O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Itália
  5. Massimo Iosa Ghini
  6. 2015
  7. Residência Eco-sustentável em Salento / Massimo Iosa Ghini

Residência Eco-sustentável em Salento / Massimo Iosa Ghini

Residência Eco-sustentável em Salento / Massimo Iosa Ghini
Residência Eco-sustentável em Salento / Massimo Iosa Ghini, © Cosmo Laera
© Cosmo Laera

© Cosmo Laera © Cosmo Laera © Cosmo Laera © Cosmo Laera + 17

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Salento, próximo de Salve e a poucos quilômetros do mar, numa dimensão arquetípica ideal, está a habitação projetada por Massimo Ghini IOSA. Um lugar para refúgio imerso no campo, em meio à natureza, com oliveiras seculares e pinheiros marítimos, uma paisagem fascinante e encantadora.

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Em um ambiente mediterrânico único e em harmonia com a paisagem marinha envolvente, Massimo Ghini IOSA escolheu construir uma nova casa integrando-a com o entorno local, adotando técnicas e materiais sugeridos pelos artesãos e construtores da região: o projeto utiliza a pedra Chianca local para a pavimentação exterior, grandes painéis de porcelanato para o interior, Acquarica tuff para revestimento de fachadas, pedra Lecce para a lareira interna  e até mesmo o uso de pedra para o antigo telhado "pajara". Ela foi utilizada tanto para controle passivo, (filtros solares, vidro de baixa emissão, pérgolas, utilização de sombra natural das árvores) e técnicas de controle de ativos (painéis fotovoltaicos em zonas fora dos limites do telhado).

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Disposto em um único nível num lote de cerca de um hectare, o projeto é desenhado na imagem das edificações locais e respeita a vegetação existente. Na área de estar ao ar livre próximo da principal sala de estar, o verde é trazido à luz através de uma estrutura em madeira tratada com ácido que funciona como uma pérgola e apoia os ramos.

Planta Baixa
Planta Baixa

Uma ampla sala de estar de seis metros de comprimento para o sul cria um todo com a zona de jantar, cozinha e torna-se o ponto de encontro da família; cercado por quatro quartos com seus próprios vestíbulos e banheiros.

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Vidros grandes que enfrentam a área externa são concebidos como uma continuação natural do espaço "protegido", e concebidos como um lugar de relações com sofás e poltronas, sublinhar a relação constante entre espaços internos e externos.

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Separada da casa, uma antiga ruína independente foi transformada como uma casa de hóspedes equipada com uma área ao ar livre para relaxamento. O telhado plano, com acesso a partir de uma escada externa e posta de lado como um solário, leva ao miradouro panorâmico para observação do campo e do mar.

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera

Uma rede para um cochilo, cadeiras sob medida e mesas artesanais alternam-se com algumas peças desenhadas por Iosa Ghini cuidadosamente escolhidas para decorar os espaços internos, criando uma decoração essencialmente intencional, deixando a luz do dia e a natureza circundante como protagonistas absolutos do ambiente doméstico.

© Cosmo Laera
© Cosmo Laera
Cita: "Residência Eco-sustentável em Salento / Massimo Iosa Ghini" [Ecosustainable House In Salento / Massimo Iosa Ghini] 22 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779078/residencia-eco-sustentavel-em-salento-massimo-iosa-ghini> ISSN 0719-8906