Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott

Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 2 de 26Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 3 de 26Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 4 de 26Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 5 de 26Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Mais Imagens+ 21

  • Diretores De Projeto: Susan Rodriguez (Ennead Architects), Frank Lupo; Randy Antonia Lott.
  • Equipe De Projeto: Fabian Bedolla (arquiteto no local), Hiroko Nakatani (Ennead Lab).
  • Engenheiro Estrutural: Nat Oppenheimer (Silman)
  • Diretor Da Obra: 14+ Foundation, Inc. Joseph Mizzi (Sciame Construction), Fabian Bedolla (diretor da obra no local)
  • Cliente: 14+ Foundation, Inc., Nova York, NY
  • área Do Terreno: Aprox. 100 hectares
  • Cidade: Lusaka
  • País: Zâmbia
Mais informaçõesMenos informações
Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 3 de 26
Escola Infantil Chipakata

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Infantil Chipakata é uma nova escola primária na Zâmbia, África, sendo também a primeira inciativa da Fundação 14+, uma organização sem fins lucrativos com sede na cidade de Nova York, fundada em 2012. O desenho da nova escola formaliza a missão da Fundação para o desenvolvimento, construção e operação de escolas e orfanatos nas comunidades rurais africanas. O local, na Aldeia de Chipakata está à aproximadamente 100 km ao leste de Lusaka, a maior cidade de Zâmbia.

Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 7 de 26
Escola Infantil Chipakata
Esquema Solar
Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 14 de 26
Escola Infantil Chipakata

Situado em uma topografia nivelada com vistas as colinas ao leste e oeste, o projeto define um sentido de lugar e comunidade para o povoado. Localizando a escola dentro da Vila, reduziu-se drasticamente a distância das crianças até a escola, que estava à 7 km de distância. A Escola Infantil oferece uma educação integral primária para crianças de sete aldeia na comunidade de Chipakata e seus arredores. A primeira fase do projeto, que foi inaugurada em janeiro de 2015, inclui um edifício de salas de aula, o pavilhão para a comunidade, escritório administrativo e moradia dos docentes. Campos agrícolas próximos, dedicados ao cultivo de alimentos apoiam o funcionamento da escola e asseguram a sustentabilidade econômica a longo prazo do projeto. Residentes do povoado local participaram de todo o processo de desenvolvimento e construção. 

Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 19 de 26
Escola Infantil Chipakata
Corte
Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 15 de 26
Escola Infantil Chipakata

Remetendo à tipologias de planejamento regional de escolas, o desenho da estrutura da sala de aula transforma o modelo padrão para criar um novo paradigma. O desenho contempla dez espaços de ensino e aprendizagem em comparação com as quatro habitações que se encontram no protótipo típico. Isto faz com que o volume monolítico seja rompido, criando um espaço aberto para a atividade de colaboração entre as salas de aula. Além disso, a elevação da cobertura sobre a base de alvenaria permite um nível superior acessível por meio de escada, com espaços ai ar livre diretamente sobre casa uma das quatro salas de aula. Dialogando com o clima e condições solares locais, as janelas e aberturas zenitais estão configuradas de modo à maximizar a luz solar dentro das salas. As aberturas altas integram todas as salas como um beiral contínuo que serve para proteger os espaços em ambos níveis do ganho solar durante os meses de verão. Junto ao edifício de salas de aula, existe um espaço de encontro da comunidade - uma estrutura de forma triangular - proporcionando proteção contra as intempéries e criando um espaço flexível para comer e celebrar com a comunidade. 

Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 4 de 26
Escola Infantil Chipakata
Corte
Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 12 de 26
Escola Infantil Chipakata

A construção dos edifícios baseia-se em uma forma modular tanto nas unidades de alvenaria das salas de aula como na estrutura repetitiva da cobertura. Todos os materiais foram adquiridos localmente e montados no local. A qualidade da textura da construção de alvenaria unificada se expressa nas paredes que fecham as escadas em ambos extremos do edifício. 

Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott - Imagem 5 de 26
Escola Infantil Chipakata

Originalmente publicado em 22 Dezembro, 2015. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lusaka, Zâmbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Infantil Chipakata / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott" [Chipakata Children’s Academy / Susan Rodriguez + Frank Lupo + Randy Antonia Lott] 03 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779021/escola-infantil-chipakata-susan-rodriguez-plus-frank-lupo-plus-randy-antonia-lott> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.