ocupam uma parcela grande do lote. Três "co-unidades" se compõem a partir de uma pequena sala de estar e três ou quatro dormitórios ao redor. Além disso,  levando em conta a necessidade de atenção durante a noite, cada duas unidades estão conectadas por uma mesa de serviço, uma cozinha e um banheiro. Por outro lado, cada dormitório privado é dividido em duas áreas, o dormitório de 9 m² e uma sala multiuso de 6 m². De acordo com a pesquisa acerca dos hábitos de vida dos habitantes da terceira idade, o dormitório é chamado de "quarto de trás" e a sala multiuso de "ambiente entre espaços".

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 18 de 23
© Hiroshi Ueda

O método de separação do "ambiente entre espaços" e o dormitório tradicional é resolvido pelo arquiteto através da cuidadosa investigação acerca dos hábitos de vida dos residentes. Dessa forma foi possível alcançar uma melhora na privacidade individual do "quarto de trás" criando-se um espaço de atividade livre, o que mantém a diversidade de vida dos idosos e sua comunicação com o entorno. Além disso, a característica principal deste projeto é que os elementos de separação entre as residências podem ser abertos, fazendo as pequenas unidades formarem parte de um grande ambiente de enfermaria caso seja necessário, assim os funcionários podem acessar todo o interior de cada unidade.

Os edifícios de cuidado especial dos idosos e de curto período consistem em "quartos de trás" privados e salas abertas, que fazem os idosos e os residentes dos arredores perceberem uma atmosfera de reunião familiar. O ambiente entre espaços também pode ser utilizado como espaço de galeria para as pessoas de idade mais avançada que necessitem descanso, um espaço de entretenimento para os visitantes, um espaço de reunião familiar, etc. Também é possível que funcione como a entrada na arquitetura tradicional japonesa.

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 22 de 23
Corte

Acredita-se que em um futuro próximo, este projeto será uma área residencial comum, integrada ao entorno, e formará parte na charmosa paisagem local.

Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects - Imagem 7 de 23
© Hiroshi Ueda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tōjō, Tojocho Kawahigashi, Shobara, Hiroshima 729-5121, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects" [Kaze No Machi Miyabira / Susumu Uno/CAn + Met Architects] 25 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779186/kaze-no-machi-miyabira-susumu-uno-can-plus-met-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.