Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 2 de 36Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 3 de 36Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 4 de 36Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 5 de 36Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mais Imagens+ 31

Castelo Melhor, Portugal
  • Colaboradores: Elisama Reis, Inês Ruas, João Marques, Nuno Vasconcelos, Rita Breda
  • Instalações Técnicas Espaciais: Omega
  • Instalações Elétricas: Omega
  • Fundações E Estruturas: Omega
  • Hydraulic Engineering: Omega
  • área Do Terreno: 12297 m²
  • Cidade: Castelo Melhor
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 8 de 36
© Luis Ferreira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. A caracterização da envolvente ao terreno reveste-se de aspectos claramente rurais, revelando uma baixa densidade de construção, onde as edificações raramente ultrapassam um piso e confronta-se com uma vasta e extraordinária paisagem natural.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 5 de 36
© Luis Ferreira Alves

A casa a construir pretende estabelecer uma relação visual com a paisagem circundante, sobretudo o Castelo e os belíssimos vales plantados com olivais ou amendoeiras. Por outro lado, no centro deste terreno existe uma particular pré-existência de características muito interessantes, quer pela sua natureza patrimonial, quer pela beleza e interesse em salvaguardar, que é a eira de pedra – granito e ardósia, em peças de enormes dimensões e com um desenho particularmente interessante. A eira em si tem 15m por 15m.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 10 de 36
© Luis Ferreira Alves

Por este motivo a intenção é a de colocar a habitação a uma cota ligeiramente mais elevada desta, soltando-a fisicamente da eira para não a desvirtuar e de modo a utilizá-la como espaço de estar, como esplanada exterior, enquanto plataforma bem definida, pelo que a habitação se implanta em função das suas medidas e junto da mesma, mas resultando simultaneamente com alguma autonomia formal.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 18 de 36
Planta Baixa

Também foi extremamente importante na decisão da implantação o fato de o conjunto garantir a manutenção da maior parte das árvores, ficando a casa rodeada de vegetação como se pode ver nas fotos do existente.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 7 de 36
© Luis Ferreira Alves

Esta habitação é composta por um piso com a entrada principal praticamente no enfiamento da entrada do terreno, embora existam vários vãos que permitem o acesso direto ao exterior. Os materiais utilizados exteriormente são: alvenaria de xisto idêntica à existente no local, a revestir todas as paredes estruturais; o concreto branco para as lajes inferiores e superiores que ficam aparentes; o concreto será cofrado com tábuas de madeira sem acabamento para que possam imprimir no mesmo a textura da madeira.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 16 de 36
© Luis Ferreira Alves

Todas as caixilharias e portadas exteriores serão maioritariamente em madeira, vidro e com algumas peças em aço inox. Também nos pavimentos e arranjos exteriores, onde necessário, se procurará repetir as antigas calçadas nos mesmos materiais.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 34 de 36
Croqui

No interior, a zona social funciona como uma espécie de open-space e existe uma franca divisão entre esta que é diretamente relacionada com a cozinha e a zona mais privada com três quartos de dormir, armários e quartos de banho de apoio, sendo que o elemento que faz essa transição é uma sala de estar de caráter mais intimista. O volume da lareira faz esta separação, ao mesmo tempo que relaciona visualmente as salas, já que funciona para ambos os lados. Este volume terá um protagonismo particular no espaço. Aqui existe ainda uma iluminação zenital, já que se trata da parte mais interior da casa.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 4 de 36
© Luis Ferreira Alves

Os muros existentes, tradicionais nesta zona do país, serão recuperados em todo o terreno envolvente. A leveza da casa será acentuada pela sua fragmentação evidente nos seus quatro cantos, assimétricos por diferentes razões, que se prendem ou com enquadramentos de natureza paisagística, ou com os ventos dominantes, ou ainda com a exposição solar.

Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 13 de 36
© Luis Ferreira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos" [House in Castelo Melhor / Correia/Ragazzi Arquitectos] 21 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779134/casa-em-castelo-melhor-correia-ragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.